Senador Roberto Rocha

Senador Roberto Rocha

Senador do Maranhão, do Nordeste e do Brasil. Pai, filho e avô.

All Episodes

Um Brasil 🇧🇷 com menos impostos e mais empregos é possível! É disso que vamos falar no Seminário Descomplica! Como reduzir a carga tributária e gerar novos postos de trabalho, através da Reforma Tributária.

Nov 29

30 sec

Um Brasil com menos impostos e mais empregos é possível! É sobre isso que nosso Senador Roberto Rocha, relator da Reforma Tributária, vai falar no Seminário DESCOMPLICA. Com a participação virtual da especialista Melina Rocha, direto da Universidade de York, no Canadá. DESCOMPLICA em Imperatriz! No dia 25 de novembro, 5ª-feira, às 6 da tarde, no auditório do SENAI. Vagas limitadas! Inscrições gratuitas pelo site: robertorocha.com.br/descomplica PARTICIPE!

Nov 22

31 sec

Episódio: O senador Roberto Rocha afirma que PEC 110/2019 vai ajudar a baratear o preço de itens da cesta básica. “Não podemos perder essa janela de oportunidade. Talvez seja a última dessa geração”, disse.

Oct 13

6 min 56 sec

Episódio: Apresentação do relatório da Reforma Tributária.

Oct 8

9 min 52 sec

Senador Roberto Rocha, relator da Reforma Tributária, detalha como a sua proposta simplifica os impostos para todos os entes federados e anuncia que a carga tributária poderá diminuir com o aumento da base de consumo.

Oct 7

1 min 54 sec

Episódio: Ações do senador em Caxias e em toda região dos Cocais do Maranhão. Ouça.

Sep 24

8 min 57 sec

Episódio: Saneamento Básico no Maranhão. Senador Roberto Rocha analisa a falta de saneamento básico no Maranhão e as consequências que isso traz para a saúde população. O parlamentar foi o único senador do Estado que votou SIM pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Ele também fala das obras de revitalização da Lagoa da Jansen e da necessidade de mais aterros sanitários pelo Maranhão.

Sep 21

5 min 52 sec

Ao conceder entrevista para Rádio Nova FM, de São Luís, o senador Roberto Rocha detalhou como a Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA) pode contribuir para a transformação econômica do estado. A vitória é de todos os maranhenses!

Jul 8

27 min 46 sec

Senador Roberto Rocha conta os detalhes da visita presidencial de Jair Bolsonaro ao município de Açailândia.

May 24

20 min 20 sec

Senador Roberto Rocha participa de entrevista na Rádio Rio Taquara, de Santa Filomena (PI), para falar sobre a inauguração da ponte estaiada sobre o Rio Parnaíba, ligando os munícios de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena. O parlamentar também falou das condições das rodovias.

May 24

24 min 53 sec

Em live, o Senador Roberto Rocha recebeu, nesta terça-feira (6), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para sanar dúvidas sobre o novo Auxílio Emergencial.

Apr 13

37 min 20 sec

Você está satisfeito com os aeroportos de São Luís e de Imperatriz? No programa Alô Senador, eu tenho novidades sobre a modernização dos nossos aeroportos.

Mar 9

1 min 30 sec

Senador Roberto Rocha foi o convidado para participar de uma entrevista na Rádio Cidade Esperança de Imperatriz. O parlamentar fez um panorama da política nacional e das ações do seu mandato pelo Maranhão.

Feb 23

31 min

Em entrevista a Rádio Bandeirantes, o senador Roberto Rocha falou sobre os caminhos da Reforma Tributária, preço dos combustíveis, ICMS no Maranhão, auxílio emergencial, dentre outros assuntos.

Feb 23

20 min 3 sec

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou um convite para o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes explicar o limite das opiniões de parlamentares que não configure crime. Foi por uma determinação de Moraes que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) acabou preso após publicar ameaças a ministros do STF e em defesa do AI-5. O senador Álvaro Dias (Podemos-PR), no entanto, considera que o pedido para o comparecimento do ministro ao Senado pode se caracterizar uma ingerência no Judiciário.

Feb 19

2 min 13 sec

Presidente Bolsonaro, senador Roberto Rocha e ministros entregam títulos de propriedade rurais a famílias maranhenses que aguardavam essa emissão desde a década de 1980.

