Economia em 5 minutos por banco BV

banco BV

Acompanhe semanalmente a análise do nosso time de economia sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e como eles podem afetar o nosso dia a dia.

Entre os participantes, contamos com o nosso economista-chefe Roberto Padovani. Ele faz parte do nosso time a mais de 9 anos, é colunista da Agência Estado,

All Episodes

Piora da pandemia e nova variante preocupam e trazem mais incertezas para o mercado. Caso a economia enfrente novas limitações, a pressão política por mais gastos deve aumentar.

Dec 1

5 min 24 sec

A taxa de câmbio tem sido uma variável difícil para as projeções durante a pandemia, pois sofreu grande pressão com a oscilação na moeda brasileira. Para 2022, é previsto um debate sobre alta de juros nos EUA, o que irá fortalecer o dólar globalmente e fará com que a moeda brasileira provavelmente sofra.

Nov 24

5 min 23 sec

O país agora vive o temor de uma estagflação e, mesmo com o avanço da vacinação e os ventos favoráveis do ambiente global, a disparada da inflação e os problemas na cadeia produtiva prejudicam o crescimento. Assim, a economia deve crescer pouco e ter inflação acima da meta.

Nov 17

5 min 16 sec

Com o IBGE divulgando o IPCA de outubro, a preocupação com a inflação aumenta, já que veio mais alta do que o previsto, com níveis mais elevados que em 17 anos. Os números contaminam as previsões para 2022 e geram um ambiente de muita incerteza. Apesar disso, os números para os próximos anos devem ser menores de acordo com os especialistas.

Nov 12

6 min 3 sec

Com a divulgação de alguns dados, os números da inflação chamaram atenção. Os especialistas já enxergavam essa subida, mas a pressão no dólar, o preço de matérias-primas em alta e a seca no Brasil têm acentuado o percentual. No entanto, há uma previsão de que em 2022 o cenário estará mais estável e com números positivos.

Nov 4

5 min 25 sec

O teto de gastos foi uma importante inovação em 2016 com o reajuste das despesas. Trouxe previsibilidade em relação ao gasto público e reconquistou a confiança dos investidores. Com a pandemia, houve a criação do escape “Extra Teto” para encaixar um volume maior de despesas para 2022. Se as mudanças das regras fiscais forem confirmadas, trarão mudanças permanentes sobre as projeções econômicas.

Oct 27

5 min 34 sec

O cenário de chuvas está muito fraco, principalmente no sudeste e centro-oeste, tendo um ano abaixo da média histórica. Isso levanta um medo do que foi vivido em 2001, com apagões frequentes e intensos. Com as últimas sinalizações, a chuva pode chegar e estabilizar os reservatórios, mas ainda há impactos que preocupam a economia brasileira.

Oct 20

5 min 4 sec

A retomada global trouxe um aumento na demanda e nos preços de todas as fontes energéticas, como petróleo e gás natural, o que gera uma reação dos Banco Centrais e afeta a inflação no mundo, que já vem sendo atingida por outros choques.

Oct 13

5 min 27 sec

Com o índice de preço ao consumidor chegando na casa dos 2 dígitos, a situação começa a ser preocupante. Alguns fatores são principais para isso estar acontecendo, que são a alta do dólar, o preço das matérias-primas, o desequilíbrio nos setores e as questões climáticas brasileiras.

Oct 6

5 min 37 sec

Com a pandemia perdendo força, chega o momento do Banco Central americano pensar na retirada de estímulos, o que traz uma certa preocupação para os mercados, principalmente em relação a juros e o impacto que isso pode gerar nas economias.

Sep 29

5 min 31 sec

Como a economia brasileira depende muito do ambiente global, surge uma preocupação com a acomodação do crescimento pós pandemia, a retirada de estímulos do Banco Central norte-americano e os problemas enfrentados pelo mercado imobiliário chinês, que podem influenciar o crescimento econômico como um todo.

Sep 22

5 min 35 sec

A expectativa da taxa básica de juros do Banco Central está cada vez mais alta, principalmente em função dos choques no câmbio, crise hídrica, alimentos e energia. Isso pode contaminar o próximo ano, que já vai ser agitado pela alta de juros nos EUA, processo eleitoral no Brasil e alta na volatilidade dos mercados.

Sep 15

5 min 37 sec

As manifestações do dia 7 de setembro escancararam que o cenário político brasileiro está passando por uma grande turbulência. Isso afeta o desempenho no mercado, que tem caído e mostrado números não muito bons, e traz um cenário de incerteza para os investidores nos próximos meses.

