Rádio Cachola

Escola Nômade para Mentes Criativas

Criatividade, Comportamento e Cultura | Só o que interessa

All Episodes

https://youtu.be/2h8Bp-gkCAc Há mais ou menos 3000 anos, os Sumérios criaram o primeiro alfabeto, chamado de cuneiforme, e desde então o mundo mudou. Criado inicialmente para fins contábeis, facilitando o registro de bens, cálculos e transações comerciais, teve um importante efeito colateral: o conhecimento e a cultura que até então eram transmitidos oralmente em volta de fogueiras, passaram a ser registrados em tabuletas de barro e a partir daí, as histórias puderam ocupar ainda mais espaço em nosso imaginário, podendo ser compartilhadas por mais pessoas e por muito mais tempo. A leitura amplia nossa percepção do mundo, diminui nossos preconceitos e nos arremessa para fora do nosso dia-a-dia, muitas vezes penoso e desgastante. Viajamos sem sair do lugar. Nossa imaginação é estimulada e mais neurônios são acionados. Já está provado cientificamente que histórias podem alterar nossa estrutura mental e promover um maior desenvolvimento de nossas capacidades cognitivas. Apesar de todas estas virtudes, a leitura não é unanimidade entre os seres humanos. Muitos de nós passamos uma vida inteira tendo lido apenas alguns poucos livros. Qual a razão disso? Falta de estímulo? Falta de curiosidade? Falta de experiências bem-sucedidas? Esse é o tema de hoje do Rádio Cachola. Em breve, uma degustação deste episódio Pra você, pessoas que não gostam de ler, em geral...a) Não gostam porque não são curiosas o suficienteb) Não gostam porque tiveram pouco estímulo na infânciac) Não têm tempod) Acreditam que uma imagem vale mais que 1000 palavrase) Não respondem a enquetes porque são feitas por escritoVoteVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá!

May 13

1 hr 13 min

https://youtu.be/9r-A7eoGDJ4 Os ditados e as frases feitas têm como característica o fato de serem metáforas que, por representarem uma crença sólida da sociedade, são bem sucedidas e longevas. Mas existem exceções: a expressão “a mentira tem perna curta” não caiu na boca do povo por se enquadrar na categoria “verdades incontestáveis”. Ao contrário, é uma tremenda forçação de barra. É muito parecida em propósito com “Deus castiga”, ou seja, é mais uma ameaça que uma constatação de fatos concretos e comprováveis cientificamente. A despeito de serem sustentadas na maioria das vezes por uma boa intenção, as duas podem ser consideradas mentiras infames. Tentam evitar que aqueles com caráter suscetível aos pecados em geral iniciem sua jornada pela cascata e desestimular aqueles que já fazem da inverdade o seu modo de vida. Porque se pensarmos com atenção, a mentira não só tem pernas longuíssimas como possui uma resistência à corrida digna de maratonistas etíopes. Hoje o Rádio Cachola revelar toda a verdade sobre dos campeões olímpicos da mentira: os mentirosos patológicos. Juro pelo que há de mais sagrado. Em breve, uma degustação deste episódio Pra você, pessoas que mentem compulsivamente, em geral...a) Têm problemas de autoestimab) Têm caráter duvidosoc) Só estão se protegendod) São mais espertos que os outrose) Assistem Rádio Cachola demaisSó clique se você jurar que é mesmo a sua opiniãoVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá!

May 6

1 hr 10 min

https://youtu.be/V4zHSyX1Xo0 A maioria das pessoas não entende ou não capta ironia. Bom pra elas. São mais felizes assim. Não perdem tempo com bobagens. Têm uma postura mais positiva da vida. São mais práticas e objetivas. Ou seja, são mais inteligentes. A pessoa que não faz ginástica mental para compreender afirmações irônicas, na verdade está economizando energia cerebral para utilizá-la em coisas mais relevantes do que a metafísica quântica. As questões da vida real são muito mais importantes. Esse papo de tentar captar sutilezas e segundas intenções em tudo é coisa de quem não tem mais nada o que fazer. Não deve ter boleto para pagar no fim do mês. E tem mais: o irônico é, antes de tudo, um covarde. Ao invés de dizer as coisas na lata, olhos nos olhos, expressar objetivamente o que está pensando, prefere o uso de artimanhas e escaramuças. Não tem coragem de emitir uma opinião clara e objetiva com medo das consequências. Por que dizer uma coisa se você quer dizer o contrário? Diga logo o que você quer! E por que criticar? Por que fazer graça de tudo? Eu não entendo. Assista este episódio na íntegra Pra você, pessoas que não entendem ironia, em geral...a) São limitadasb) São ingênuasc) Não têm senso de humord) Não estão perdendo nadae) Essa pergunta é séria ou só uma ironia?Não precisa clicar. É só usar a força da imaginaçãoVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá!

Apr 22

1 hr 8 min

https://youtu.be/iwyr81W3o2U A maioria das pessoas não entende ou não capta ironia. Bom pra elas. São mais felizes assim. Não perdem tempo com bobagens. Têm uma postura mais positiva da vida. São mais práticas e objetivas. Ou seja, são mais inteligentes. A pessoa que não faz ginástica mental para compreender afirmações irônicas, na verdade está economizando energia cerebral para utilizá-la em coisas mais relevantes do que a metafísica quântica. As questões da vida real são muito mais importantes. Esse papo de tentar captar sutilezas e segundas intenções em tudo é coisa de quem não tem mais nada o que fazer. Não deve ter boleto para pagar no fim do mês. E tem mais: o irônico é, antes de tudo, um covarde. Ao invés de dizer as coisas na lata, olhos nos olhos, expressar objetivamente o que está pensando, prefere o uso de artimanhas e escaramuças. Não tem coragem de emitir uma opinião clara e objetiva com medo das consequências. Por que dizer uma coisa se você quer dizer o contrário? Diga logo o que você quer! E por que criticar? Por que fazer graça de tudo? Eu não entendo. Assista uma degustação de 8 minutos deste episódio Pra você, pessoas que não entendem ironia, em geral...a) São limitadasb) São ingênuasc) Não têm senso de humord) Não estão perdendo nadae) Essa pergunta é séria ou só uma ironia?Não precisa clicar. É só usar a força da imaginaçãoVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá!

Apr 21

1 hr 8 min

https://youtu.be/4cuyJTa1dKU Quem não gosta de um elogio de vez em quando? Ou de vez em sempre? Tem gente até que nem liga se o elogio for um óbvio exagero ou até mesmo indisfarçavelmente falso e interesseiro. O que importa é que a pessoa reconheça e louve a nossa majestade. Talvez por isso a bajulação seja um dos mais desejados, e por isso decorrentes, comportamentos do ser humano. A bajulação se diferencia da gentileza natural de um elogio sincero por lhe faltar a sutileza necessária para passar quase desapercebido, apenas como uma brisa agradável que acaricia nosso rosto. Já a bajulação é um tornado daqueles que arremessar vacas no para-brisa dos carros. É exagerada, marketeira, fanfarrona. É como pegar uma flor em enfiar goela abaixo de quem queremos elogiar. Não desafiar um chefe, muitas vezes não é suficiente para você manter seu emprego. É preciso se esforçar mais. É nestes momentos que a bajulação assume ares de currículo. Aliás, os especialistas dizem que a habilidade mais desejada pelas empresas no futuro é a criatividade, o que é claramente um equívoco. A capacidade de se pendurar no saco ainda é se sempre será o talento mais valorizado do mundo corporativo. Assista este episódio na íntegra Pra você, pessoas que gostam de ser bajuladas, em geral...a) São insegurasb) São bajuladoras em potencialc) Provavelmente merecem os elogiosd) São normaise) Só vocês mesmo para fazer uma enquete tão genialClique, sua maravilha!Ver resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá! #CrieSeuFuturo #VelhoÉaMãe

