Rádio Servidor

SISMUC, SISMMAC, SIFAR & SISMMAR

A Rádio Servidor é um canal de divulgação de notícias e denúncias produzido pelos sindicatos SISMUC e SISMMAC (de Curitiba), SIFAR e SISMMAR (de Araucária). Além de ampliar o alcance das denúncias realizadas por servidores públicos sobre suas condições de trabalho através do "Fala, Servidor!", os sindicatos também produzem um boletim de notícias e conjuntura, o "Diário de Lutas". Coloque os fones de ouvido e vamos juntos incentivar a informação, a organização e a cobrança por melhores condições de trabalho para os servidores!

All Episodes

A orientação para retorno imediato ao trabalho após o teste rápido, que tem grandes chances de ter um resultado falso negativo, e a redução do tempo de licença em caso de sintomas persistentes colocam a vida de trabalhadores em risco.  Na edição do podcast Fala, servidor de 30 de agosto, o SISMUC e o SISMMAC abordam os problemas e a falta de ação da perícia médica a partir de denúncia anônima de uma servidora.

Aug 30

4 min 15 sec

O desgoverno Greca quer confiscar o salário dos aposentados! A gestão tenta impor a Reforma da Previdência de Guedes e Bolsonaro em Curitiba. Essa reforma vai afetar todos os servidores municipais, mas especialmente os aposentados com menores salários. O Projeto de Lei foi enviado à Câmara dos Vereadores nesta terça-feira (24) e, se aprovado, aplica o aumento de idade para aposentadoria para todos os servidores da ativa, inclusive o magistério. Além disso, confisca uma parcela do salário de todos os aposentados que recebem acima de um salário mínimo. 

Aug 27

3 min 28 sec

Junto com a comunidade defendemos a importância do serviço público, dos servidores e dos direitos que foram duramente conquistados pelos trabalhadores. É necessário ir às ruas e mostrar nossa indignação com a Reforma Administrativa!

Aug 26

3 min 10 sec

A PEC 32, ou Reforma Administrativa, quer atacar direitos e criar novas formas de contratação de servidores, como o vínculo por prazo determinado e o de experiência, uma espécie de trainee do estado. No episódio 3 do Diário de Lutas, explicamos os cinco tipos de contratação de servidores que o governo quer implementar.

Aug 18

4 min 27 sec

Guedes, Bolsonaro e sua turma defendem que a reforma vai trazer mais agilidade aos serviços oferecidos pelo governo. Só que, na verdade, as mudanças que eles querem implementar fazem justamente o contrário. A PEC 32 abre caminhos para que o serviço público vire cabide de empregos dos aliados políticos daqueles que ocupam o poder! O segundo podcast da série sobre a Reforma Administrativa, produzido pelos sindicatos SIFAR e SISMMAR de Araucária, SISMUC e SISMMAC de Curitiba explica os principais ataques que todo trabalhador deve saber sobre a reforma administrativa.

Aug 2

4 min 14 sec

A maioria dos brasileiros não conhece a proposta da PEC 32, a reforma administrativa, um ataque que quer acabar com os serviços públicos.  A desinformação é uma estratégia do governo federal para provar ataques que prejudicam os trabalhadores! Por isso, nesse novo quadro da Rádio Servidor, vamos explicar os principais pontos que todo trabalhador deve saber sobre a reforma administrativa.

Aug 2

3 min 33 sec

Vereadores de Curitiba são alvo de denúncias de nepotismo na Câmara Municipal. Aliados e apoiadores da gestão Greca, os vereadores empregam parentes em cargos comissionados. Cabos eleitorais dos vereadores envolvidos têm tentado silenciar as denúncias. Vereadores que colocam os próprios interesses acima dos da população devem perder os mandatos. Servidoras e servidores estão cansados de tanta impunidade e dos conluios políticos do prefeito e seus aliados!

Jul 2

6 min 42 sec

A gestão Greca tem tentado pintar uma situação que não existe. Se hoje Curitiba está num patamar mais estável com relação à pandemia, é resultado da luta diária dos trabalhadores da linha de frente. Os relatos de problemas nos locais de trabalho continuam chegando toda semana. Não queremos viver numa cidade de faz de conta, queremos uma gestão que se preocupe de verdade com a saúde dos servidores e da população. Vaza, Greca! 

Jul 2

4 min 20 sec

Com mais de 1200 mortos, Curitiba retorna à bandeira amarela. A cada dia aumenta a pressão para a retomada das aulas presenciais, mesmo sem a garantia de segurança para professores e alunos. A Secretaria de Saúde parece não ter qualquer noção da realidade na cidade, diferente da população: 87% dos pais são contrários ao retorno presencial. Sem infraestrutura ou trabalhadores suficientes, é impossível garantir os protocolos sanitários dessa nova realidade. SISMUC e SISMMAC continuam defendendo os servidores da educação, ao lado da segurança e da vida dos trabalhadores!

Jul 1

6 min 11 sec

Depois de denúncias de afastamento de trabalhadores, o SISMUC entrou em contato com a chefia de UPAs para buscar esclarecimentos. A chefia se esquiva e não fornece informações, ignoram os problemas e pressionam cada vez mais os servidores. Além de arriscar a própria vida e de suas famílias, os trabalhadores ainda precisam lidar com o assédio moral nos locais de trabalho. No Urbanismo, outra situação absurda acontece. A chefia suspendeu o rodízio e agora toda a equipe está precisando comparecer presencialmente todos os dias, aumentando o risco de contaminação. Greca, propaganda e asfalto não cura a Covid-19!