Feb 11

9 min 49 sec

Na quinta edição do programa Alô Senador, o senador Roberto Rocha, traz uma síntese do plano de negócios e capacitação voltado para tornar realidade a Base de Lançamento de Alcântara. Objetivo é também promover parcerias com institutos educacionais dos EUA para permitir que estudantes maranhenses sejam capacitados para ingressar no mercado de trabalho aeroespacial.

Feb 9

1 min 29 sec

O Jornal da CBN conversou com o senador Roberto Rocha, do PSDB, presidente da comissão mista da Reforma Tributária. Segundo ele, esta comissão mista busca, pela negociação, alcançar a convergência política. A expectativa é apresentar relatório da comissão até o final do mês. ‘Deve ser apresentado até o dia 23, depois uma semana de vistas coletivas e depois vai a votação na comissão até 4 de março.’ Após isso, o projeto começa a tramitar em uma das casas legislativas, provavelmente, primeiro, pelo Senado.

Feb 8

18 min 45 sec

Em entrevista ocorrida na terça-feira, 17/07, o senador Roberto Rocha falou de recursos da ordem de 6 bilhões de reais que vieram do Governo Federal para o Maranhão, prestou contas de sua atuação parlamentar durante a pandemia e anunciou importantes obras estruturantes para Açailândia e região.

Jul 2020

1 hr 11 min

Em entrevista à Radio Cultura FM, de Paço do Lumiar, nesta quarta-feira, 01, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), destacou que até o dia 30 de junho, o Maranhão já teve, repassados pelo governo federal, mais de 1 bilhão em recursos. De acordo com o senador maranhense, em um ano e meio, o Governo Bolsonaro já repassou, em transferências voluntárias, mais do que todos os anos do governo do PT juntos. O parlamentar ainda fez questão de esclarecer que os repasses sobre os quais se refere são de recursos para órgãos do estado do Maranhão, sejam do governo estadual, prefeituras, entidades privadas e hospitais filantrópicos. Único senador maranhense aliado do Governo Bolsonaro, Roberto Rocha destacou que nunca na história do Maranhão, tantos recursos federais contemplaram o estado em tão pouco tempo. E atribui o fato, em maioria dos casos, ao livre diálogo e circulação que cultiva, tanto nos ministérios, quanto com o atual presidente. Entre outros repasses citados, o senador ressaltou recursos destinados às Santas Casas e hospitais filantrópicos do Maranhão, que somam mais de 17 milhões, frutos de Projeto de Lei de iniciativa do PSDB no senado, do qual o parlamentar é líder. Acompanhe a entrevista.

Jul 2020

2 min 55 sec

O Congresso Nacional analisa medida provisória (MP 973/2020) que desobriga, durante a pandemia de covid-19, empresas instaladas em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) de cumprirem percentual de pelo menos 80% da receita bruta oriunda de exportações. Para o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a medida estimula a competitividade da indústria nacional.

Jun 2020

2 min 35 sec

MP que flexibiliza regras para ZPEs vai estimular a competitividade no país, diz Roberto Rocha O Congresso Nacional analisa medida provisória (MP 973/2020) que desobriga, durante a pandemia de covid-19, empresas instaladas em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) de cumprirem percentual de pelo menos 80% da receita bruta oriunda de exportações. Para o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a medida estimula a competitividade da indústria nacional. “A eficiência passa a ser o principal critério da competição. Quem for mais eficiente, em relação ao resto do mundo, conseguirá se estabelecer. No mercado doméstico os produtos originários das ZPE’s serão tributados tal como os similares produzidos pela indústria nacional fora das ZPE’s" , informou o senador. Acompanhe mais detalhes com o áudio da Agência Senado.

Jun 2020

2 min 35 sec

Em entrevista à Rádio Guanaré FM, de Caxias, o Prefeito Fábio Gentil agradeceu ao Senador Roberto Rocha pelo Empenho do Parlamentar para a aquisição de 20 Leitos De UTI’s do Governo Federal destinados ao Combate à pandemia. Os leitos vão atender Caxias e mais de dez municípios do entorno. Em resposta ao agradecimento do prefeito, o Senador Roberto Rocha, que está em Isolamento, em Brasília, por telefone anunciou mais ações para o município. Informou que nos próximos dias a prefeitura de Caxias deverá receber recursos para colocar em funcionamento um Hospital de Campanha que está sendo montado no municipio, e mais 8 milhões para custeio da saúde pública caxiense.