Apr 15

1 hr 21 min

https://youtu.be/RdpMipTtz8I Quem não gosta de um elogio de vez em quando? Ou de vez em sempre? Tem gente até que nem liga se o elogio for um óbvio exagero ou até mesmo indisfarçavelmente falso e interesseiro. O que importa é que a pessoa reconheça e louve a nossa majestade. Talvez por isso a bajulação seja um dos mais desejados, e por isso decorrentes, comportamentos do ser humano. A bajulação se diferencia da gentileza natural de um elogio sincero por lhe faltar a sutileza necessária para passar quase desapercebido, apenas como uma brisa agradável que acaricia nosso rosto. Já a bajulação é um tornado daqueles que arremessar vacas no para-brisa dos carros. É exagerada, marketeira, fanfarrona. É como pegar uma flor em enfiar goela abaixo de quem queremos elogiar. Não desafiar um chefe, muitas vezes não é suficiente para você manter seu emprego. É preciso se esforçar mais. É nestes momentos que a bajulação assume ares de currículo. Aliás, os especialistas dizem que a habilidade mais desejada pelas empresas no futuro é a criatividade, o que é claramente um equívoco. A capacidade de se pendurar no saco ainda é se sempre será o talento mais valorizado do mundo corporativo. Assista uma degustação de 8 minutos deste episódio Pra você, pessoas que gostam de ser bajuladas, em geral...a) São insegurasb) São bajuladoras em potencialc) Provavelmente merecem os elogiosd) São normaise) Só vocês mesmo para fazer uma enquete tão genialClique, sua maravilha!Ver resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá! #CrieSeuFuturo #VelhoÉaMãe

Apr 15

1 hr 21 min

https://youtu.be/TP8TcXZtSNI Acreditar em Deus é crer em algo que a ciência não conseguiu provar. Pelo menos, até agora. O ser humano, historicamente, sempre buscou alguma forma de conexão com o divino. E Deus é a manifestação máxima desta busca. É claro que cada religião tem o seu próprio deus, mas o conceito é sempre o mesmo: uma consciência poderosa, uma sabedoria infinita, uma paciência inesgotável com seus adoradores. Tem aqueles que não compram o pacote completo, os chamados agnósticos, que acreditando somente numa espécie de energia cósmica. E tem os ateus, aqueles que se recusam a acreditar em algo que não apresenta provas cabais de sua existência. Ou talvez não sintam necessidade de uma proteção metafísica. É sobre estes descrentes convictos que o Rádio Cachola fala neste episódio. Que Deus nos proteja. Em breve, degustação deste episódio Pra você, pessoas que não acreditam em Deus, em geral...a) São infelizesb) Não são boas pessoasc) São como qualquer outra pessoasd) Têm toda a razãoe) Só Deus sabeClique e seja o que Deus quiser!Ver resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá! #CrieSeuFuturo #VelhoÉaMãe

Apr 10

1 hr 13 min

https://youtu.be/9NRC304KyTc 🤥 Muita gente, ao ser perguntada sobre suas qualidades, aponta a sinceridade com uma de suas principais. Porém, a sinceridade não é necessariamente uma virtude. Muitas vezes se torna prejudicial, tanto para o emissor quanto para o receptor. O ser humano é muito suscetível à críticas e, em geral, prefere ignorar suas eventuais falhas do que expô-las a escrutínio público. Ou seja, preferimos uma mentira acolhedora do que uma verdade incômoda. Assista o episódio #70 na íntegra Pra você, pessoas sinceras demais, em geral...a) São chatas demaisb) São muito divertidasc) São pessoas honestas e verdadeirasd) São indiferentes pra mime) Prefiro não opinar pra não desagradar ninguémSinceridade, hein!Ver resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá! #CrieSeuFuturo #VelhoÉaMãe

Apr 1

1 hr 9 min

https://youtu.be/0WyiAuKoYY4 🤥 Muita gente, ao ser perguntada sobre suas qualidades, aponta a sinceridade com uma de suas principais. Porém, a sinceridade não é necessariamente uma virtude. Muitas vezes se torna prejudicial, tanto para o emissor quanto para o receptor. O ser humano é muito suscetível à críticas e, em geral, prefere ignorar suas eventuais falhas do que expô-las a escrutínio público. Ou seja, preferimos uma mentira acolhedora do que uma verdade incômoda. Degustação de 5 minutos deste episódio Pra você, pessoas sinceras demais, em geral...a) São chatas demaisb) São muito divertidasc) São pessoas honestas e verdadeirasd) São indiferentes pra mime) Prefiro não opinar pra não desagradar ninguémSinceridade, hein!Ver resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá! #CrieSeuFuturo #VelhoÉaMãe

Apr 1

1 hr 9 min

https://youtu.be/ZLsWChbs5g0 🤘 Por que tem gente que gosta de pular a cerca? Por que tem gente que aceita que o outro pule a cerca? Por que tem gente que nem cerca coloca? Parece o Globo Rural, mas é o Rádio Cachola. Em breve, degustação deste episódio Pra você, pessoas que traem seus conjes, em geral...a) São canalhasb) São egoístasc) Normal, afinal ninguém é dono de ninguémd) Cada um sabe da sua vidae) Pergunta pro MoroChutaVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. Participação especial: Marcos Le Pera, palestrante e empresárioLinkedin do Marcos: Clica 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Mar 19

1 hr

https://youtu.be/5UtrCbvx5YY Tem gente que não se contenta em ser genial. Iluministas incorrigíveis, precisam derramar seu incontestável conhecimento pelos 4 cantos do mundo. Precisam mostrar à humanidade estupefata e de joelhos diante de tão ilustrada figura que não há nenhum assunto que não conheça com profundidade. Assista 4 delas debatendo o assunto. Com profundidade. Assista este episódio na íntegra Pra você, pessoas que sabem tudo, em geral...a) Não sabem nadab) Sabem quase tudoc) Têm problemas de autoestimad) Estudaram muitoe) Não seiMandaVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. Participação especial: Marcos Le Pera, palestrante e empresárioLinkedin do Marcos: Clica 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Mar 12

1 hr 8 min

https://youtu.be/lJqKNBZniGQ Tem gente que não se contenta em ser genial. Iluministas incorrigíveis, precisam derramar seu incontestável conhecimento pelos 4 cantos do mundo. Precisam mostrar à humanidade estupefata e de joelhos diante de tão ilustrada figura que não há nenhum assunto que não conheça com profundidade. Assista 4 delas debatendo o assunto. Com profundidade. Assista a degustação de 5 minutos deste episódio Pra você, pessoas que sabem tudo, em geral...a) Não sabem nadab) Sabem quase tudoc) Têm problemas de autoestimad) Estudaram muitoe) Não seiMandaVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. Participação especial: Marcos Le Pera, palestrante e empresárioLinkedin do Marcos: Clica 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Mar 11

1 hr 8 min

https://youtu.be/biYtqmaJ5_o Falar demais significa ter muito o que dizer ou é uma disfunção psicológica? Bem, depende de quem fala, de quem escuta, do conteúdo e da circunstância. Ouça o podcast com o episódio #67 na íntegra no controle acima Assista o vídeo do episódio #67 na íntegra Pra você, pessoas que falam demais, em geral...a) Não têm nada pra dizerb) São boas participantes de debatesc) Têm muito conteúdo para compartilhard) Querem chamar a atençãoe) Não quero falarMandaVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. Participação especial: Marcos Le Pera, palestrante e empresárioLinkedin do Marcos: Clica 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Mar 4

