P24

PÚBLICO

De segunda a sexta às 7h: Antes de tudo: P24. O dia começa aqui.

All Episodes

O ministro Eduardo Cabrita anunciou a sua demissão. Depois de meses de polémicas acumuladas, o governante informou ao final da tarde desta sexta-feira que entregou a sua carta de demissão ao primeiro-ministro para não prejudicar o Governo. Minutos depois de terminar a sua declaração, António Costa confirmou que aceitou o pedido de demissão do governante. Neste P24 ouvimos a análise do director-adjunto do PÚBLICO David Pontes.

Dec 3

8 min 9 sec

Face ao agravamento da situação pandémica e às novas regras em vigor desde quarta-feira, a população tem acorrido em massa às farmácias onde os rastreios são gratuitos – e onde, por isso, já é difícil conseguir uma vaga. Em Lisboa os postos de testagem junto a locais de diversão nocturna não abriram nesta quinta-feira, ao contrário do que estava prometido. Neste P24 ouvimos a jornalista Cristiana Faria Moreira.

Dec 3

8 min 32 sec

O director nacional adjunto da Polícia Judiciária, Carlos Farinha, não defende alterações legislativas para fazer face aos predadores sexuais de menores. O que faz falta “é uma melhor aplicação da lei”, diz. Neste P24 ouvimos um excerto da entrevista PÚBLICO/Rádio Renascença.

Dec 2

11 min 31 sec

Em entrevista ao PÚBLICO, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que pouco se sabe sobre a nova variante e o seu comportamento, mas garante que, para já, os casos estão circunscritos a um surto. Cafu Phete, médio sul-africano do Belenenses SAD que regressou recentemente da África do Sul, foi a ponta do novelo puxado nos últimos dias. A entrevista foi realizada pela jornalista Filipa Almeida Mendes.

Nov 30

11 min 24 sec

Foi uma noite de volte-face nas directas do PSD: Paulo Rangel, que tinha o apoio do aparelho, saiu derrotado, ao obter 47,57% dos votos, Rui Rio conseguiu vencer as eleições, com 52,43% dos votos, e ser reeleito para o terceiro mandato à frente do partido. Com este cenário, o PS pode vir a socorrer-se do apoio do PSD de Rio em nome da estabilidade num pós-legislativas e a Iniciativa Liberal pode recolher parte dos apoiantes de Rangel. Neste P24 há espaço para análise da jornalista Ana Sá Lopes.

Nov 28

9 min 46 sec

Neste P24, as alunas de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social Beatriz Valente e Joana Nunes dão a conhecer a realidade do cinema independente feito em Portugal. Com poucos recursos, a paixão pelo cinema faz com que a escolha seja continuar. Esta é uma reportagem que pode ouvir na íntegra no Repórter 360.

Nov 26

9 min 41 sec

O ministro das Finanças, João Leão, explica que não devem existir restrições às actividades económicas no âmbito das medidas de contenção da pandemia e assume, em entrevista ao PÚBLICO/Renascença,  que “há margem para actualizar o salário dos funcionários públicos de acordo com o valor da inflação”. O aumento deverá ser de 0,9%.

Nov 25

13 min

18 anos depois de se estrear em Portugal, a gigante dos voos low cost Ryanair vai chegar ao grande aeroporto português que lhe faltava: o do Funchal, que será uma nova base operacional da companhia a partir de Março. Neste P24 ouvimos o jornalista Luís J. Santos.

Nov 24

6 min 11 sec

A missão DART quer embater contra um asteróide para provar que é possível, se preciso for, desviá-lo da sua rota. É o primeiro teste de defesa planetária da Terra promovido pela NASA. Neste P24 ouvimos a jornalista Andrea Cunha Freitas.

Nov 23

7 min 24 sec

Escolhemos seis questões que determinam o futuro do PSD e sobre elas questionámos os dois candidatos a presidente do partido, Rui Rio e Paulo Rangel, numa eleição que terá lugar a 27 de Novembro.

Nov 22

10 min 44 sec

É líder do PSD desde 2018 e sê-lo-á até pelo menos 27 de Novembro, dia das eleições internas do partido. Aos 64 anos, Rui Fernando da Silva Rio estava pronto para concorrer a legislativas pela segunda vez quando Paulo Rangel se atravessou no seu caminho. Neste P24 ouvimos um excerto da entrevista a Rui Rio, numa entrevista conduzida por Sónia Sapage e Sofia Rodrigues.