May 2020

2 min 23 sec

A Aneel proibiu o corte de energia de quem não conseguir pagar a conta de luz durante o período da pandemia do coronavírus. O fornecimento de energia será garantido a todas as residências e aos serviços considerados essenciais por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) considera a medida importante e defende a isenção do pagamento para os consumidores mais pobres neste período em que as pessoas não podem trabalhar.

Mar 2020

1 min 35 sec

Relator da proposta, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) comemorou a aprovação e acredita que a decisão dos parlamentares vai garantir melhorias na vida da população, sobretudo das pessoas que vivem no estado maranhense. “Vai gerar um impacto econômico extraordinário em Alcântara, na baixada maranhense, assim como em todo o estado. Esse impacto vai ser no Brasil e mundo afora. Estamos falando de investimento bilionário da indústria aeroespacial, da Nasa, no Maranhão”, afirmou o senador maranhense.

Nov 2019

3 min 10 sec

Roberto Rocha comenta das ações para o Maranhão sair do limbo em direção ao crescimento econômico.

Nov 2019

3 min 28 sec

Senador Roberto Rocha (PSDB-MA) defende a redução de 15 para cinco anos o IPVA para carros e motos e quer 100% do valor arrecadado para os municípios.

Nov 2019

1 min 15 sec

IPI, PIS-Pasep, Cofins, IOF e salário-educação deverão constituir um único imposto federal. E o ICMS e o ISS serão reunidos em outro tributo. Essa é a principal inovação do relatório sobre proposta de reforma tributária (PEC 110/2019) apresentado nesta quarta-feira (18) à Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). Segundo o relator, Roberto Rocha (PSDB-MA), a nova configuração impedirá a cobrança de imposto sobre imposto e terá um prazo de dez anos para produzir totalmente os efeitos esperados.

Nov 2019

1 min 33 sec

O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, antecipou que a indicação de Antonio Aras para a Procuradoria-Geral da União não terá prioridade. Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), criticou a escolha fora da lista tríplice, que era respeitada desde 2003. Mas, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) declarou que Jair Bolsonaro tem a prerrogativa de nomear quem ele quiser.

Nov 2019

2 min 2 sec

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) debateu nesta quinta-feira (5) uma proposta que reformula o sistema tributário brasileiro (PEC 110/2019). Os debatedores defenderam um novo modelo de cobrança eletrônica para simplificar o sistema. A audiência pública reuniu representantes da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Nov 2019

1 min 52 sec

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) disse que vai apresentar até o dia 15 de setembro o relatório da reforma tributária (PEC 110/2019) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). Entre os destaques, está a unificação de nove impostos para a criação do Imposto sobre Valor Agregado. Ele explicou que a reforma tributária deverá reduzir a taxação sobre o consumo e aumentar sobre a renda, a exemplo de salários e bens. Também está prevista a desoneração da folha de pagamento.

Nov 2019

2 min 35 sec

Mais recursos para projetos de desenvolvimento regional e a revitalização da bacia do rio São Francisco foram defendidos por senadores, entre eles Roberto Rocha (PSDB-MA) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), na sessão especial que comemorou os 45 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Nov 2019

2 min 44 sec

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) promoveu nesta terça-feira (27) o segundo debate sobre a Reforma Tributária. O relator da PEC 110/2019, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse que pretende simplificar o sistema de arrecadação, que considera um “manicômio tributário”. Foram ouvidos representantes das Confederações Nacionais da Indústria (CNI), do Comércio (CNC) e da Agricultura e Pecuária (CNA), além do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal Filho.

Nov 2019

2 min 25 sec

A regulamentação dos esportes eletrônicos ou Esports foi aprovada na Comissão de Educação. O projeto (PLS 383/2017), de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), caracteriza como esportes eletrônicos as competições envolvendo jogos digitais.

Nov 2019

2 min 6 sec

Após um acordo entre as lideranças partidárias, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou para a sessão deliberativa desta quinta-feira (6) a votação do Marco Regulatório do Saneamento Básico, que vai permitir a privatização do setor (PL 3.261/2019). A proposta foi apresentada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que foi o relator da Medida Provisória 868/2018, que não foi votada pelo Congresso e perdeu a validade esta semana. O relator do PL, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), argumenta que na falta de investimentos públicos, restará à iniciativa privada bancar as obras de saneamento básico. Para o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), existem algumas dúvidas quanto ao processo de privatização, a exemplo da permissão para que as concessionárias públicas estaduais que hoje operam os serviços entrem nas concessões.