1 hr 8 min

https://youtu.be/PXHPcl7W8u4 Falar demais significa ter muito o que dizer ou é uma disfunção psicológica? Bem, depende de quem fala, de quem escuta, do conteúdo e da circunstância. Assista a degustação deste episódio - 7 minutos Pra você, pessoas que falam demais, em geral...a) Não têm nada pra dizerb) São boas participantes de debatesc) Têm muito conteúdo para compartilhard) Querem chamar a atençãoe) Não quero falarMandaVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. Participação especial: Marcos Le Pera, palestrante e empresárioLinkedin do Marcos: Clica 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Mar 4

1 hr 8 min

https://youtu.be/5rn-L5BX9I8 Episódio desta semana: “Pessoas que não aceitam críticas”. Assista o episódio completo Pra você, pessoas que não aceitam críticas, em geral...a) Não têm inteligência emocionalb) Têm problema de autoestimac) Têm suas razõesd) Estão certas. Ninguém tem moral para apontar o dedo para os outrose) Não gostei desta enquete. Muito fraquinhaMandaVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. Participação especial: Marcos Le Pera, palestrante e empresárioLinkedin do Marcos: Clica 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Feb 25

1 hr 10 min

https://youtu.be/l7cjY8JhXDc Assista a Degustação deste episódio Pra você, pessoas que não aceitam críticas, em geral...a) Não têm inteligência emocionalb) Têm problema de autoestimac) Têm suas razõesd) Estão certas. Ninguém tem moral para apontar o dedo para os outrose) Não gostei desta enquete. Muito fraquinhaMandaVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. Participação especial: Marcos Le Pera, palestrante e empresárioLinkedin do Marcos: Clica 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Feb 25

1 hr 10 min

https://youtu.be/K3xsklKZ2mQ Assista a Degustação deste episódio Pra você, pessoas que só pensam em sexo, em geral...a) Sofrem de algum tipo de distúrbio psicológicob) Têm uma vida vaziac) São muito felizesd) São absolutamente normaise) Precisam me passar seu contatoVotarVer resultados 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! Inscreva-se no curso online COMO VENDER IDEIAS, com Henrique Szklo Vai lá 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Feb 18

1 hr 6 min

https://youtu.be/gOADDXjhqhg 🤬 Ouça o podcast completo acima ou assista o vídeo completo aqui Pra você, pessoas que gostam de cancelar, em geral...a) Têm o direito de dar sua opiniãob) Não tem moral para apontar o dedo pra ninguémc) São responsáveis por manter a internet bem-educadad) Não dou bolae) Merecem ser canceladasVotarVer resultados 🤩 Não está fácil ser celebridade nos dias de hoje. O fenômeno do cancelamento pode destruir em um simples tweet o que se demorou anos para construir. O prestígio de uma pessoa pública, independentemente da qualidade longevidade de seu trabalho, pode derreter rapidamente se seus seguidores acreditarem que ela não é uma boa pessoa, o que quer que isso signifique. Antes das redes sociais, a verdadeira face das celebridades era cuidadosamente protegida por profissionais de relações públicas e jornalistas amigos. 🌠Para o bem e para o mal, essa proteção não existe mais. E cedo ou tarde a verdade acaba prevalecendo. Não que a liberdade de comportamento e pensamento comprometam apenas pelo lado escuro dos famosos. Muitas vezes, uma opinião ponderada e realista, ou um gesto nobre e humanitário, também são suficientes para levar alguém para a forca digital. Não há escapatória. Qualquer coisa que se diga ou faça é capaz de despertar o monstro do cancelamento. 👍 Millôr Fernandes já dizia: “Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos”. Há muito que se diz que não é saudável conhecer seus ídolos. Que a decepção será quase garantida, afinal são seres humanos como todos nós. Até prova em contrário, os canceladores também o são. Então quem lhes dá autoridade e moral para participar deste tribunal? O Zuckerberg, dirão alguns. Na verdade, se formos conhecer a fundo todas as pessoas que admiramos, provavelmente ficaremos órfãos de ídolos. A reflexão importante nesse momento é : Não seria uma coisa boa? Precisamos mesmo de ídolos? 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Feb 11

1 hr 4 min

https://youtu.be/jLtZgM_Z5QQ 🤬 Neste episódio (#64) falamos sobre as pessoas que gostam de cancelar. Quem são, por que são assim e como fazer para lidar com elas. Pra você, pessoas que gostam de cancelar, em geral...a) Têm o direito de dar sua opiniãob) Não tem moral para apontar o dedo pra ninguémc) São responsáveis por manter a internet bem-educadad) Não dou bolae) Merecem ser canceladasVotarVer resultados 🤩 Não está fácil ser celebridade nos dias de hoje. O fenômeno do cancelamento pode destruir em um simples tweet o que se demorou anos para construir. O prestígio de uma pessoa pública, independentemente da qualidade longevidade de seu trabalho, pode derreter rapidamente se seus seguidores acreditarem que ela não é uma boa pessoa, o que quer que isso signifique. Antes das redes sociais, a verdadeira face das celebridades era cuidadosamente protegida por profissionais de relações públicas e jornalistas amigos. 🌠Para o bem e para o mal, essa proteção não existe mais. E cedo ou tarde a verdade acaba prevalecendo. Não que a liberdade de comportamento e pensamento comprometam apenas pelo lado escuro dos famosos. Muitas vezes, uma opinião ponderada e realista, ou um gesto nobre e humanitário, também são suficientes para levar alguém para a forca digital. Não há escapatória. Qualquer coisa que se diga ou faça é capaz de despertar o monstro do cancelamento. 👍 Millôr Fernandes já dizia: “Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos”. Há muito que se diz que não é saudável conhecer seus ídolos. Que a decepção será quase garantida, afinal são seres humanos como todos nós. Até prova em contrário, os canceladores também o são. Então quem lhes dá autoridade e moral para participar deste tribunal? O Zuckerberg, dirão alguns. Na verdade, se formos conhecer a fundo todas as pessoas que admiramos, provavelmente ficaremos órfãos de ídolos. A reflexão importante nesse momento é : Não seria uma coisa boa? Precisamos mesmo de ídolos? 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Feb 11

1 hr 4 min

https://youtu.be/5vgU5Q6uN9Q Rádio Cachola Degustação Assista o episódio completo do Rádio Cachola #63 Pessoas que não acreditam na ciência 🔬 Neste episódio (#63) falamos sobre as pessoas que não acreditam na ciência. Quem são, por que são assim e como fazer para lidar com elas. O que você acha das pessoas que não acreditam na ciência?a) São doidasb) São ignorantesc) São maria-vai-com-as-outras?d) São mal-intencionadase) Têm toda a razãoVotarVer resultados Acreditar ou não na ciência não é exatamente um dilema para pessoas que têm o costume de pensar. Mas nada disso seria um problema se os chamados negacionistas não prejudicassem não só a eles mesmos, mas a todo mundo. Pessoas que não acreditam na ciência podem ser qualquer coisa, menos inofensivas. As religiões talvez sejam as maiores responsáveis por este fenômeno, principalmente aquelas que defendem o criacionismo. A natureza funciona de forma matemática, portanto, é muito provável que Deus seja um cientista mas, que pra se divertir às nossas custas, inventou toda essa história que a gente vê na bíblia. Negar a ciência parece que está em moda. Ou sempre esteve, mas os negacionistas tinham vergonha de sair do armário. Seria bom fazer uma pesquisa para descobrir o que os criacionistas pensam de verdade. O problema é que pesquisa é uma ciência. Qualquer resultado poderá ser questionado porque a opinião de quem não acredita na ciência é forte. Tão forte que derruba até teorias comprovadas por evidências. Um espanto. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Feb 6

