Urbanidades

UrbanData-Brasil

O Urbanidades é o podcast sobre o urbano brasileiro. Desenvolvido pelo UrbanData-Brasil/CEM (USP), o programa quinzenal traz entrevistas com pesquisadores de diferentes áreas que dedicaram suas pesquisas às dinâmicas sociais urbanas.

All Episodes

O episódio 61 do Urbanidades é o quarto da série comemorativa “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 anos do CEM”. Bianca Freire-Medeiros (FFLCH-USP) conversa com com Brodwyn Fischer (University of Chicago), Eduardo Marques (FFLCH-USP), Nabil Bonduki (FAU-USP) e Neiva Vieira (UERJ) sobre o campo de estudos urbanos e possíveis cenários futuros. Acompanhe as iniciativas do CEM em: https://centrodametropole.fflch.usp.br/

Oct 23

1 hr 20 min

O episódio 60 do Urbanidades é o terceiro da série comemorativa “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 anos do CEM”. Ursula Peres conversa com com Carlos Costa Ribeiro (IESP-UERJ), Mário Theodoro (UNB) e Marta Arretche (FFLCH/USP) sobre as diferentes dimensões das desigualdades e sobre as Políticas Públicas que visam combatê-las.

Sep 24

49 min 39 sec

O episódio 59 do Urbanidades é o segundo da série comemorativa “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 anos do CEM”. Gabriela Lotta (FGV) conversa com Rebecca Abers (UNB), Roberto Rocha Pires (IPEA) e Telma Gonçalvez Menicucci (UFMG) sobre o campo de estudos de Políticas Públicas no Brasil.

Aug 20

1 hr 6 min

No episódio 58 do Urbanidades, Bruno Vieira Borges e Nathalia Silva conversam com Luciane Soares da Silva e Victor Belart sobre expressões culturais sonoras que marcam territorialidades e sensibilidades musicais na cidade do Rio de Janeiro. No artigo Sensibilidades em disputa: notícia do morro do Estácio (2019), Luciane explora tensões entre as vivências do samba e do funk, que expressam demandas sociais por lazer próprias. Já em Carnaval, Futebol e Funk: Conexões entre as torcidas do Rio de Janeiro e a cultura musical da cidade (2021), Victor explora como essas manifestações sócio-culturais se entrecruzam e mobilizam reivindicações políticas. Luciane é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), coordena o Núcleo de Estudos Cidade Cultura e Conflito (NUC). Victor é jornalista, produtor e pesquisador pelo laboratório Comunicação, Arte e Cidade (UERJ).

Aug 7

40 min 57 sec

O episódio 57 do Urbanidades é o primeiro da série comemorativa “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 anos do CEM”. Sandra Gomes (UFRN) e Renata Bichir (EACH/USP) conversam com Argelina Figueiredo (IESP-UERJ), Eduardo Marques (FFLCH/USP) e Marta Arretche (FFLCH/USP) - que foram diretores do Centro de Estudos da Metrópole em diferentes momentos.

Jul 27

1 hr 5 min

No episódio 56 do Urbanidades, João Freitas recebe Flavia Feitosa e Joana Barros para conversar sobre a plataforma Resolution (Resilient Systems for Land Use Transportation) e as pesquisas engendradas a partir dela. Tivemos a oportunidade de conversar sobre segregação residencial e suas diferentes faces em São Paulo e Londres. Flávia Feitosa é professora do Bacharelado em Planejamento Territorial e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua no LePUR - Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos Regionais. Joana Barros é Professora do Departamento de Geografia - Birkbeck, University of London.