Nov 19

11 min 53 sec

André Ventura anunciou nesta quarta-feira que vai dar instruções para o Chega retirar o apoio ao Governo Regional dos Açores. Quais as consequências da decisão? O executivo liderado por Bolieiro pode cair? Neste P24 ouvimos o correspondente do PÚBLICO nos Açores, Rui Pedro Paiva.

Nov 18

8 min 53 sec

O número de doentes nos hospitais sobe há dez dias consecutivos, mas está longe dos “picos” da pandemia por causa da vacinação. Devemos agora pensar em aumentar as restrições em vigor? Pergunta que é respondida pelo epidemiologista Manuel Carmo Gomes, e o professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa Tiago Correia.

Nov 17

9 min 21 sec

Um relatório da Agência Europeia do Ambiente, divulgado esta segunda-feira, expõe os riscos da poluição por partículas finas que terá causado um total de 307 mil mortes na União Europeia em 2019, perto de seis mil em Portugal. Neste P24 ouvimos a jornalista Andrea Cunha Freitas.

Nov 16

6 min 57 sec

Milhares de migrantes encontram-se junto à fronteira da Polónia com a Bielorrússia, presos no meio de uma crise que a União Europeia descreve como um “ataque híbrido” orquestrado por Minsk ao encorajar as pessoas, muitas vindas do Médio Oriente, a entrarem em solo europeu para pressionar o bloco europeu. Neste P24 ouvimos a jornalista Diana Baptista Vicente.

Nov 15

6 min 47 sec

Ao todo há 22 grupos de trabalho a negociar o que será, se resultar, a primeira coligação “semáforo” na Alemanha. As atenções centram-se na figura que poderá ocupar as Finanças: liberais ou Verdes? Neste P24 ouvimos a jornalista Maria João Guimarães, que também nos actualiza sobre a evolução dos casos da covid-19 na Alemanha.

Nov 12

13 min 1 sec

Jorge Cordeiro, membro da comissão política do PCP e um dos elementos da equipa de negociação do Orçamento do Estado (OE) com o Governo, está convencido de que António Costa fez bluff nessas negociações porque queria eleições legislativas antecipadas, como diz em entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença que, neste P24, ouvimos em excerto.

Nov 11

13 min 50 sec

O Autovoucher arrancou nesta quarta-feira. O desconto é accionado com gasto mínimo no posto de abastecimento, mas esse limiar é de apenas um cêntimo permitindo a utilização também por quem não vai abastecer o seu veículo. Neste P24 ouvimos o jornalista Pedro Crisóstomo.

Nov 10

7 min 6 sec

Está em investigação uma rede criminosa, com ligações internacionais, que se dedica a obter proveitos ilícitos através de contrabando de diamantes e ouro, tráfico de estupefacientes, contrafacção e passagem de moeda falsa, acessos ilegítimos e burlas informáticas, tendo por objectivo o branqueamento de capitais. Este esquema, com origem em militares destacados para a missão da ONU na República Centro-Africana​, já era conhecido das autoridades desde 2019. Neste P24 ouvimos a jornalista Sónia Trigueirão.

Nov 9

4 min 2 sec

O líder do PSD, Rui Rio, defendeu que as eleições directas fossem abertas a todos os militantes activos sem quotas pagas, mas a proposta esbarrou nos apoiantes de Paulo Rangel no Conselho Nacional deste sábado. Só a data do congresso, entre os dias 17 e 19 de Dezembro, foi consensual e acabou por ser aprovada. Neste P24 ouvimos a jornalista Sofia Rodrigues.

Nov 8

7 min 39 sec

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou formalmente nesta quinta-feira ao país a dissolução da Assembleia da República. Neste P24 ouvimos a análise de Ana Sá Lopes.

Nov 4

9 min 6 sec

O Parlamento vai discutir e votar novamente a lei da eutanásia nesta quinta-feira, mais de um quarto de século depois de se ter iniciado o debate em Portugal. É esta a hora da despenalização da eutanásia? Neste P24 ouvimos a jornalista Maria do Céu Lopes.

Nov 4

10 min 57 sec

Está a decorrer em Glasgow, na Escócia, a COP26. A Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas volta a acontecer com novas promessas de acção. Mas têm estas cimeiras sido eficazes? E o que se espera desta COP26? Temas para a conversa com a jornalista Patrícia Carvalho neste P24.