1 hr 2 min

https://youtu.be/FFrHwDlgQDA 🔬 Neste episódio (#63) falamos sobre as pessoas que não acreditam na ciência. Quem são, por que são assim e como fazer para lidar com elas. O que você acha das pessoas que não acreditam na ciência?a) São doidasb) São ignorantesc) São maria-vai-com-as-outras?d) São mal-intencionadase) Têm toda a razãoVotarVer resultados Acreditar ou não na ciência não é exatamente um dilema para pessoas que têm o costume de pensar. Mas nada disso seria um problema se os chamados negacionistas não prejudicassem não só a eles mesmos, mas a todo mundo. Pessoas que não acreditam na ciência podem ser qualquer coisa, menos inofensivas. As religiões talvez sejam as maiores responsáveis por este fenômeno, principalmente aquelas que defendem o criacionismo. A natureza funciona de forma matemática, portanto, é muito provável que Deus seja um cientista mas, que pra se divertir às nossas custas, inventou toda essa história que a gente vê na bíblia. Negar a ciência parece que está em moda. Ou sempre esteve, mas os negacionistas tinham vergonha de sair do armário. Seria bom fazer uma pesquisa para descobrir o que os criacionistas pensam de verdade. O problema é que pesquisa é uma ciência. Qualquer resultado poderá ser questionado porque a opinião de quem não acredita na ciência é forte. Tão forte que derruba até teorias comprovadas por evidências. Um espanto. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção. 🎶 Trilhas da abertura:Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá! 🎼 Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá! 📲 Entre para nosso grupo no Telegram, o TRANSFORMERS. Lá você tem um contato direto com a gente. Fica por dentro de todo o nosso conteúdo além de promoções especiais. Vai lá! 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Vai lá! 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Vai lá! 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : Vai lá! 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: Vai lá!Facebook: Vai lá!Instagram: Vai lá! CacholeirosFernanda Feil: Vai lá!Cícero Gomes Jr: Vai lá!Maurício Machado: Vai lá!Henrique Szklo: Vai lá!Lena Feil: Vai lá!

Feb 5

1 hr 2 min

https://youtu.be/6dDbv8Oaex8 📺 Quem não sente aquela ponta de depressão quando começa a ouvir a musiquinha do Faustão? É a chamada hora da Ave Maria, aquela em que o sol começa a se por, prenunciando o fim do dia e pior: a aproximação do dia seguinte. É isso. O maior defeito do domingo é a segunda. Se não houvesse segunda-feira o domingo seria perfeito. 😩 Parece que isso é um sentimento universal. Provavelmente Deus, depois de descansar no sétimo dia, também ficou meio chateado com a aproximação do oitavo, mesmo já tendo terminado o trabalho e o Faustão estivesse a milhares de anos de distância. Não tem jeito. A dor dominical está presente mesmo quando estamos de férias ou desempregados. É uma espécie de convenção social. Quem não se abate quando o sol se põe deve ter algum problema psicológico. É melhor tomar distância dessa gente esquisita. 📅 Mas e os que são felizes no emprego? Também sentem a melancolia domingueira ou ao contrário, não vêm a hora de a segunda-feira chegar? Será que se o domingo fosse dia útil, esse peso crepuscular seria sentido? O Rádio Cachola fez bem em mudar para o domingo? Bem na hora da depressão? ❓São estas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. Que se lancem os dados. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Cada AULAÇO tem um tema importante relacionado a produção de ideias. E o melhor de tudo: você já sai sabendo uma coisa nova que pode aplicar imediatamente em sua vida e nos seus trabalhos. Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica

Dec 2020

1 hr 3 min

https://youtu.be/6_Lco0tJTpI 🖐 Quem não gosta de uma boa dose de dopamina levanta a mão. Se você não levantou a mão é porque não sabe que a dopamina é uma droga produzida pelo nosso sistema nervoso central, responsável por nos propiciar, entre outras maravilhas, a sensação de prazer e bem-estar. Possui várias outras qualidades relacionadas ao funcionamento de nosso corpo, como controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória. Mas o que interessa mesmo é que deixa a gente feliz da vida quando recebemos nossa dose. 😊 Mas o que a dopamina tem a ver com o tema deste Rádio Cachola? Dando continuidade ao tema da semana passada sobre a importância dos jogos na psique humana, a dopamina atua no chamado sistema de recompensa ligado à competição de maneira geral e às vitórias em particular. Diante deste fato, um método tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos utilizando o conceito de jogos para estimular várias atividades humanas como, por exemplo, o aprendizado. Afinal de contas, o que é gamificação? É coisa de nerd ou serve também aos seres humanos normais? Serve para qualquer coisa? Tem contra-indicação? São estas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Cada AULAÇO tem um tema importante relacionado a produção de ideias. E o melhor de tudo: você já sai sabendo uma coisa nova que pode aplicar imediatamente em sua vida e nos seus trabalhos. Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica

Nov 2020

1 hr 6 min

https://youtu.be/fOcE2iTsCIs 🤼‍♂️ A natureza é dialética. Em sua dinâmica complexa e aparentemente contraditória, determina que os elementos sejam uma coisa e ao mesmo tempo sua própria negação. O eterno embate entre opostos é sua receita para gerar e manter o equilíbrio. Binária por definição, precisa de antagonismos, depende de polos, rejeita maniqueísmos, alimenta antônimos, promove competições. 🎲 As acumuladas vitórias do ser humano no jogo contra a morte está diretamente relacionada à nossa essência competitiva. Desejamos, de forma ousada – ou pretenciosa – vencer a própria natureza que nos criou e que ainda nos acolhe. 🏆 A influência dos jogos em todas as culturas conhecidas tem sido objeto de estudos nas últimas décadas. Com nunca antes, têm hoje uma presença maciça em praticamente todas as estruturas sociais, transcendendo seu caráter recreativo para esferas antes refratárias a seu modelo, como a pedagogia e o mundo corporativo. A gamificação é hoje uma realidade. 🤔 A competição facilita ou dificulta a convivência? A utilização generalizada de jogos na sociedade moderna é benéfica ou precisa ser coibida? Este texto já é uma tentativa de resposta a estas perguntas ou apenas um exercício dialético? São estas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Cada AULAÇO tem um tema importante relacionado a produção de ideias. E o melhor de tudo: você já sai sabendo uma coisa nova que pode aplicar imediatamente em sua vida e nos seus trabalhos. Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Nov 2020

1 hr 6 min

https://youtu.be/VXND4KMtWEE 🔭Vivemos uma pandemia de futuristas. Um exército de adivinhos que tentam prever o que vai acontecer daqui a 10, 20, 30 anos. A propósito, nenhum deles previu a covid e seus efeitos no dia-a-dia da humanidade. 🔮 Tentar adivinhar o futuro é uma tradição na nossa história. Maias, Vikings, Indus, e milhares de profetas como Nostradamus e Zaratrusta, dispenderam tempo e energia tentando vislumbrar o dia de amanhã. Bem mais ambiciosos que os futuristas atuais, ousaram previsões para até milhões de amanhãs. 🛸Todo mundo, uma hora ou outra, acaba fazendo um exercício de imaginação. Nos anos 70, era comum acreditar que os anos 2000 o desenho dos Jetsons seriam nossa realidade. Carros voadores, no mínimo. Já estamos em 2020 e nada de os carros ganharem os céus. Que vergonha, Volkswagen. 🧬Por que somos tão curiosos com o que vai acontecer? Conhecer o futuro é apenas uma curiosidade ou uma necessidade atávica? Por que nossas expectativas com futuro da humanidade dificilmente se materializam? São estas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Cada AULAÇO tem um tema importante relacionado a produção de ideias. E o melhor de tudo: você já sai sabendo uma coisa nova que pode aplicar imediatamente em sua vida e nos seus trabalhos. Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Oct 2020