Jul 9

50 min 7 sec

No episódio 55 do Urbanidades, Diego Peralta e João Freitas recebem Cristina Patriota de Moura e Elane Ribeiro Peixoto para conversar sobre os trajetos e trajetórias escolares na região metropolitana de Brasília, a partir do livro "Cotidianos, escolas e patrimônio: percepções antropo-urbanísticas da capital do Brasil". A conversa aborda também o filme por elas recém roteirizado "Um portão aberto para Ceilândia", lançado em 2021. Cristina Patriota de Moura é antropóloga e professora associada do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB). É coordenadora do grupo de pesquisa "Dimensões da vida urbana", membro do Laboratório de Vivências e Reflexões Antropológicas (LAVIVER). Elane Ribeiro Peixoto é arquiteta, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e vice-líder do grupo de pesquisa "Cidades Possíveis".

Jun 26

43 min 11 sec

No episódio 54 do Urbanidades, Bruno Vieira Borges, Isis Fernandes e João Freitas recebem Bel Santos Mayer e Thiago Allis - respectivamente autora e orientador - para conversar sobre a dissertação "Parelheiros idas e vi(n)das: ler, viajar e mover-se com uma biblioteca comunitária", defendida no Programa de Pós-Graduação em Turismo(EACH/USP). A partir das lentes analíticas das mobilidades, Bel nos conta sobre como uma biblioteca comunitária transformou a realidade de Parelheiros. Bel Santos Mayer é educadora social, gestora da Biblioteca Caminhos da Leitura e agora mestre em Turismo. Thiago Allis é Professor e pesquisador na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), tanto na graduação em Lazer e Turismo, quanto na Pós-Gradução em Turismo na USP.

Jun 12

46 min 30 sec

No episódio 53 do Urbanidades, Apoena Mano e Nathalia Silva recebem Juliana Farias e Gizele Martins para conversar sobre Militarização nas favelas no contexto da Pandemia de Covid-19. A conversa abordou também a chacina ocorrida no Jacarezinho no início de maio de 2021.Juliana Farias é Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Doutorado pela UNICAMP. Gizele Martins é Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ-Febf) e comunicadora comunitária.

May 28

45 min 2 sec

No episódio 52 do Urbanidades, Denise Rodrigues, Nathalia Silva e Luma Mundin Costa recebem Leandro Benmergui e Rafael Gonçalves, ambos historiadores com larga trajetória de pesquisa sobre a questão habitacional na América Latina. A partir das favelas cariocas, e seguindo uma perspectiva histórica, os pesquisadores ampliam o debate com uma análise comparativa transnacional do surgimento e consolidação das periferias urbanas. Leandro Benmergui é PhD pela University of Maryland, Assistant Professor em História e Estudos e diretor de Casa Purchase (Centro de Extensão Universitária), Purchase College-State University of New York (EUA) e membro do comitê editorial da revista Planning Perspectives. Rafael Soares Gonçalves é advogado e historiador, professor associado do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, mestre e doutor em História e Civilização pela Universidade de Paris VIII, coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS) e bolsista de produtividade do CNPq.

May 14

47 min 26 sec

No episódio 51 do Urbanidades, Isis Fernandes e João Freitas, recebem Bianca Tavolari e Katarina Pitasse Fragoso para conversar sobre a questão do direito à cidade e as diferentes camadas de injustiças sociais postas no contexto urbano. Bianca Tavolari é Professora do Insper e pesquisadora do CEBRAP e Katarina Pitasse Fragoso é Pós-Doutoranda da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópoles. Este episódio é parte da série especial de entrevistas com Pesquisadores e pesquisadoras do Centro de Estudos da Metrópole.

Apr 30

39 min 20 sec

No episódio 50 do Urbanidades, Apoena Mano e João Freitas recebem Lia Rocha e Frank Davies para conversar sobre o Dossiê “Megaeventos e seus legados” publicado pela Interseções Revista de Estudos Interdisciplinares, em meados de 2020. Este dossiê consegue aprofundar o debate em torno do sucesso ou fracasso dos megaeventos e explora como os seus legados ainda ressoarão por bastante tempo. Lia Rocha é professora do Departamento de Sociologia da UERJ e coordenador do grupo de pesquisa Cidades. Frank Davies é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará.