Nov 2019

1 min 38 sec

A Comissão de Infraestrutura aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de lei (PL 3.261/2019) que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico. O texto é praticamente o mesmo da Medida Provisória 868 (MP 868/2018), que perdeu validade na segunda-feira (3). Entre as medidas, a proposta estabelece que a Agência Nacional de Águas (ANA) será responsável por regular os serviços de saneamento básico, que poderão ser oferecidos por meio de concessão. De autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o projeto seguiu para o Plenário em caráter de urgência.

Nov 2019

2 min 23 sec

A cidade de São Luís, capital do Maranhão, está prestes de conquistar o título de Capital Nacional do Bumba Meu Boi. Proposta (PLC 3/2018) com esse objetivo foi aprovada pelo Plenário do Senado e segue para sanção da Presidência da República. Para o relator da proposta, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a importância da comemoração, que conta com o título de patrimônio cultural do Brasil, justifica a iniciativa.

Nov 2019

1 min 13 sec

O grupo parlamentar Brasil-China foi reinstalado no Senado. Durante a reunião para a posse da diretoria, que conta com sete senadores, foram ressaltadas as trocas de experiências e o desenvolvimento dos dois países. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) será o presidente do grupo.

Nov 2019

2 min 17 sec

Aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (22), a medida provisória (MP) 863/2018 abre totalmente o setor aéreo ao capital estrangeiro. Até então, empresas de outros países poderiam ser donas de até 20% das ações. O relator, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), incluiu na MP o despacho gratuito de malas de até 23 quilos. E avisou que o Congresso Nacional poderá derrubar um eventual veto à franquia de bagagens. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), explicou que a obrigação das empresas de operar 5% da malha em voos regionais será retomada em um decreto.

Nov 2019

2 min 10 sec

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou audiência para discutir o projeto que altera os limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PLS 465/2018). O autor, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), defende a exclusão de algumas comunidades da unidade de conservação para facilitar a implementação de serviços básicos como escolas e postos de saúde. Para o responsável pelo estudo do novo perímetro do parque, Benedito Souza, é preciso que a nova demarcação seja feita com cautela para não estimular a especulação imobiliária.

Nov 2019

1 min 46 sec

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou o projeto de lei que garante a gratuidade do despacho de um carrinho de bebê ou bebê conforto sem que sejam considerados como itens de bagagem em viagens de avião (PLC 31/2017). O relator, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou que a maioria das companhias aéreas não cobra pelo serviço. Mas ponderou que em tempos de taxas para marcação de assentos e despacho de malas o projeto é necessário para transformar em lei o que é considerado uma cortesia. O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Nov 2019

1 min 26 sec

A Comissão Mista da Medida Provisória 863/2018 aprovou o relatório do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que amplia de 20% para 100% a entrada de capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais. Ele também incluiu no projeto a gratuidade do despacho de uma mala de 23 kg em viagens nacionais e a reserva de 5% dos voos para a aviação regional. Defensor de uma abertura gradual de capital, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) espera, assim como o relator, que a entrada de empresas estrangeiras na aviação civil represente aumento das rotas e redução no valor dos preços das passagens.

Nov 2019

1 min 51 sec

Aprovado por unanimidade no Plenário, o projeto (PLS 260/2017) do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) estabelece que quem consome até 50 kilowatts-hora por mês terá um desconto de 70% na conta de luz; entre 51 e 150 kilowatts, o benefício será de 50%; entre 151 e 250, o abatimento será de 20%. Roberto Rocha afirmou que a atualização das faixas e do consumo da tarifa social será custeada pela Conta de Desenvolvimento Energético. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Nov 2019

1 min 40 sec

A Medida Provisória 863/2018 amplia de 20% para 100% a entrada de capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais. O relator, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou que essa abertura vai aumentar as rotas e as cidades atendidas, e ainda reduzir o preço das passagens. Ele explicou, no entanto, que os investidores estrangeiros terão que abrir subsidiárias no Brasil e contratar tripulação brasileira.