1 hr 6 min

https://youtu.be/kgi3oAuxFRA 🤖 A evolução da inteligência artificial têm facilitado de forma inequívoca a vida do ser humano nos últimos anos. Mas na mesma medida em que aumenta sua capacidade e habilidade, cresce também o temor de que um dia ela se voltará contra seu criador para escraviza-lo, o transformando em pilhas duracell orgânicas. Tudo por causa de uma trilogia de sucesso do cinema: The Matrix. 🎬 As irmãs Lilly e Lana Wachowski, que na época da produção eram os irmãos Andy e Larry Wachovski, criaram um clássico da cinema atraindo milhões de fãs, incorporando sua obra definitivamente na cultura pop. 😱Porém, na ocasião de sua exibição, a peça de ficção parecia simplesmente isso: uma obra de ficção. Hoje, na véspera do lançamento do quarto episódio, a discussão sobre o poder ameaçador das máquinas volta com mais força e com um toque preocupante de premonição. O crescimento exponencial da inteligência artificial é mesmo uma ameaça? Seres sem emoção serão capazes um dia de se revoltar contra nossa personalidade imperfeita para nos subjugar? Pior: eles um dia capazes de sentir alguma emoção? São estas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Cada AULAÇO tem um tema importante relacionado a produção de ideias. E o melhor de tudo: você já sai sabendo uma coisa nova que pode aplicar imediatamente em sua vida e nos seus trabalhos. Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Oct 2020

1 hr 7 min

https://youtu.be/2IBfFa7KBzY 🦸‍♀️ Os superpoderes sempre foram um sonho para os simples mortais. Desde os deuses gregos até os heróis das histórias em quadrinho, a capacidade de ignorar as leis da física, da química ou qualquer outra, nos encanta e nos motiva, nos fazendo acreditar que, mesmo sem esse arcabouço de eventos improváveis, é possível sermos muito melhores do que somos de fato. Os X-Men são um dos grupos de super-heróis mais famosos e lucrativos da indústria do HQ. Um de seus vários segredos é oferecer aos fãs um vasto cardápio de possibilidades, já que cada personagem ostenta um poder específico e intransferível. Os Super-heróis refletem o mundo ou são coisa de criança? Seriam tão admirados se fossem reais e não personagens de ficção? Ter superpoderes é garantia de felicidade ou um pesado fardo a se carregar? Essas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🍎 Conheça o AULAÇO DE CRIATIVIDADE com Henrique Szklo Cada AULAÇO tem um tema importante relacionado a produção de ideias. E o melhor de tudo: você já sai sabendo uma coisa nova que pode aplicar imediatamente em sua vida e nos seus trabalhos. Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Oct 2020

1 hr 9 min

https://youtu.be/nENZDBt6u2o 💰 Um deus a quem todos veneram, mas que só abençoa alguns poucos escolhidos. Uma divindade elitista que determina quem é bom e quem é mau. Quem merece conforto e quem não merece. Quem é digno de respeito e quem pode ser humilhado. Quem tem direito de mandar e quem tem obrigação de obedecer. O dinheiro, surgido inicialmente como um mecanismo para facilitar a troca de mercadorias, rapidamente se tornou um fim em si mesmo. Acumula-lo ininterrupta e obsessivamente na maior quantidade possível passou a ser o propósito primário da humanidade. Hoje, o mundo gira em torno dele. Mais que isso: gira por causa dele. O mundo seria o mesmo se o dinheiro não tivesse sido inventado? O ser humano teria criado o que criou sem motivação financeira? Um mundo sem dinheiro seria mais feliz, menos feliz ou a mesma coisa? Essas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🗣️ Conheça o SZKLO RESPONDE Henrique Szklo respondendo a perguntas sobre criatividade. Faça sua pergunta pelo whatsapp e se o Henrique gravar um vídeo com ela, você ganha um exemplar digital do livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, em PDF ou formato Kindle. Assista aqui Whatsapp para perguntas: 11 991 120 577: Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Oct 2020

1 hr 9 min

https://youtu.be/wsbzyYnuz7o 📜 Como está na moda ultimamente, inventaram um nome novo para uma coisa velha. Muito velha. Tão velha que remonta aos primórdios da nossa espécie. Homens das cavernas e suas pinturas rupestres contavam histórias de coragem e aventura. Independentemente do nome, as histórias sempre tiveram o papel central na transmissão de cultura, conhecimento e todo o tipo de arquétipos. Somos o que somos hoje por causa das histórias que nos acompanharam ao longo dos milênios. A civilização evoluiu e as histórias também. Hoje são bem mais complexas e repletas de componentes subjetivos, inconscientes e até contraditórios. E contar história hoje se chama storytelling. Contar histórias faz parte de nossa natureza? Foi um diferencial competitivo entre o homo Sapiens e nossos primos que não sobreviveram aos desígnios da evolução das espécies? Ou tudo isso é história pra boi dormir? Essas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🗣️ Conheça o SZKLO RESPONDE Henrique Szklo respondendo a perguntas sobre criatividade. Faça sua pergunta pelo whatsapp e se o Henrique gravar um vídeo com ela, você ganha um exemplar digital do livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, em PDF ou formato Kindle. Assista aqui Whatsapp para perguntas: 11 991 120 577: Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho.Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: ClicaLinkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Oct 2020

1 hr 10 min

https://youtu.be/E4ptq0pXm5g 🐑 A despeito dos inegáveis benefícios que a internet trouxe e vem trazendo para nossas vidas, alguns pontos obscuros sempre foram detectados aqui e ali, principalmente quando o assunto são as redes sociais. O tempo está passando e os pontos estão virando manchas. Manchas que crescem numa velocidade que muitos acreditam que estão transformando efeitos colaterais aceitáveis em verdadeiras ameaças à sociedade. Seguindo o manual das startups, as redes nasceram ingênuas, se preocupando primeiramente em crescer sua base de usuários para depois se dedicarem à monetização, ou seja, em descobrir maneiras de, legitimamente, lucrarem com seu esforço. Maduras, porém, se revelaram famintas e agressivas. Como qualquer organismo que cresce sem controle externo, têm pouco ou nenhum interesse em avaliar as consequências de suas ações. As redes são ameaças reais ou as críticas são exageradas? Existe manipulação ou as técnicas utilizadas são apenas ações tradicionais de marketing? Invasão de privacidade é a questão principal ou existem outras mais preocupantes? Essas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🗣️ Conheça o SZKLO RESPONDE Henrique Szklo respondendo a perguntas sobre criatividade. Faça sua pergunta pelo whatsapp e se o Henrique gravar um vídeo com ela, você ganha um exemplar digital do livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, em PDF ou formato Kindle. Assista aqui Whatsapp para perguntas: 11 991 120 577: Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho. Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: Clica Linkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Sep 2020

1 hr 2 min

https://youtu.be/Te4q9EVGVaM 👑 Até outro dia, a figura mítica do príncipe encantado povoava corações e mentes de moçoilas otimistas como o ideal de macho provedor para compartilhar suas vidas e com quem, claro, seriam felizes para sempre. Provavelmente, ainda existem aquelas que a despeito de todas as evidências, acredita que qualquer dia irá trombar com o homem de sua vida, bonito, carinhoso, inteligente, poderoso, rico, fiel e que a ame até o final dos dias. Perfeito como uma terra plana. Foi o empoderamento feminino que fez com que o representante da realeza irreal caísse do cavalo branco? Ele ainda está vivo, escondido nas profundezas envergonhadas de mulheres inseguras? Cansou da pressão de ser o modelo da virtude e foi morar com Papai Noel e o Coelhinho da Pascoa? Essas e outras perguntas que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🗣️ Conheça o SZKLO RESPONDE Henrique Szklo respondendo a perguntas sobre criatividade. Faça sua pergunta pelo whatsapp e se o Henrique gravar um vídeo com ela, você ganha um exemplar digital do livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, em PDF ou formato Kindle. Assista aqui Whatsapp para perguntas: 11 991 120 577: Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho. Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: Clica Linkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Sep 2020