Apr 16

37 min 12 sec

No episódio 49 do Urbanidades, Isis Fernandes, João Freitas e Nathalia Silva entrevistam a turismóloga Denise Rodrigues sobre sua recém-defendida dissertação de mestrado “Cidade em preto e branco: turismo, memória e as narrativas reivindicadas da São Paulo Negra.” O trabalho aborda questões relacionadas a patrimônio, memória social e representatividade, a partir de um olhar sobre o turismo em territórios de legado cultural negro em distritos centrais da cidade de São Paulo. Denise analisa como os discursos que definem essas regiões são marcados pelo branqueamento da história, e contrapõe as narrativas a uma série de manifestações culturais e arquitetônicas de tradição afrodescendente. O turismo aparece, então, como um eco das estratégias de dominação e apagamento, mas também como ferramenta para reivindicação sobre esses espaços e, com isso, possível aliado na luta por igualdade racial. Denise Rodrigues é mestre em Turismo pela EACH-USP e doutoranda em Sociologia pelo PPGS-USP.

Apr 2

40 min 41 sec

No episódio 48 do Urbanidades, João Freitas e Nathalia Silva recebem os organizadores da coletânea “Espaços periféricos: política, violência e territórios nas bordas da cidade”(EdUFSCar), fruto de pesquisas desenvolvidas no CEM-USP. Matthew Richmond, Valéria de Oliveira, Jacqueline Placencia e Moisés Kopper contam sobre o espaço ocupado pelo distrito de Sapopemba no estudo sobre periferias brasileiras. Localizado na zona leste de São Paulo, Sapopemba é tomado como um laboratório para tratar a integração de diferentes fatores na reprodução de desigualdades e para acompanhar movimentos sociais que atuam desde as décadas de 1960-1970. Matthew Richmond é pesquisador do Latin America and Caribbean Centre (LACC-LES). Valéria de Oliveira é profa. adjunta do Dep. de Ciências Aplicadas à Educação da UFMG. Jacqueline Placencia é pesquisadora no El Colegio de Jalisco. Moisés Kopper é pesquisador associado do CEM-USP e do PPGAS-UFRGS.

Mar 19

50 min 9 sec

Após encerrar a segunda temporada do Urbanidades, João Freitas recebe Bianca Freire-Medeiros - coordenadora do UrbanData-Brasil e do Urbanidades - para fazer um balanço geral do ano de 2020 e apresentar nossas intenções para 2021. 

Estamos produzindo a próxima temporada e voltaremos com episódios inéditos do Urbanidades em março!

Jan 19

15 min 2 sec

No episódio 47 do Urbanidades, Isis Fernandes e João Freitas recebem Tainá Bittencourt e Mariana Giannotti para conversar sobre o artigo “Cumulative (and self-reinforcing) spatial inequalities: Interactions between accessibility and segregation in four Brazilian metropolises” publicado recentemente por elas e Eduardo Marques. Tivemos a oportunidade de explorar as questões de desigualdade social, espacial e racial pelo viés das mobilidades e do acesso às oportunidades de trabalho e aos serviços públicos. Tainá Bittencourt é doutoranda em Engenharia de Transportes e Mariana Giannotti é professora-doutora da Poli-USP. Ambas são pesquisadoras do Centro de Estudos da Metrópole. A equipe do Urbanidades dedica este episódio à Marina Harkot e aos seus amigos e familiares.

Dec 2020

50 min 9 sec

No episódio 46 do Urbanidades, Bruno Vieira Borges, João Freitas e Luma Mundin Costa recebem Virgínia Bessa para conversar sobre o artigo “Do palco ao disco: música caipira e construção de identidades na cidade de São Paulo” publicado no fim de 2019 na Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Entrecruzando História Social, Musicologia e Estudos do Teatro, Virginia explora como a música caipira ajuda a forjar identidades na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX. Virgínia de Almeida Bessa é bacharel em História, licenciada em Música e doutora (2012) em História pela Universidade de São Paulo, em cotutela com a Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X).