Sep 8

5 min 16 sec

Mesmo com um cenário positivo da recuperação econômica, arrecadação com bons números e despesas e gestão fiscal controladas, ainda há uma grande preocupação no mercado, já que a aposta é sempre que o governo pode se tornar populista e abandonar regras fiscais.

Sep 1

5 min 14 sec

Apesar do quadro econômico seguir positivo e a vacinação caminhar bem, a agenda para os próximos 12 meses ainda é incerta e preocupante. Crise hídrica, juros e eleições podem ser fatores decisivos. No curto prazo, a variante Delta cresce e, embora seja um risco, no Brasil ainda não é uma preocupação concreta.

Aug 25

5 min 31 sec

Mesmo com ruídos políticos, o Brasil tem apresentado uma boa retomada econômica. Os setores de exportação e agricultura vão bem, o desempenho das contas externas também. O choque da inflação, apesar de ser um dos maiores desde 94, não tira a confiança da capacidade do governo. Porém, a leitura de mercado segue ruim, principalmente por conta das expectativas para o futuro.

Aug 18

5 min 15 sec

O cenário econômico brasileiro passa por 2 momentos ao mesmo tempo, sendo um deles positivo, com crescimento, números melhores que o esperado e avanço na vacinação, que permite a abertura de novos serviços. No entanto, também há uma volatilidade no mercado, que vem principalmente dos juros nos Estados Unidos e da instabilidade internacional.

Aug 11

5 min 25 sec

Com os juros em alta, a pressão sobre o Banco Central continua. Os choques no dólar, nas matérias-primas e a crise hídrica são alguns dos motivos para essa subida, juntamente com tensões políticas e a insegurança fiscal, que tem gerado volatilidade no mercado.

Aug 4

5 min 31 sec

Com a divulgação de alguns dados, os números da inflação chamaram atenção. Os especialistas já enxergavam essa subida, mas a pressão no dólar, o preço de matérias-primas em alta e a seca no Brasil têm acentuado o percentual. No entanto, há uma previsão de que em 2022 o cenário estará mais estável e com números positivos.

Jul 28

5 min 47 sec

O primeiro trimestre do ano não foi animador, mas o segundo trouxe uma euforia e retomada da economia que impulsionou novamente os mercados. Agora, para os trimestres seguintes, alguns pontos devem ser observados, como a instabilidade no mercado, a crise hídrica brasileira, os juros internacionais e as eleições presidenciais, para buscar bons resultados nos próximos meses.

Jul 21

5 min 30 sec

Novo relatório apresenta a reforma, com mudanças em diversos tópicos para tentar diminuir a resistência que surgiu na versão original do projeto. Após o período de recesso, espera-se que ocorra um avanço maior e ela seja aprovada até o fim do ano.

Jul 14

5 min 9 sec

Os preços não param de subir e a preocupação é grande, principalmente com a inflação. Com o consumo voltando, o barril de petróleo retornou ao preço comum. Os mercados crescendo novamente, houve a necessidade de aumentar a produção, que acabou sendo adiada, gerando altas e impactos nas economias.

Jul 7

5 min 25 sec

O governo apresentou mudanças na reforma, como a redução do Imposto de Renda para pessoas físicas e empresas, compensadas pela tributação de lucros e dividendos e fim de isenções de alguns produtos financeiros. Alguns outros temas foram abandonados e é provável que agora ocorra um avanço maior.

Jun 30

5 min 20 sec

Nos últimos dias, os Bancos Centrais do Brasil e EUA se reuniram e indicaram preocupação com a inflação. Lá fora, os sinais são de que os juros podem subir antes do esperado e que os estímulos para a economia podem ser reduzidos em breve. Por aqui, a rápida reabertura da economia gera preocupações de que a inflação não seja apenas temporária e fez o Banco Central apontar para a possibilidade de um ajuste mais rápido nos juros.

Jun 23

5 min 23 sec

O mercado tem oscilado entre extremos, e agora vive uma euforia com o crescimento econômico. No entanto, com a retirada de estímulos, a normalização dos juros e a economia voltando a crescer como antes da pandemia, o cenário pode acabar mudando novamente.