Nov 3

6 min 16 sec

Neste P24, as alunas de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social Joana Simões e Margarida Alves dão a conhecer algumas relações amorosas que são alvo de preconceito numa reportagem que pode ouvir na íntegra no Repórter 360.

Nov 2

8 min 36 sec

Na cimeira ibérica desta quinta-feira, o Governo português voltou a afirmar o compromisso de ligar Évora a Elvas até ao final de 2023, permitindo uma conexão rápida com a Estremadura e com Madrid. Mas, no resto do território, sobram exemplos que mostram o atraso nas ligações entre os dois países e como Portugal não é prioridade para Espanha em matéria ferroviária. Neste P24 ouvimos o jornalista Carlos Cipriano.

Oct 29

11 min 59 sec

Com o Orçamento de Estado chumbado, o cenário que se perspectiva são eleições legislativas antecipadas. Depois da derrota na Assembleia da República é hora do Partido Socialista repensar a sua liderança? É tema para análise neste P24 com a jornalista Ana Sá Lopes.

Oct 28

13 min 20 sec

Envolveram-se nas greves estudantis – as da crise académica de 62, não as da crise climática. Ainda se lembram de um tempo em que as associações estavam proibidas, que não havia água potável nas torneiras e a indústria deixava o ar irrespirável. Foram os jovens da geração que lançou à terra as primeiras sementes do ambientalismo em Portugal. Neste episódio do P24 conversamos com a jornalista Inês Chaíça sobre a reportagem que revisitou alguns dos históricos da luta climática em Portugal.

Oct 27

11 min 5 sec

A ameaça de crise política, motivada por um possível chumbo do Orçamento de Estado, deixa no ar a realização de eleições legislativas antecipadas no início do próximo ano. Neste P24 ouvimos o jornalista David Santiago.

Oct 26

9 min 24 sec

Há um ano os açoreanos foram às urnas e o resultado foi o fim do ciclo político liderado pelo Partido Socialista. Com uma “geringonça de direita” foram várias as mudanças, mas paira a ameaça de instabilidade devido à polémica em torno das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e à ameaça da Iniciativa Liberal em romper o acordo que suporta o Governo.

Oct 25

13 min 23 sec

Um território disputado e um povo em autogestão numa terra sem recursos, neste P24 conhecemos um pouco da história do Sara Ocidental com a enviada especial do PÚBLICO, Sofia Lorena.

Oct 22

12 min 56 sec

Nuno Melo vai defrontar em congresso, pela primeira vez, o actual líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos. Neste P24 ouvimos um excerto da entrevista Hora da Verdade PÚBLICO/Rádio Renascença.

Oct 21

10 min 4 sec

O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Covid-19 no Brasil e a actuação de Bolsonaro na gestão da pandemia deverá apontar directamente culpas ao Presidente. Consequências? Conhecemo-las com o jornalista João Ruela Ribeiro.

Oct 20

8 min 22 sec

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, entrou em erupção há um mês. Neste P24 voltamos a falar com José Pacheco, director do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores, sobre se a actividade eruptiva do vulcão está a cumprir os padrões esperados ou se está a surpreender os cientistas.

Oct 19

9 min 9 sec

Fizemos a mesma pergunta a quatro jornalistas do PÚBLICO: Qual a probabilidade de uma crise política originada pela rejeição deste Orçamento de Estado? Neste P24 ouvimos as respostas de São José Almeida, Liliana Borges, Sónia Sapage e David Pontes.

Oct 18

21 min 23 sec

A falta de microchips está a afectar vários sectores económicos a nível mundial e a encarecer o preço dos equipamentos electrónicos. A poucas semanas do pico de consumo provocado pelo Natal fica o aviso: pode não haver stocks suficientes. Neste P24 ouvimos o jornalista Victor Ferreira.

Oct 15

9 min 38 sec

Na semana da entrega do Orçamento de Estado para 2022, a entrevista PÚBLICO/Rádio Renascença é à ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Neste P24 ouvimos um excerto.

Oct 14

11 min 27 sec

O xadrez orçamental vai obrigar o Governo a duas semanas de negociações mais duras do que em anos anteriores antes da votação na generalidade. Mas que novidades traz este OE em relação aos anos anteriores? É isso que sabemos com o editor de economia do PÚBLICO, Pedro Ferreira Esteves.