Dec 2020

45 min 11 sec

No episódio 45 do Urbanidades, celebramos vida, obra e legado do professor Luiz Antônio Machado da Silva, referência incontornável da sociologia urbana no Brasil. Participaram deste programa as professoras Eugênia Motta (IESP/UERJ); Marcella Araújo (UFRJ); Mariana Cavalcanti (IESP/UERJ); e Palloma Menezes (IESP/UERJ), como mediadora. Machado era Doutor em Sociologia pela Rutgers – The State University of New Jersey (EUA), foi professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Machado faleceu no dia 21 de setembro de 2020.

Nov 2020

48 min 37 sec

No episódio 44 do Urbanidades, Bruno Vieira Borges, João Freitas e Juliana Oliveira recebem Pedro Marra e Thaíse Valentim, coordenador e vice-coordenadora do Ateliê de Sonoridades Urbanas, sediado no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo. A conversa foi pautada pelo artigo “Sonic Politics: Sonority, Territoriality, and Violence in Urban Cultural Practices in Brazil”, publicado pelos entrevistados recentemente no Journal of Sonic Studies.

Nov 2020

42 min 58 sec

No episódio 43 do Urbanidades, Isis Fernandes, João Freitas e Luma Mundin Costa recebem Raquel Rolnik para conversar sobre a financerirização da moradia. Tivemos a oportunidade de falar também sobre o “Casa Verde e Amarela”, novo programa habitacional do governo federal, bem como sobre a mobilização popular em prol do direito à moradia. Raquel Rolnik é urbanista, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenadora do Labcidade.

Oct 2020

47 min 42 sec

No episódio 42 do Urbanidades, João Freitas e Juliana Oliveira recebem Flavia Nico para conversar acerca de suas pesquisas sobre cidades e portos. Além de traçar um panorama sobre as transformações pelas quais as cidades portuárias passaram ao longo do século XIX e XX, Flavia aborda algumas particularidades do porto da cidade de Vitória (ES), objeto de sua pesquisa de doutorado. Flavia é professora do Curso de Graduação em Relações Internacionais e professora dos Mestrados em Sociologia Política e Arquitetura & Cidades na Universidade Vila Velha (UVV-ES); é consultora do Iports e Coordenadora do Observatório Cidade e Porto.

Oct 2020

45 min 56 sec

No episódio 41 do Urbanidades, João Freitas, Luma Mundin Costa e Nathalia Silva receberam Ynaê Lopes dos Santos para uma conversa sobre o texto “Global porque escravista: uma análise das dinâmicas urbanas do Rio de Janeiro entre 1790 e 1815”, publicado no início de 2020 pela revista Almanack. Professora pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Ynaê falou ainda de seus trabalhos anteriores com o tema das cidades escravistas, e a importância da divulgação pública e acessível dos estudos acadêmicos. Como uma de suas iniciativas, ela mantém a página no Instagram @nossos_passos_vem_de_longe , por meio da qual traz notícias sobre eventos e realiza um trabalho com biografias de mulheres e homens negros.

Sep 2020

47 min 41 sec

No episódio 40 do Urbanidades, João Freitas e Victoria Boim recebem Marta Arretche para conversar sobre o livro “As políticas da política: Desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT”, organizado por ela, em parceria com Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria. Aproveitamos para conversar também sobre o cenário atual das políticas de inclusão social e sobre a necessidade de ações ordenadas para combater a Covid-19. Marta Arretche é professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole. 