Jun 30

3 min 36 sec

Conforme sobe o número de casos de Covid-19, mais fica evidente o desrespeito da gestão Greca para com a vida dos trabalhadores. Ao invés de proteger os servidores que estão na luta diária contra o coronavírus, a gestão continua sem organização ou transparência. Depois de várias unidades de Saúde fechadas, para não fechar ainda mais, se recorre à contratação temporária: precarizada e bagunçada, a ponto de os trabalhadores sequer entenderem ao certo como funciona o vínculo de novo tipo. Chefias nas UPAs têm escondido casos identificados de Covid-19 dos trabalhadores, para que não precisem investir na testagem ampla!

Jun 30

5 min 5 sec

A busca por lucros a qualquer custo continua mostrando que eles importam mais do que a vida. Segue firme a luta das servidoras e dos servidores municipais pela defesa da vida dos trabalhadores. Retorno às aulas presenciais, somente com medidas de segurança amplas! 

Jun 30

3 min 20 sec

Apesar de Curitiba ter voltado para a bandeira amarela, o perigo continua crescendo. Cedendo à pressão dos grandes empresários e preocupado com as próximas eleições, o desprefeito Greca segue gastando com propaganda pública e asfalto. Nas UPAs precarizadas e em vias de terceirização, os servidores seguem sendo desvalorizados. Trabalhadores com suspeita de contaminação pelo coronavírus estão proibidos de coletarem testes na própria unidade. Outro setor abandonado pela gestão é a FAS, que passa por racionamento e falta de água.

Jun 30

3 min 59 sec

Na UPA Pinheirinho falta estrutura para o atendimento dos pacientes. Além disso, os servidores foram proibidos pelas chefias de coletar testes para a Covid-19 na própria unidade. Mesmo com novos contágios em diversos locais de trabalho, a testagem, o isolamento e demais medidas de prevenção e controle da pandemia têm sido ignoradas. Em meio a tudo isso, a gestão Greca se prepara para o retorno das aulas presenciais, colocando trabalhadores, estudantes e seus familiares em risco.

Jun 30

3 min 34 sec

Quantas vidas serão perdidas para a Covid-19 para que governos coloquem as pessoas acima dos lucros? Quantos servidores precisam ser contaminados para que o desprefeito Greca entenda que precisa garantir melhores condições de trabalho? Este é o tema do episódio de hoje.

Jun 29

4 min 21 sec

Parece que não há limites para o desgoverno da gestão Greca. Ao invés de fornecer condições para o lockdown, a gestão flexibiliza cada vez mais as medidas de isolamento. Se houvesse o mínimo compromisso com a vida dos trabalhadores, serviços não essenciais já teriam sido fechados: uma medida fundamental para o controle da pandemia, como demonstram exemplos ao redor do mundo.

Jun 29

5 min 48 sec

A falta de protocolos da gestão Greca para o controle da pandemia nos locais de trabalho tem contribuído para o aumento de casos entre os servidores da Prefeitura de Curitiba. Ao invés de realizar testagens e limpezas, a Prefeitura se nega a realizar essas ações.

Jun 29

4 min 15 sec

Apesar das testagens em servidores mostrarem que há casos de Covid-19 em diversas categorias, a Secretaria de Saúde não atende aos pedidos de planejar rodízios nas jornadas de trabalho, expondo trabalhadores e suas famílias ao risco de contaminação.

Jun 29

3 min 9 sec

Servidores são colocados em risco de contaminação, sem participar de testagens ou receber distribuição de equipamentos de segurança. Os casos entre servidores aumentam.

Jun 29

4 min 56 sec

Recebemos a denúncia de uma servidora da educação, que expõe a distinção feita entre os trabalhadores da educação pelas gestões de escolas, como se uns fossem mais imunes que outros. 

Jun 29

4 min 41 sec

PMC faz propaganda e orienta os idosos, a partir dos 60 anos, a se manterem em casa, mas convoca servidores com mais de 65 anos para trabalho presencial.

Jun 29

4 min 17 sec

Para dar voz às denúncias dos servidores, o SISMUC lançou o podcast “Fala, servidor!”. O quarto episódio circula nesta semana com denúncias sobre o descaso com o Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Com formato simples e direto, o conteúdo em áudio aproxima ainda mais o SISMUC dos servidores e ajuda a dar visibilidade às dificuldades encontradas. Nesta nova edição, a direção conversou com o ACE Carlos – personagem criado para dar voz às denúncias dos servidores, pois com a prática frequente de assédio moral por parte da gestão Greca, os trabalhadores não podem se identificar.

Jun 25

3 min 24 sec

Terceiro podcast da campanha Fala, servidor! Campanha conjunta promovida pelo SISMUC e SIFAR. Neste episódio a servidora Joana denuncia a falta de equipamentos de proteção individual adequados para a odontologia e servidores da FAS relatam as condições precárias para atendimento nos CRAS.

Jun 25

4 min

O segundo episódio do podcast “Fala, Servidor!” está no ar, para dar voz às denúncias dos servidores, com um conteúdo em áudio simples e fácil de compartilhar. Os personagens são fictícios para preservar a identidade dos servidores, mas as denúncias são reais!

Jun 25

4 min 10 sec

Os fiscais do Urbanismo da Prefeitura de Curitiba entram em contato com centenas de pessoas por dia, e após a flexibilização da abertura do comércio, esse número só aumenta. Você acha justo que os profissionais trabalhem sem a mínima segurança necessária? A categoria não recebeu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, e nem álcool gel. Além disso, eles têm sido obrigados a comprar suas próprias máscaras, de pano, que não são recomendadas pela Anvisa para utilização em profissionais que estejam no dia a dia da pandemia.

Jun 25

4 min 29 sec