Jun 16

5 min 34 sec

Com a retomada econômica rápida que já está acontecendo, há uma certa pressão nos preços e uma demanda global por matérias-primas que impacta na inflação. Além disso, os problemas climáticos, a alta do dólar e a segunda onda geraram muitos problemas. O que resta saber é: como o banco central vai reagir diante desse cenário?

Jun 9

5 min 25 sec

O resultado do PIB surpreendeu as expectativas com 1,2% de crescimento comparado ao último trimestre. Isso reforça o otimismo do mercado com um crescimento acima de 4%. Mas é necessário um pouco de cautela em função dos riscos à atividade no segundo semestre.

Jun 2

5 min 24 sec

A taxa de juros e o movimento global do dólar são alguns dos fatores que influenciam o câmbio. Em uma análise dos últimos 12 meses, notou-se que a moeda brasileira está fora do lugar em relação a outros países emergentes. Qual o motivo disso?

May 26

5 min 29 sec

Mesmo não estando nos temas das agendas econômicas atuais, as eleições presidenciais de 2022 serão um tema muito comentado nos próximos meses. A disputa deve ser acirrada, com um resultado imprevisível e que vai trazer um cenário de volatilidade para os mercados. Como consequência, o próximo mandato presidencial deve ter como característica uma maior fragilidade política, com reformas caminhando de forma incremental.

May 20

5 min 31 sec

A forte retomada da economia global tem sido acompanhada pela volta da inflação. De um lado, há investidores preocupados com uma aceleração ainda mais expressiva dos preços. De outro, os banqueiros centrais acreditam que o desemprego elevado faz com que a preocupação com a inflação seja temporária. Esta mesma discussão está presente no Brasil.

May 12

5 min 33 sec

O primeiro trimestre chega ao fim e o olhar para as perspectivas da metade do ano ganha foco. Em relação à vacina, existe um avanço e uma boa perspectiva comparado à experiência internacional. A combinação da vacinação, crescimento global e juros reais baixos são fatores que estimulam a retomada.

May 5

5 min 28 sec

Com a aproximação do segundo semestre, o olhar para 2022 já começa a crescer. Embora os próximos meses possam representar um alívio, o ano que vem deve vir acompanhado das dificuldades relacionadas ao período eleitoral no Brasil e à alta dos juros americanos. Esse cenário mais desafiador pode pressionar o câmbio, a inflação e exigir uma mudança de estratégia do Banco Central.

Apr 28

5 min 41 sec

Mesmo com previsões negativas geradas no fim do ano, os resultados do primeiro trimestre surpreenderam e mostraram que a economia brasileira manteve um bom ritmo de crescimento, sem quedas significativas e com um menor pessimismo para o segundo trimestre.

Apr 22

5 min 33 sec

O Orçamento de 2021 tem gerado muitas incertezas, já que a segunda onda da pandemia atingiu o Brasil, aumentando a demanda por gastos públicos. No entanto, a proposta de orçamento levou despesas obrigatórias muito baixas e despesas discricionárias acima do esperado, o que causa instabilidade e fragilidade no cenário brasileiro.

Apr 14

5 min 14 sec

Com o atraso na distribuição e no calendário de vacinação, as metas projetadas se tornam cada vez mais distantes e a pandemia alcança graus ainda piores. Esse quadro só tende a apresentar melhoras em maio, o que atrapalha a abertura econômica e gera o crescimento do desemprego e das tensões sociais, com taxas elevadas em meio às incertezas.

Apr 7

4 min 56 sec

Qual a saída da crise?

Mar 31

5 min 35 sec

A Estratégia do BC

Mar 24

5 min 43 sec

Cenários para a vacinação

Mar 17

5 min 25 sec

Crise de confiança

Mar 10

5 min 23 sec

Tempestade perfeita

Mar 3

5 min 28 sec

Estamos vendo uma guinada populista na política econômica?

Feb 24

5 min 24 sec

Alta de juros em março?

Feb 10

5 min 21 sec

Criamos emprego durante a pandemia?

Feb 3

5 min 14 sec

Juros podem subir em breve

Jan 27

5 min 18 sec

Por que a volta da inflação no mundo importa?

Jan 20

5 min 20 sec

Como está o câmbio no país?

Jan 13

5 min 8 sec

Chegamos em 2021

Jan 6

5 min 13 sec

Perspectivas para 2021

Dec 2020

4 min 22 sec

O Real e o ingresso de capitais

Dec 2020

4 min 48 sec

Nossa avaliação das eleições municipais

Dec 2020

5 min