Sep 2020

42 min 42 sec

No episódio 39 do Urbanidades, Apoena Mano, João Freitas e Nathalia Silva recebem Ana Carolina Pádua Machado para conversar sobre sua dissertação “Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão São Paulo”. Em sua pesquisa, Ana explora como o antigo viaduto tem sido apropriado pela população como um espaço de lazer e também como atrativo turístico. Ana Carolina Pádua Machado é professora substituta do curso de Turismo (ECA/USP) e do curso de Gestão de Turismo do Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo.

Aug 2020

32 min 1 sec

No episódio 38 do Urbanidades, João Freitas, Juliana Oliveira e Nathalia Silva entrevistam Rafaela Goltara Souza, mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ), e jornalista graduada pela PUC Minas. Conversamos sobre sua dissertação de mestrado “‘Ribeirão das Trevas?' O skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre a cidade de Ribeirão das Neves”, que trata da apropriação e ressignificação de espaços pelo grupo de skate Just Crew em um centro urbano precarizado. Marcada por abrigar várias cadeias em seu perímetro, Ribeirão das Neves (MG), uma cidade-dormitório na periferia de Belo Horizonte, ganha outras cores na dissertação, a partir da vivência do Just Crew e dos relatos da autora.

Aug 2020

49 min

No episódio 37 do Urbanidades, Isis Fernandes, João Freitas, Luma Mundin Costa e Marcelo Vinturini recebem Gabriela Lotta, pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Gabriela Lotta também é professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). O foco da entrevista foi a pesquisa “A Pandemia de COVID-19 e os profissionais de saúde pública no Brasil”, cuja nota técnica da segunda fase foi divulgada no dia 30 de julho.

Aug 2020

47 min 53 sec

No episódio 36 do Urbanidades, João Freitas, Luma Mundin Costa e Marcelo Vinturini recebem Rogério Barbosa para conversar sobre o seu trabalho junto à Rede de Pesquisa Solidária. Composto por uma equipe multidisciplinar de mais de 50 pesquisadores, a rede tem divulgado notas técnicas periodicamente no intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade das políticas públicas do governo federal, dos governos estaduais e municipais que procuram atuar em meio à crise da COVID-19 para salvar vidas. Rogério Barbosa é bacharel em Ciências Sociais pela UFMG, mestre e doutor em Sociologia pela USP. É pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e está realizando pós-Doutorado no Departamento de Ciência Política da USP. Obs: Este episódio estava previsto para ser lançado no dia 24/07. Considerando a urgência do tema, optamos por adiantar sua publicação.

Jul 2020

43 min 18 sec

No episódio 35, Apoena Mano, Diego Peralta e João Freitas recebem o historiador Luiz Antônio Simas, para falar sobre o seu livro mais recente "O corpo encantado das ruas", que traz um olhar sensível e perspicaz sobre as coisas visíveis e invisíveis que habitam as ruas do Rio de Janeiro. Escritor, professor, compositor brasileiro e babalaô no culto de Ifá, Simas é também ganhador do prêmio Jabuti de 2016 com o livro “Dicionário da história social do samba”, escrito em parceria com Nei Lopes. Junto à jornalista Gabriela Moreira, comanda o podcast "Encruzilhadas" (Central3).

Jul 2020

49 min 16 sec

No episódio 34 do Urbanidades, Apoena Mano, João Freitas e Marcelo Vinturini recebem o Prof. Marcos Bau Carvalho para conversar sobre o livro "Reivindicações Urbanas E O Direito À Cidade: Perspectivas Populares de Londres E Do Salvador", organizado em parceria com o Julian Walker e a Ilinca Diaconescu. A versão digital em inglês e português está disponível no site da editora UCLpress.

Jun 2020

41 min 11 sec

No episódio 33 do Urbanidades, Apoena Mano, João Freitas e Luma Mundin Costa recebem a professora Renata Bichir para conversar sobre o papel do Sistema Único de Assistência Social durante a crise da COVID-19. Além de explicar como as políticas públicas tratam da questão da assistência social no Brasil, Renata analisa como a renda básica emergencial tem sido operacionalizada. Renata Bichir é professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Entre 2011 e 2013, foi coordenadora geral no Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão de Informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS).

