Dr. Rodrigo Ferrarese

Dr. Rodrigo Ferrarese

Sou o Dr. Rodrigo Ferrarese, ginecologista, obstetra, ativista das causas das mulheres e defensor de uma medicina que vê a paciente como um todo.

Aqui, trago assuntos relacionados à ginecologia e obstetrícia, além de reflexões sobre medicina e humanidade.

All Episodes

Já ouviu falar em "blind date"? São aqueles encontros arranjados, em que você só fica conhecendo a pessoa no dia - é o tal "encontro às escuras", em bom português. Normalmente é um amigo que indica aquela pessoa que "combina com você", mas também há empresas que organizam esse match (que, claro, pode ser um desastre). Aqui, te convido a pensar se você não tem escolhido seus médicos "às escuras" e dou dicas para saber identificar um profissional de qualidade - ou, pelo menos, com maiores chances de um match perfeito.

Jun 2020

4 min 18 sec

Sim, a morte é o destino de todo mundo. Isso nao significa que ela é menos dolorida, menos perda, menos fim. Mais ainda, isso não nos faz deixar de tentar sobreviver sempre, seja segurando o corrimão ao descer uma escada, seja enfrentando longos e duros tratamentos para se curar de uma doença. Mesmo sabendo que vamos morrer um dia, lutamos bravamente todos os dias para que esse momento demore a chegar. E que bom! Vamos seguir lutando.

Jun 2020

3 min 42 sec

Será que é TPM? Quais os sintomas da famigerada tensão pré-menstrual? O que é normal e o que não é? Tem tratamento? Aqui, algumas coisas que gostaria de falar para as mulheres sobre TPM. A primeira delas? Não tenha medo, nem vergonha da sua TPM :)

Apr 2020

5 min 46 sec

Desde que a pandemia do coronavírus chegou de fato ao Brasil, muitos me perguntam sobre uma possível histeria ou, ainda, falta de preocupação suficiente em relação à COVID-19. Neste episódio, comento minha percepção.

Apr 2020

3 min 21 sec

Neste segundo podcast, proponho um exercício de imaginação. Se o seu corpo é a sua casa, é importante pensar na vagina como um cômodo muito especial, que não deve ser esquecido ou fechado e que precisa de cuidados específicos.

Mar 2020

6 min 54 sec

Gostaria, neste que é meu primeiro podcast, de propor uma reflexão sobre nosso processo evolutivo. Quantas partes do nosso corpo foram uma vez assenciais e hoje, com o advento da tecnologia, perderam sua funcionalidade. Porque um simples cobertor é tecnologia. Pensar em usar peles de animais para se proteger, depois criar ovelhas e trabalhar a sua lã, e então desenvolver tramas para unir os fios até termos um cobertor quentinho... trata-se de uma tecnologia que tornou o excesso de pelos algo desnecessário.  Mas a evolução também é vista em nosso comportamento. Nossa agressividade, por exemplo, tão fundamental ao lidar com animais e tribos rivais, hoje... será mesmo que precisamos tanto dela? Ou há formas menos violentas e mais eficazes de se relacionar com as pessoas ao nosso redor? Eu sou o Dr. Rodrigo Ferrarese, ginecologista, obstetra, ativista das causas das mulheres e defensor da medicina que vê a paciente como um todo.

Feb 2020

7 min 10 sec