1 hr 3 min

https://youtu.be/L036b-LJxJw 🏹 Apesar de termos sido nômades em nossas origens ou, como disse Yuval Noah Harari, caçadores-coletores, assim que decidimos encontrar o nosso cantinho na terra, abraçamos a territorialidade com amor e violência. 🤠 Quando a terra passou a ser um símbolo explícito de poder seu valor deixou de ser abstrato e tornou-se mensurável por seu peso em ouro. Desde então, as guerras de conquistas de territórios se tornaram uma tradição sólida na história da humanidade. 😵 Hoje é mais importante ocupar o mapa ou a mente das nações? O que dá mais trabalho? O que custa menos? O que permanece por mais tempo? Sem esse papel estratégico, a cultura receberia tanto investimento no mundo todo? Essas e outras são as perguntas que tentaremos responder neste Rádio Cachola. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🗣️ Conheça o SZKLO RESPONDE Henrique Szklo respondendo a perguntas sobre criatividade. Faça sua pergunta pelo whatsapp e se o Henrique gravar um vídeo com ela, você ganha um exemplar digital do livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, em PDF ou formato Kindle. Assista aqui Whatsapp para perguntas: 11 991 120 577: Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho. Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: Clica Linkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Sep 2020

1 hr 5 min

https://youtu.be/_iwCjeoxkvE 🏤 Até a chegada da pandemia, home office era o termo usado por muita gente para não assumir que estava desempregada ou que não tinha dinheiro para alugar um conjunto comercial. 🧑‍💻Mas agora a realidade é bem outra. Apesar de o número de desempregados ter aumentado consideravelmente, assim como daqueles que deixaram de poder pagar por aluguel de uma sala, as empresas gostaram da brincadeira e muitas delas estão adotando o home office de agora em diante, mesmo quando a pandemia acabar. 💼 Quais são as vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho? Quem ganha mais e quem ganha menos nesse cenário? Essas e outras são as perguntas que tentaremos responder neste Rádio Cachola. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. Clica 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band🎬 Imagens da abertura: Cottombro: Clica✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🗣️ Conheça o SZKLO RESPONDE Henrique Szklo respondendo a perguntas sobre criatividade. Faça sua pergunta pelo whatsapp e se o Henrique gravar um vídeo com ela, você ganha um exemplar digital do livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, em PDF ou formato Kindle. Assista aqui Whatsapp para perguntas: 11 991 120 577: Clica 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: Clica 🤓 SZKLO PERGUNTA - ENTREVISTAS GAMIFICADAS Nova série do canal Escola Nômade para Mentes Criativas em que o Henrique Szklo mistura entrevista com jogos trazendo pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e que têm a criatividade como uma de suas principais ferramentas de trabalho. Entrevistas Inteiras: ClicaEntrevistas em Pedaços: Clica 💡 ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS: Inscreva-se aquiCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade 👣 SEGUE A GENTE Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: ClicaFacebook: ClicaInstagram: Clica CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: ClicaInstagram do Cícero Gomes Jr: ClicaLinkedin do Maurício Machado: ClicaLinkedin do Henrique: Clica Linkedin da Lena Feil: Clica 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. Clica 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE - ClicaUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Sep 2020

1 hr 3 min

https://youtu.be/Fl9nKWQbRto 📱 Todo o aparato tecnológico que nos cerca nos dias de hoje pode dar a sensação de que a vida está cada vez melhor e que a humanidade está se aproximando a passos largos daquilo que se chama felicidade. Será mesmo? O acesso quase ilimitado a informações ao alcance dos dedos pode ser considerado um meio de alcançar o nirvana ou de nos fazer arder no mármore do inferno? As redes sociais alimentam nossa busca pela felicidade ou, ao contrário, nos desencanta com a vida e com o ser humano? Essas são as questões que tentaremos responder no Rádio Cachola de hoje. 🎙️ RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSARádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Toda semana temas relevantes tratados com leveza e bom humor por quatro cabeças diferentes e inquietas: Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, que é a responsável pela produção. #criatividade #comportamento #cultura #podcast #videocast 🎶 Trilhas da abertura: Arabik by Hiroshima🎶 Anchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band 🎬 Imagens da abertura: Cottombro: https://www.pexels.com/pt br/@cottonbro ✂️ Edição abertura: Henrique Szklo 🗣️ Conheça o SZKLO RESPONDEHenrique Szklo respondendo a perguntas sobre criatividade. Faça sua pergunta pelo whatsapp e se o Henrique gravar um vídeo com ela, você ganha um exemplar digital do livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, em PDF ou formato Kindle. https://www.youtube.com/playlist?list=PLnAPhZau7I_4GbrC5OnzCvJcUobyTHxsg Whatsapp para perguntas: 11 991 120 577: https://bit.ly/3giMUsS 📕 Compre o livro VOCÊ É CRIATIVO, SIM SENHOR!, de Henrique Szklo: https://www.amazon.com.br/Você-Criativo-Sim-Senhor-edição-ebook/dp/B07Y8XGGCB 💡 Inscreva-se no canal da ESCOLA NÔMADE PARA MENTES CRIATIVAS : https://www.youtube.com/c/EscolaNomadeParaMentesCriativasCurta, clique no sininho e mergulhe de cabeça no incrível mundo da criatividade. 👣 SEGUE A GENTE:Escola Nômade para Mentes CriativasLinkedin: https://www.linkedin.com/company/escola-nomade-para-mentes-criativas Facebook: https://business.facebook.com/escolanomadeparamentescriativas/ Instagram: https://www.instagram.com/_escolanomade/CacholeirosTwitter da Fernanda Feil: https://twitter.com/FefeilInstagram do Cícero Gomes Jr: https://www.instagram.com/kikerus27/ Linkedin do Maurício Machado: https://www.linkedin.com/in/maur%C3%ADcio-machado-a96404/Linkedin do Henrique: https://www.linkedin.com/in/henriqueszklo/ Linkedin da Lena Feil: https://www.linkedin.com/in/lena-feil-68bb0285/ 🏙️ Conheça o SÃO PAULO SÃO, uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. http://www.saopaulosao.com.br 🚩 Inscreva-se no canal EXÉRCITO DE BRANCALEONE https://www.youtube.com/channel/UCF7f60Y5adnFfLvE0n7RW0gUm coletivo criativo que tem o Henrique Szklo entre seus soldados

Aug 2020

1 hr 8 min

https://youtu.be/hoVNC2H2-KU Muito se fala da importância e necessidade da inovação, mas os atores desse teatro representam papéis diferentes em momentos diferentes do processo. Podemos encontrar um personagem principal nessa história? Alianças são necessárias ou é cada um por si e Deus contra todos? Apesar de apontarem para a mesma direção, aparentemente esta santíssima trindade têm métodos, interesses e propósitos diferentes. De qualquer maneira, quem paga a conta são sempre os mesmos: nós consumidores e/ou contribuintes. Com Cícero Gomes Jr, Maurício Machado, Fernanda Feil e Henrique Szklo. Com a produção de Lena Feil.

Aug 2020

1 hr 9 min

https://youtu.be/36tuy5proUI Segundo Joseph Campbell, “A função primaria da mitologia e dos ritos de passagem sempre foi a de fornecer os símbolos que levam o espirito humano avançar, opondo-se aquelas outras fantasias humanas constantes que tendem a leva-lo para trás." Os mitos sempre acompanharam a história de humanidade. Mas será que com o mundo em que vivemos hoje eles ainda guardam seu significado? Continuam em nosso inconsciente? Representam nossos sonhos mais profundos? Com, Fernanda Feil, Maurício Machado, Cícero Gomes e Henrique Szklo. Produção de Lena Feil

Aug 2020

1 hr 14 min

https://youtu.be/3POgkRRbk4s A violência policial é um assunto que está sempre presente na discussão sobre a sociedade e seus problemas. Por que, a despeito dos fatos reincidentes, das intermináveis discussões e do número desmesurado de mortes a questão não é resolvida ou pelo menos amenizada? Será que se quer resolver mesmo atacar o problema? O Estado entende que precisa manter o controle utilizando o medo como instrumento de controle da população ou será que o apoio de parcela da sociedade à ação violenta também é um entrave para a solução? Com Cícero Gomes, Fernanda Feil, Maurício Machado e Henrique Szklo. Produção de Lena Feil

Aug 2020

59 min 32 sec

https://youtu.be/qVYgoKHfzus Esta pandemia trouxe à luz um problema que até hoje era ignorado, mas que está no centro de uma discussão importante sobre a escola e o ensino. Até que ponto os pais estão realmente dedicados ao aprendizado de seus filhos? Transferem para a escola toda a responsabilidade? Querem apenas que eles tenham uma atividade que os tire de casa? Com Maurício Machado, Fernanda Feil, Cícero Gomes e Henrique Szklo. Produção de Lena Feil.