Jun 2020

41 min 41 sec

No episódio 32 do Urbanidades, João Freitas e Luma Mundin Costa recebem o Prof. Adrian Gurza Lavalle para conversar sobre a situação dos conselhos gestores nos municípios brasileiros. Boa parte da conversa gira em torno do artigo que será em breve publicado pela Revista Brasileira de Ciências Sociais: "Conselhos e regimes de normatização – padrões decisórios em municípios de grande porte", de coautoria do entrevistado com Hellen Guicheney e Bruno Vello. Adrian é Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e pesquisador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), onde é coordenador do Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva (NDAC).

May 2020

44 min 53 sec

No episódio 31 do Urbanidades, Apoena Mano, Diego Peralta e João Freitas recebem Maria Alice Nogueira e Camila Moraes para conversar sobre o livro recém-publicado “Brazilian Mobilities”, que é parte da série Changing Mobilities. A obra registra como o Paradigma das Novas Mobilidades tem sido apropriado por diferentes pesquisadores, construindo uma perspectiva multifacetada e inovadora sobre temas como turismo, transportes, direitos sociais, publicidade, urbanismo, entre outros.

May 2020

38 min 36 sec

No episódio 30 do Urbanidades, Apoena Mano, João Freitas, Juliana Oliveira e Victoria Boim recebem a Prof.a Ursula Peres para conversar sobre as dificuldades fiscais dos entes subnacionais no contexto de combate ao Coronavírus. Ursula Peres é Professora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Mestrado em Mudança Social e Participação Política e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole - CEM/USP.

May 2020

47 min 29 sec

No episódio 29 do Urbanidades, Apoena Mano, Luma Mundin Costa e João Freitas recebem Luciana Andrade para conversar sobre sua pesquisa atual, em torno da hipersegregação e da gentrificação em bairros residenciais de Belo Horizonte/MG. 

Luciana Andrade é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas. Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela UFMG, doutorado em Sociologia pelo IUPERJ e pós-doutorado no Centre for Urban Studies da Universidade de Amsterdam.

Apr 2020

43 min 52 sec

No episódio 28 do Urbanidades, João Freitas e Juliana Oliveira recebem Márcio Valença para conversar sobre planejamento urbano e sua atuação à frente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Márcio Moraes Valença é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado pela University of Sussex, e pós-doutorado pela The London School of Economics and Political Sciences. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, ambos na UFRN.

Apr 2020

38 min 12 sec

No episódio 27, abrindo a segunda temporada do Urbanidades, Isis Fernandes, João Freitas, Luma Mundin Costa e Marcelo Vinturini recebem Eduardo Marques para conversar sobre o livro "As políticas do urbano em São Paulo". Eduardo Marques é professor titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador e diretor do Centro de Estudos da Metrópole (Cepid/Fapesp).

Mar 2020

47 min 12 sec

No último episódio desta série retrô, Bianca Freire-Medeiros conversa com Ludmila de Souza Maia sobre sua tese de doutorado "Viajantes de Saias: gênero, literatura e viagem em Adèle Toussaint-Samson e Nísia Floresta (Europa e Brasil, século XIX)", defendida em co-tutela na Rice University e na Universidade Estadual de Campinas.

Mar 2020

23 min 27 sec

No segundo episódio desta série especial de entrevistas, Bianca Freire-Medeiros recebe Lorraine Leu para conversar sobre o seu trabalho como editora do Journal of Latin American Cultural Studies. Na ocasião da entrevista, Lorraine estava escrevendo o livro "Defiant Geographies: Race and Urban Space in 1920s Rio de Janeiro", que já se encontra em pré-venda. Lorraine Leu é Associate Professor no Departamento de Espanhol e Português e também no Instituto de Estudos Latino Americanos da Universidade do Texas.