Nov 2019

1 min 59 sec

A Medida Provisória (MP 858/2018) extingue a empresa binacional Alcântara Cyclone Space, criada para explorar comercialmente o lançamento de satélites, mas que nunca efetuou, de fato, nenhum lançamento. A empresa era fruto de um acordo feito entre os governos do Brasil e da Ucrânia, em 2003. O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) se posicionou a favor da medida provisória - e da extinção da empresa. Ele lembra que este mês, o governo federal assinou um novo acordo, com os Estados Unidos, para uso da base de Alcântara. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) é o presidente da comissão mista que analisa a MP, que tramita em regime de urgência e tranca a pauta de votações da Casa onde estiver em discussão. Saiba mais na reportagem de Maria Ferreira, da Rádio Senado. Fonte: Agência Senado

Nov 2019

2 min 9 sec

O relator da reforma tributária, Roberto Rocha (PSDB-MA), disse que as mudanças vão inserir a legislação que trata de impostos no mundo digital. Ele lembrou que as relações entre o fisco e os contribuintes são regidas por regras arcaicas e que isso é um entrave ao desenvolvimento do país.

Sep 2019

9 min 29 sec

Durante a segunda audiência pública ocorrida na última terça-feira,27, em Brasília, o senador Roberto Rocha defendeu o ajuste do sistema tributário brasileiro, que segundo ele, somado a reforma da Previdência, poderá atrair muito investimentos internacionais que necessitam de segurança jurídica. Outro tema debatido, além da possibilidade de investimentos de outros países, foi a transparência. De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, o consumidor precisa estar mais a par dos tributos que paga. Metade da carga tributaria no Brasil e tributação sobre consumo, o que faz com que a população pague mais tributos.

Aug 2019

2 min 25 sec

Em Entrevista ao Programa Ponto Final, na Mirante, AM , nesta segunda (11), o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) falou, entre outros temas, sobre economia, Reforma da Previdência e a Corregedoria do Senado. Líder do PSDB no senado, o parlamentar maranhense foi forte articulador para a eleição do senador Davi Alcolumbre ( DEM - AP) à presidência do senado. Roberto Rocha também está à frente da Corregedoria do Senado e conduz as investigações acerca do processo eleitoral ocorrido no dia 02 de fevereiro. “ Foi uma eleição muito acirrada e cheia de polêmicas, com cenas lamentáveis que deixaram o senado ruim perante a opinião pública e que a população cobra uma resposta”, analisou o senador, que afirmou, está com todas as imagens da votação: “ As imagens já se encontram conosco em HD, são muitas horas de imagens. E a equipe do meu gabinete se debruçou no final de semana pra ver. Após checar essas imagens, voto a voto, nós vamos pegar o testemunho daqueles que participaram da mesa, sejam senadores ou servidores, para esclarecimento do caso. Penso que nós teremos que fazer uma investigação mais profunda em um ou dois votos”, informou. Questionado sobre o posicionamento do seu partido diante do Governo Bolsonaro, Rocha afirmou com tranquilidade que não haverá dificuldades, considerando que a agenda prioritária da bancada tucana, no momento, é a mesma do atual governo: “ Temos uma agenda prioritária que é a agenda econômica. Precisamos destravar a economia, fazer o país retomar o crescimento econômico. Não há possibilidade de gerar emprego se a economia não crescer. Emprego é a maior obra social. Na medida em que você promove o desenvolvimento econômico, você, claro, gera emprego”, constatou o parlamentar. O senador maranhense aponta, ainda, como mudança fundamental para a economia do País, as reformas que virão. No caso, a tributária e a da Previdência. “ Na hora em que o Brasil, ainda no primeiro semestre, se for possível, aprovar a Reforma da Previdência, esse país cresce mais ou menos o que vai crescer o mundo, em 2019: 3,5%. Isso significa que a arrecadação tributária cresce 10%, porque pra cada 1% de crescimento do PIB, cresce 3% a arrecadação tributária. Nós precisamos disso. Nós brasileiros. Ninguém vai conseguir governar nada, daqui a mais quatro anos, se as reformas não forem feitas. Todo o dinheiro do Brasil vai ser pra pagar a previdência. E não haverá mais dinheiro sequer pra pagar folhas de funcionários”, concluiu.

Feb 2019

45 min 47 sec

Na avaliação do senador, a intenção do governador Flávio Dino é indispor a bancada federal do Estado com os prefeitos e que Dino erra ao querer determinar o destino das emendas parlamentares.

Oct 2017

9 min 58 sec

Foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (10), o relatório do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que indica Christian de Castro Oliveira para o cargo de diretor da Agência Nacional de Cinema. Durante a sabatina, os senadores destacaram a importância econômica e cultural da indústria audiovisual e defenderam uma maior produção de filmes e séries fora do eixo Rio-São Paulo.

Oct 2017

2 min 22 sec