Jul 2020

1 hr 5 min

https://youtu.be/jo7wP1yqgLI A sinceridade e o livre-arbítrio nas redes sociais passaram a ser verdadeiros pesadelos para influencers e artistas em geral. Uma palavra mal colocada, uma opinião controversa, um comportamento reprovável são passíveis, além do tradicional linchamento virtual, de um boicote muitas vezes tão violento que beira ao desejo de desaparecimento do acusado da memória popular. É justo isso? Com Cícero Gomes, Maurício Machado, Fernanda Feil e Henrique Szklo. Produção de Lena Feil.

Jul 2020

1 hr 7 min

https://youtu.be/qlDDKkgeT84 Apropriação cultural ocorre quando uma pessoa de uma cultura adota moda, iconografia, tendências ou estilos de outra cultura, principalmente quando a cultura que está sendo apropriada é parte de um grupo historicamente oprimido e/ou marginalizado, sem a permissão deste e muitas vezes surrupiando sua autoria. Com Fernanda Feil, Cícero Gomes Jr, Maurício Machado e Henrique Szklo. Produção de Lena Feil. Leia artigo de Henrique Szklo sobre o tema

Jul 2020

1 hr 1 min

https://youtu.be/a1ifmtqoTvI Uma conversa com Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo sobre a importância de um olhar especial da sociedade para aqueles que precisam de uma ajuda extra para usufruirem de uma vida normal. Com Maurício Machado, Cícero Gomes, Fernanda Feil e Henrique Szklo. Produção de Lena Feil

Jul 2020

1 hr 19 min

https://youtu.be/R8llChCaN54 Uma discussão sobre a influência do mundo digital em nosso sistema pessoal de tomada de decisões. Com Fernanda Feil, Maurício Machado, Cícero Gomes Jr, e Henrique Szklo. Produção de Lena Feil. Artigos de Henrique Szklo sobre o tema: 30 dicas incríveis para acabar com a invasão de privacidade É o fim do marketing e da comunicação como conhecemos Outros artigos do mundo digital

Jul 2020

1 hr 7 min

https://youtu.be/Lm-4DX3tt3E Discutimos se existem questões que podem ou não serem tratadas publicamente sem o prejuízo da liberdade individual. Com Fernanda Feil, Cícero Gomes, Maurício Machado e Henrique Szklo.

Jun 2020

1 hr 4 min

https://youtu.be/euQ9Rmz7AZQ Uma discussão sobre as relações entre a nossa história recente e a nossa cultura. O que mudou? Por que mudou? Com Fernanda Feil, Cícero Gomes, Maurício Machado e Henrique Szklo. Você pode assistir o vídeo acima ou escutar em todos os aplicativos de podcast. Quer saber mais sobre o Rádio Cachola e quem são seus participantes? Veja aqui. Assista ao vivo Toda quinta-feira, das 20h às 21h. No Youtube, no Facebook ou aqui no site (homepage) Criatividade, comportamento e cultura Só o que interessa

Jun 2020

1 hr 1 min

O Cícero é daqueles caras que você começa a conversar e logo percebe que ali tem conteúdo. E um conteúdo que vale a pena consumir. Mais um colega professor apresentado pelo Márcio Rosales, coordenador do MBI da UFSCar, ele entende demais de várias coisas legais que todo mundo está atrás para aprender. Ele me garantiu que já era nerd antes de virar moda. Daquela época em que os caras eram excluídos e constante alvo de chacotas. Um nerd raíz, pré-Big Bang Theory. Professor de redação, se desenvolveu em outras áreas que, apesar de correlatas, ampliaram de forma expressiva seu entendimento do ser humano. Neste episódio, gravado pela internet, já que eu estava em São Paulo e o Cícero mora em Campinas, falamos sobre aquelas coisas saborosas que têm invadido nossas vidas nos últimos anos: storytelling, gamificação, jogos de tabuleiro e outras coisas tipicas dos nerds. Com autoridade de quem entende demais dos assuntos. Ouve aí. Quem é o Cícero, por ele mesmo Professor de redação há 20 anos, autor de material didático tradicional e digital Gerente pedagógico e editor, especialista em inovação e gamificação Atuou em escolas e sistemas de ensino como Anglo, Elite, Objetivo e Grupo SEB. Formado pela Unicamp e pós-graduado pela UFSCar Possui certificação Microsoft Certified Educator e formação em gamificação on-line pela University of Pennsylvania. Participou como gestor e autor, da criação de mais de 200 aplicativos de ensino digital para o grupo SEB e da elaboração de diversos treinamentos e aulas gamificadas em diversas empresas. Atualmente, é professor do MBI UFSCar e sócio-fundador da startup Virando Jogo. Linkedin do Cícero

Oct 2019

1 hr 17 min

Uma conversa por telefone nunca é tão dimâmica e vibrante quanto uma tete-a-tete. Mas o Rogério Cerávolo Calia tem tanta coisa interessante para falar que a gente acaba nem percebendo o tempo passar. Mais um indicado pelo Márcio Rosales, coordenador do MBI da UFSCar em Campinas, a especialidade do Rogério é simplificar a filosofia e aplicar no mundo corporativo, coisa que ele faz com muita competência e sucesso. Neste episódio, gravado por telefone, conversamos sobre desmitificação da filosofia, inovação, sustentabilidade, gestão do diálogo, metodologias reflexivas e mais outros temas super interessantes. Vale a pena dar uma escutada. Quem é o Rogério, por ele mesmo A Andrea Siewerdt está fazendo a distribuição do livro pelo correio. O contato dela pelo Whatsapp é 55 41 9510-1351 Docente da Faculdade de Economia e Administração da USP Ribeirão Preto, onde leciona e pesquisa sustentabilidade ambiental e filosofia aplicada. Doutor em Administração de Empresas pela FGV-SP e doutor em Engenharia de Produção pela USP São Carlos Trabalhou oito anos na 3M do Brasil, atuando em sustentabilidade ambiental e em gestão de projetos para gerar resultados com metodologias reflexivas (Teoria das Restrições e Seis Sigma). Foi formado como Coach de Seis Sigma em Saint Paul (Minnesota, EUA), e foi formador de líderes de projetos para as subsidiárias da América Latina. Aprendeu a Teoria das Restrições e o método Socrático com Eliyahu Goldratt (autor do livro A Meta) em New Haven (Connecticut, EUA). https://www.youtube.com/watch?v=i7qdTp93nNo