Feb 2020

28 min 5 sec

Antes de iniciarmos a segunda temporada do Urbanidades, em março, lançaremos entrevistas feitas ao longo de 2016, quando nosso podcast estava em fase embrionária. São entrevistas mais curtas e que foram conduzidas presencialmente pela coordenadora do UrbanData-Brasil, a Profa. Bianca Freire-Medeiros. Neste episódio, Gustavo Taniguti nos fala a respeito de sua tese de doutorado, defendida no PPG em Sociologia da USP, sob orientação da Profa. Nadya Guimarães. A pesquisa, que revela aspectos muito interessantes sobre a influência da migração japonesa na urbanização de São Paulo, foi recentemente lançada como livro, sob o título "Imigração, política e cultura: a trajetória empresarial da Cooperativa Agrícola de Cotia", com o selo da editora Annablume. Taniguti, professor visitante no Instituto Federal de Minas Gerais, realizou pós-doutorado na USP, com período de estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França).

Jan 2020

16 min 14 sec

No episódio 26 do Urbanidades, João Freitas, Juliana Oliveira e Nathalia Silva recebem o historiador João José Reis para conversar sobre a primeira greve do Brasil. Em 1857, os ganhadores - trabalhadores escravizados, libertos ou livres, todos africanos ou seus descendentes - paralisaram suas atividades após a Câmara Municipal impôr-lhes medidas duras relacionando arrocho fiscal e controle policial. João José Reis explora com precisão a complexa rede de relações econômicas, sociais e culturais engendradas na sociedade baiana do século XIX e que ajudam a explicar a herança paternalista e a desigualdade sócio-racial do Brasil do século XXI.

Dec 2019

1 hr 18 min

No episódio 25 do Urbanidades, João Freitas e Nathalia Silva recebem Leo Foletto (LabCidade), Conrado Ferrato (br cidades) e Rogério Quintanilha (Cidades Vísiveis) para conversar sobre a produção de podcasts sobre o tema urbano. Foi um programa bastante descontraído em que os convidados contam um pouco sobre os bastidores e desafios.

Dec 2019

1 hr 34 min

No episódio 24 do Urbanidades, Marcelo Vinturini e Nathalia Silva conversam com João Freitas sobre sua tese de doutorado "A Invenção da cidade inteligente Rio: uma análise do Centro de Operações Rio pela lente das mobilidades (2010-2016)". João expõe o contexto de sua pesquisa e tenta ilustrar os fatores que implicam a rápida difusão das políticas de smart city pelo mundo. Além disso, explica como o Paradigma das Novas Mobilidades foi útil para pensar no caso do Rio de Janeiro. João Freitas é Doutor e Mestre em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV) e bacharel em Turismo (UFF). Tem sido um importante colaborador do UrbanData-Brasil/CEM e é um dos idealizadores do podcast Urbanidades.

Nov 2019

1 hr 6 min

No episódio 23 do Urbanidades, Bruno Vieira Borges, João Freitas e Marcelo Vinturini recebem Fabio Mallart para conversar sobre sua tese de doutorado recém defendida “Findas linhas: circulações e confinamentos pelos subterrâneos de São Paulo”. Fábio explora com muita sensibilidade a situação das pessoas que atravessam espaços-tempos como cracolândia, prisões, unidades de internação da Fundação CASA, Centros de Atenção Psicossocial, manicômios judiciários e comunidades terapêuticas. Fábio é Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Antropologia Social e Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Nov 2019

59 min 48 sec

No episódio 22 do Urbanidades, João Freitas, Luma Mundin Costa e Victoria Boim recebem Mauro Amoroso para conversar sobre o artigo "A tropa e a cidade: a Polícia Militar no Rio de Janeiro durante a abertura e seus impactos negativos futuros para a consolidação de um universo de direitos para as favelas". Mauro compartilha um pouco sobre sua pesquisa historiográfica sobre a Polícia Militar, revelando algumas posturas e políticas que se refletem até os dias atuais. Mauro é Professor adjunto da FEBF/UERJ, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT). Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense, e doutorado em História pelo CPDOC/FGV. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Departamento de Sociologia da USP, onde desenvolve projeto de pesquisa com base no acervo do UrbanData-Brasil.

