Trinta por uma linha

Afonso Eça, João Tiago Gaspar e José Maria Pimentel

Podcast de debate entre três «indivíduos na casa dos trinta» – Afonso Eça, João Tiago Gaspar e José Maria Pimentel – que se juntam para discutir assuntos políticos e económicos «sem partidarites nem salamaleques». Os autores assumem-se como liberais, embora discordem quanto ao significado desse rótulo, mas não abdicam sua independência. Os episódios são disponibilizados quinzenalmente (agora em parceria com o ECO).

-> Afonso Eça: Nascido em 1987, natural de Lisboa. É empreendedor na área de fintech, sendo um dos administradores da Raize (plataforma de financiamento colaborativo). É também professor convidado na Nova SBE onde lecciona diversas cadeiras do mestrado de Finanças. Na gíria do comentário, em Portugal, seria apelidado de “neoliberal”, mas julga-se apenas um convicto liberal clássico.

All Episodes

Esta semana discutimos as visões opostas sobre o desfecho da COP26 e a crise humanitária fabricada por Lukashenko na fronteira com a União Europeia. Venham daí!

Nov 23

47 min 1 sec

No episódio desta semana, mergulhámos no pântano e discutimos a dissolução da Assembleia da República, quem pode ganhar ou perder mais com a crise política e o que vai acontecer no PSD. Venham daí e mergulhem connosco!

Nov 9

52 min 45 sec

No episódio desta semana falamos sobre o próximo 007. Em paralelo, discutimos o futuro da geringonça, eventuais eleições legislativas e a capacidade de Paulo Rangel para relançar o PSD.

Oct 25

44 min 8 sec

Esta semana -- a pretexto das denúncias sobre o Facebook -- discutimos os perigos e os benefícios das redes sociais e se faz sentido regulá-las

Oct 12

1 hr

Neste episódio contamos com a presença do Pedro Magalhães para o rescaldo das autárquicas: sondagens e resultados.

Sep 29

1 hr 10 min

Esta semana aproveitámos o provincianismo de alguns juízes do Tribunal Constitucional para falarmos de descentralização, regionalização e poder local. E ainda tivemos tempo para responder à mais perene de todas as grandes questões da humanidade: Messi ou Ronaldo? Venham daí!

Sep 21

52 min 18 sec

Esta semana discutimos o Congresso do PS (dos herdeiros de António Costa ao baptismo de Marta Temido) e ainda comentámos o debate entre candidatos à CML. Venham daí!

Sep 6

56 min 46 sec

No episódio desta semana discutimos temas tão fracturantes quanto: a nova corrida ao Espaço dos bilionários, sondagens eleitorais diversas e...os dilemas que um bollycao pode colocar. Venham daí. 

Jul 27

52 min 36 sec

No episódio desta semana discutimos a insustentável fraqueza das nossas elites políticas e económicas à boleia de Berardo e Vieira. Desfrutem e… “boa continuação".

Jul 12

55 min 5 sec

Esta semana discutimos a vida social dos millennials, a cedência de dados à Google pelos sites do Estado e a "neutralidade" da UE face ao regime de Orbán.

Jun 28

45 min 30 sec

Nesta semana, inaugurámos uma rubrica em que, por uma vez, discutimos as grandes questões da humanidade. No resto do episódio, abordámos dois temas de menor importância: o caso Medina-gate e o acordo do G7 para a taxação de multinacionais. Venham daí!

Jun 14

42 min 19 sec

Esta semana medimos o pulso à direita e à esquerda. O que levou à tribalização da direita? A união das esquerdas veio para ficar? Estamos destinados a ser governados pelo PS? E será que a aversão da direita ao PS faz sentido?

Jun 4

54 min 48 sec

Esta semana convidámos o António Leitão Amaro para reflectir connosco sobre a Assembleia da República: a ligação entre eleitores e eleitos, o escrutínio do Governo pela oposição, o trabalho parlamentar e eventuais reformas. 

May 17

59 min 34 sec

No episódio desta semana convidámos o Amílcar Moreira, especialista em políticas sociais, para nos ajudar a reflectir sobre "a saúde" do Estado-providência e a equacionar eventuais reformas.