Oct 2019

59 min 35 sec

O Márcio Rosales, coordenador do MBI da UFSCar em Campinas, têm me indicado grandes figuras para nosso Rádio Cachola. E o Leandro Benincá é mais um deles. Especialista em educação financeira, utiliza sua experiência pessoal, já que quebrou feio uma vez, para desenvolver seu conhecimento sobre uma matéria tão importante para a vida de todos. Neste episódio, gravado nos estúdios da Play it Again, conversamos sobre educação financeira, sobre como lidar com as crises e outros assuntos que ajudarão aos ouvintes cacholeiros e cacholeiras desenvolverem uma relação pessoal melhor com o dinheiro, esse eterno rebelde. Quem é o Leandro, por ele mesmo Palestrante, empreendedor, educador e apaixonado por hábitos e ideias simples que tornam a vida muito melhor. Já faliu duas vezes, e foi CEO de uma das principais empresas de controle financeiro do Brasil, o Organizze. Hoje é responsável pela educação financeira da Messem Investimentos, maior escritório de investimentos do Brasil, e também mantém a escola de finanças Grana School is Cool - se dedica a ensinar e mostrar que qualquer pessoa pode ter uma vida mais rica e fazer as pazes com o próprio dinheiro. É co-criador da comunidade “Conexão Startup” e do “Vale do Carbono” - iniciativas de fomentar o ecossistema empreendedor do sul de Santa Catarina. Como encontrar o Leandro Fan Page YouTube Perfil Facebook Instagram Linkedin Site

Oct 2019

1 hr 9 min

O Itamar é mais um dos colegas professores do MBI da UFSCar indicado pelo Márcio Rosales. Um profissional impar, com uma formação incomum, divide seu tempo entre inovação e ativismo LGBT. É Engenheiro da Imaginação, formado na Holanda, trouxe para o Brasil um modelo de desenvolvimento da inovação em empresas que se destaca por sua originalidade e eficácia. Neste episódio, gravado nos estúdios da Play it Again, conversamos sobre sua experiência na Holanda, sua formação como Engenheiro da Imaginação, seu trabalho como professor e especialista em inovação e seus projetos como ativista LGBT, uma mistura que resultou num papo rico, ilustrativo e iluminista. Dá uma conferida que você vai gostar. E aprender muita coisa importante. Quem é o Itamar, por ele mesmo Executivo sênior com experiência de +13 anos em gestão de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Desenvolvi minha carreira profissional na Europa, trabalhando em empresas de diferentes setores, como aviação civil, varejo, bens de consumo, games e consultorias. Sólida formação em Marketing & Inovação, pós graduado em Marketing Internacional pela The Hague University e com Mestrado em Imagineering ( inovação de negócios) pela Imagineering Academy, ambos na Holanda. Esse mestrado me deu o título de Engenheiro da Imaginação. No final de 2014 voltei para o Brasil e em 2015 fundei a Co-Viva, fornecendo consultoria e insights para inovação de negócios. Principais clientes e parceiros: GE, PwC, UOL, We Work, Prefeitura de São Paulo, Agência Mutato ( JwT), USP, Puc São Paulo, Inseec Business School na França, Enterprise Ireland ( Irlanda), Spil Games ( Holanda). Sou professor de inovação na Faculdade de Engenharia e Gestão - ESEG em São Paulo. Sou ativista LGBT, participo de grupos voluntários como o GAMES (http://gameslgbtq.com.br/) , um grupo de voluntários que realiza encontros trimestrais para discutir a temática da diversidade nas organizações e inclusão de pessoas LGBTQ na sociedade. Mentor convidado de Inovação para startups no SEBRAE São Paulo. Falo Inglês, Espanhol e Holandês. Especialidades: * Imagineering* Inovação de negócios* Open Innovation* Cocriação* Design Thinking* Planejamento e estratégia de marketing* Desenvolvimento de novos negócios* Negociação de parcerias internacionais Nosso Vídeo Institucional

Sep 2019

56 min 58 sec

Conheci o Vinícius no MBI da UFSCar, onde ambos ministramos aulas, e fiquei muito interessado em conversar com ele tamanho conhecimento que demonstrou sobre a educação e os caminhos para seu desenvolvimento e evolução. Foi professor de química muitos anos, mas hoje é especialista em gestão da educação, tecnologia e novas formas de educar. Neste episódio, gravado pela internet, já que o Vinícius mora em Campinas, conversamos sobre o presente da educação, mas principalmente sobre o futuro: educação 3.0, 4.0 e a revolução que vem chegando, inclusive no Brasil. Desculpem a obviedade, mas foi uma verdadeira aula sobre o assunto. Quem é o Vinícius, por ele mesmo Educador, Diretor de Inovação na Evolucional, uma startup de gestão educacional já consolidada no mercado. É responsável pela elaboração de uma consultoria em gestão pedagógica, que visa oferecer às escolas uma metodologia para implantação da Educação Baseada em Evidências a partir do uso de indicadores e processos de gestão claros e bem definidos. É responsável pelo desenvolvimento e criação dos conteúdos, cursos e metodologias para a formação de consultores. Como gerente de tecnologia educacional: No Grupo SEB - maior grupo de educação básica do Brasil- trabalhou no desenvolvimento, homologação e implementação de ferramentas voltadas à tecnologia educacional. Realizou capacitações de professores para novas metodologias e uso de tecnologia na educação. Gerenciou a produção de conteúdos digitais, games e apps destinados à educação. Atuou na interface com startups parceiras na criação de ferramentas e conteúdos educacionais. Como professor: Acumulou 12 anos de experiência no ensino de química (full-time) para educação básica e superior. Perfil do Vinícius no Linkedin

Sep 2019

1 hr 8 min

Conheci o Rogério num evento da Escola Panamericana. Ele foi fazer um workshop de decolagem usando tênis da Converse (All Star para os brasileiros), empresa com quem ele tem uma parceria invejável: liberdade criativa para trabalhar graficamente os tênis da marca. Fiquei impressionado positivamente com seu trabalho e não podia deixar de convidá-lo para nosso Rádio Cachola. Neste episódio, gravado nos estúdios da Play it Again, falamos sobre a força da street art, de desconstrução, da parceria criativa do Rogério com a Converse e o desejo de ser subversivo sempre. Atenção para a promoção É só seguir os perfis @converse_br, @carnelevare, @_escolanomade e marcar dois amigos no POST OFICIAL da promoção do Instagram linkado abaixo pra concorrer a um tênis Converse do seu tamanho e uma arte assinada do artista com a letra de sua escolha.Sorteio dia 30 de setembro às 16 horasLink da promoção Quem é o Rogério, por ele mesmo Rogério Carnaval: Rogério Carnaval “Carne Levare” nasceu e vive em SP onde recebeu as influências da contra cultura, skate e movimento punk. O artista visual possui trabalhos que transitam pela linguagem da desconstrução, aplicada a vários suportes como papel, cartazes urbanos, tênis e madeira.Exposições internacionais:2016 - Carne Levare - Live Art – Tantalo - Panamá2016 – AJNA Projeciones – Pina Calavera – Panamá2016 - Panamá Ink Fest 8 ed. con Converse Panamá2015 – Panamá Ink Fest 7 ed. con Converse Panamá2015 – La descontrucion de Carne Levare – Tantalo - Panamá2013 – Papel ao cubo – Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga / Potugal)2013 – Art Fair / Carrousel du Louvre – Museu du Louve (Paris / França)2012 – Embaixada do Brasil de Arte postal - (Argentina) Exposições nacionais:2018 - Meus atuais Fragmentos - Laje7952017 - São Paulo Inspira Arte - Art Lab Gallery2017 - Múltiplas Perspectivas - Art Lab Gallery2016 – Expo Sub Versos - TAP2016 – Expo Panamá Trip Art y povo Kuna Yala - TAP2015 – Expo é o Bicho – Conjunto Nacional / Galeria Central 2015 – Carne Levare em (des)construção – Caixa Preta Graffshop 2014 – Skate Dcor e customizadores – Armazém Piola2013 – FIV5 x Vans / Until AM – Kitch Club2013 – O novo já nasce velho “shapes” – Matilha Cultural2013 – Papel, Parede e Tela – Iritsu Tatoo Shop2012 – Pandora’s Box at MuBE – Museu Brasileiro da Escultura2012 (…) Instagram do Rogério

Sep 2019

52 min 17 sec