Oct 13

18 min 23 sec

A crise aberta pela decisão do Tribunal Constitucional polaco de não reconhecer o primado do direito europeu é o culminar de anos de forte tensão entre Varsóvia e Bruxelas. Neste P24 percebemos o que está em causa e quais as possíveis consequências com a correspondente do PÚBLICO em Bruxelas, Rita Siza.

Oct 12

13 min 49 sec

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 é entregue no Parlamento nesta segunda-feira. E, em alguns temas, será um esboço de medidas a serem afinadas durante as negociações parlamentares que se vão seguir. Neste P24 ouvimos o editor de economia do PÚBLICO, Pedro Ferreira Esteves.

Oct 11

14 min 27 sec

O escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah é o 118.º vencedor do Nobel da Literatura, um prémio para o modo como tem escrito sobre o desenraizamento e os efeitos da colonização numa perspectiva eurodescentrada. Uma decisão tão política quanto literária e que mais uma vez levou a um rasgar de todas as listas de potenciais favoritos, segundo nos conta neste P24 a jornalista Isabel Lucas.

Oct 8

9 min 18 sec

Aquele que será o coordenador do Grupo de Projecto criado pelo Governo para as Jornadas Mundiais da Juventude que vão decorrer em Lisboa em 2023, José Sá Fernandes, diz que, no espaço que junta as duas margens do rio Trancão entre Lisboa e Loures, os preparativos estão a ser pensados para serem acolhidos até três milhões de jovens. Em entrevista ao PÚBLICO/Rádio Renascença, José Sá Fernandes afirma que, depois de retirados os contentores, "muito dificilmente" o parque central voltará a vê-los.

Oct 7

12 min 1 sec

Para assinalar o regresso do programa "Conversas Urbanas", ouvimos neste P24 um excerto onde falámos das cidades que Carlos Moedas e Rui Moreira prometeram aos lisboetas e aos portuenses, com os jornalistas João Pedro Pincha e André Borges Vieira.

Oct 6

17 min 58 sec

Depois de umas eleições autárquicas marcadas pela participação de pouco mais de metade do censo, representando 5 milhões de portugueses, percebemos se os números elevados da abstenção estão inflacionados por falhas nos cadernos eleitorais. Este P24 conta com a jornalista Natália Faria.

Oct 4

7 min 3 sec

O caso João Rendeiro voltou a expor as ineficiências da justiça portuguesa. Neste P24 ouvimos o consultor em advocacia social, governança e anticorrupção João Paulo Batalha.

Oct 1

10 min 31 sec

Nesta quinta-feira, o preço máximo da electricidade no mercado ibérico vai chegar aos 221€ o megawatt/hora. Neste P24 percebemos com a jornalista Ana Brito o que explica este aumento de preços.

Sep 30

12 min 54 sec

As sondagens indicam que a maioria dos alemães quer que o chanceler seja Scholz (do SPD) e que a coligação inclua SPD (centro-esquerda), Verdes e liberais, mas será possível a coligação semáforo? Neste P24 vamos até à Alemanha com a jornalista Maria João Guimarães para perceber como estão a correr as negociações para o novo executivo.

Sep 29

11 min 1 sec

Depois da vitória de Carlos Moedas em Lisboa e das conquistas do PSD em cidades importantes como Coimbra ou Portalegre, os críticos da liderança de Rui Rio remeteram-se ao silêncio. Que lugar há para os críticos depois deste resultado? E é possível à direita governar a cidade de Lisboa com uma maioria de vereadores à esquerda? Perguntas para serem respondidas nesta edição do P24 pela editora executiva do PÚBLICO Helena Pereira.

Sep 28

14 min 8 sec

Entre as redacções do PÚBLICO em Lisboa e Porto e a nossa enviada em Berlim, Maria João Guimarães, este P24 traz os sons e a análise de uma noite eleitoral entre Portugal e a Alemanha cujas consequências vão perdurar nos próximos tempos. Sobre os resultados das eleições autárquicas contamos com a análise de David Pontes e de Ana Sá Lopes.

Sep 27

23 min 23 sec

A Expo 2020 arranca já na próxima semana e é tema de destaque na edição da Fugas deste sábado. Neste P24 ouvimos a editora da Fugas, Sandra Silva Costa, sobre a exposição universal dos Emirados Árabes Unidos. 

Sep 24

11 min 21 sec

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, ofereceu 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, em vez do PS, mas com uma condição: tinham de fotografar o boletim de voto com a cruz no movimento independente NAU. Neste P24 ouvimos o relato da jornalista Margarida Gomes.

Sep 23

4 min 21 sec