May 3

1 hr 8 min

No episódio desta semana convidámos a Adriana Cardoso para discutir o processo de vacinação: as hesitações a propósito das vacinas da AstraZeneca e da Janssen, os atrasos na produção, o papel dos reguladores em tudo isto e a desinformação do costume.

Apr 19

56 min 25 sec

Esta semana convidámos a Mónica Vieira para discutir educação: os impactos da pandemia na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, eventuais soluções e desafios do sistema de ensino nos próximos anos.

Apr 5

1 hr 7 min

Esta semana convidámos o Miguel Faria e Castro para discutirmos o PRR e as possibilidades de crescimento da economia portuguesa.

Mar 22

1 hr

Esta semana discutimos a candidatura de Carlos Moedas à CML, a pronuncia correcta da palavra ‘Gulbenkian’ e as implicações das autárquicas de 2021 no futuro do centro-direita.

Mar 8

56 min 47 sec

Esta semana foi marcada por 4 polémicas em torno de assuntos e de indivíduos bastante diversos, uns mais conhecidos do que outros, que acabaram por trazer a liberdade de expressão, por um lado, e a radicalização do espaço público, por outro, para a ordem do dia. A saber: Ricardo Araújo Pereira; o Presidente do Tribunal Constitucional (João Caupers); o activista Mamadou Ba; e o rapper catalão Pablo Hásel. Sendo nós três bons rapazes que muito apreciam os valores da democracia liberal, decidimos que valia a pena discutir cada uma destas celeumas e, pelo caminho, tentar perceber os motivos pelos quais começa a ser difícil manter uma conversa civilizada com quem quer que seja sobre todo e qualquer assunto. Começando pela primeira polémica da semana, consta que no último episódio do “Isto é gozar com quem trabalha”, o Ricardo Araújo Pereira ousou troçar do plano de vacinação do governo e da Juventude Socialista. Consequentemente, foram prontamente criadas duas trincheiras digitais. De um lado estavam os que acham que o Ricardo é um perigoso fascista (vendido ao grande capital), do outro os que consideram que o Ricardo é, e será sempre, um perigoso comunista. A julgar pelas redes sociais, que são um local pouco recomendável, não há outra hipótese. Ou se está do lado dos fascistas ou se está do lado dos comunistas. No entanto, se analisarmos os resultados eleitorais ou as audiências do programa do Ricardo, ficamos com a sensação de que há toda uma maioria silenciosa que não é uma coisa nem outra. 

Feb 22

50 min 30 sec

O que defende o liberalismo? É de esquerda ou de direita? Porque é que os valores liberais nunca vingaram totalmente em PT? Como se deve posicionar um partido liberal (em particular, em PT)?  

Feb 8

1 hr 3 min

Primeiro episódio do 30+1, uma serie paralela do Trinta em que convidamos pessoas que realmente percebem dos assuntos que aqui discutimos (ainda agora começamos e já temos o 1º spin-off). Hoje, retomamos um tema que abordámos ao de leve no episódio #5, o voto obrigatório. Esse episódio teve uma recomendação de leitura do João Tiago, e aproveitamos essa deixa para convidar uma das co-autoras desse estudo para se juntar a nós, a Marta Vicente. A Marta é docente de direito constitucional e de direitos fundamentais na escola do porto da faculdade de direito da UNiversidade catolica portuguesa. Foi assessora do gabinete de juizes do Tribunal constitucional entre 2012 e 2015, e é coautora da obra “abstenção e participacão eleitoral em Portugal: diagnostico e hipóteses de reforma”. Portanto, melhor convidada era impossível.

Feb 1

54 min 36 sec

Quem ganhou, quem perdeu, impacto da abstenção, implicações para os partidos do espectro parlamentar, perspectivas para o 2º mandato de MRS

Jan 25

54 min 29 sec

O novo formato de debates curtos A figura do/a presidente no nosso regime semipresidencialista Quem tem estado melhor e pior nos debates Prognósticos para dia 24 de janeiro

Jan 11

54 min 29 sec

Pós-OE & Pandemia (2ª vaga, medidas do governo e futuro plano de vacinação)

Nov 2020

47 min 57 sec

Recap das eleições nos EUA, como lidar com os movimentos populistas e com o Chega em particular.

Nov 2020

48 min 27 sec