Nov 2019

40 min 22 sec

No episódio 21 do Urbanidades, João Freitas, Juliana Oliveira e Luma Mundin Costa recebem William Ribeiro para conversar sobre os esforços de pesquisa do ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias). William explica a importância de pensar na categoria de cidade média, entendendo suas particularidades e diferenças em relação à metrópole. William fala ainda sobre suas pesquisas individuais que envolvem as mudanças sociais e espaciais promovidas pela presença do shopping center. William Ribeiro é professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Visiting Researcher na City University of New York (CUNY), nos Estados Unidos para estudos de Pós-doutoramento.

Oct 2019

1 hr 9 min

No episódio 20 do Urbanidades, João Freitas, Juliana Oliveira e Marcelo Vinturini recebem Silvia Monnerat e Cleiton Vieira para conversarem sobre o dossiê "Contextos Urbanos na perspectiva das Ciências Sociais", publicado pela revista Argumentos, Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes. Nesta entrevista, os pesquisadores tecem o fio que costura todo este dossiê, destacando a pertinência da Antropologia Social para decodificar diferentes processos e tensões do mundo urbano.

Oct 2019

57 min 21 sec

No episódio 19 do Urbanidades, João Freitas, Luma Mundin Costa, Marcelo Vinturini e Nathalia Silva recebem Fraya Frehse para conversar sobre o dossiê "Pensar a cidade (no Brasil): espaços e tempos", organizado por ela em parceria com Julia O'Donnell (IFCS/UFRJ), publicado pela revista Tempo Social (USP) no primeiro semestre de 2019. Além de explorar as questões epistemológicas que balizaram os artigos que compõem o dossiê, Fraya analisa a sua trajetória acadêmica e compartilha algumas experiências de campo. Fraya Frehse é professora livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo na área de Sociologia da Cidade, do Espaço e da Vida Cotidiana.

Oct 2019

1 hr 5 min

No episódio 18 do Urbanidades, João Freitas, Marcelo Vinturini e Nathalia Silva recebem a Ludmila Ribeiro para conversar sobre as iniciativas de pesquisa do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), sediado na Universidade Federal de Minas Gerais. Além de contextualizar as pesquisas realizadas pelo Centro desde meados da década de 1990, Ludmila compartilha conosco alguns resultados das pesquisas que participou, salientando vieses sexistas da justiça criminal. Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro é Professora adjunta do Departamento de Sociologia (DSO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009), com estágio na University of Florida (2007/2008), mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2003), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2001).

Oct 2019

1 hr 10 min

No episódio 17 do Urbanidades, João Freitas e Juliana Oliveira recebem Maria Fernanda Derntl para conversar sobre os dois volumes do "Dossiê Brasília", editado por ela e publicado pela URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, da Unicamp. Ela comenta sobre as diferentes perspectivas que os autores dos artigos se apropriam para olhar para Brasília, bem como explicita como foi o processo de curadoria e organização destes trabalhos. Maria Fernanda Derntl é professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Delft, Holanda (2018).

Sep 2019

44 min 4 sec

No episódio 16 do Urbanidades, João Freitas e Juliana Oliveira recebem Victor Callil para conversar sobre a pesquisa desenvolvida pelo CEBRAP: "O impacto social do uso da bicicleta no Rio de Janeiro". Victor apresenta um pouco do CEBRAP e compartilha os resultados dos esforços do Centro de Pesquisa em torno da mobilidade urbana, principalmente em relação ao uso da bicicleta.

Sep 2019

1 hr 18 min