Como você foi parar aí?

Caio Turbiani

Um bate papo com publicitários brasileiros espalhados pelo mundo. Apresentado por Caio Turbiani

Bem-vindo ao "Como você foi parar aí?"
Trailer 3 min 2 sec

All Episodes

Pra ajudar:  https://linktr.ee/caioturbiani Apoia-se: https://apoia.se/comovocefoipararai Patreon: https://www.patreon.com/comovocefoipararai nordestivismo, o projeto paralelo doo Breno: https://www.instagram.com/nordestivismo/ Esse episódio está um pouco diferente. Eu sempre tive curiosidade em saber mais sobre a vida de agência na Rússia. Só que não achei ninguém que ainda estivesse por lá. Mas eu achei o Breno Ribeiro, diretor de arte da Publicis Singapura com passagem recente pela Rússia. Então,  dessa vez o podcast vai até Moscou e depois dá uma passadinha por Singapura. O Breno nasceu em Campina Grande, na Paraíba, onde ele começou sua carreira. Depois, já em São Paulo, ele passou pela Ogilvy, Lew Lara e Africa e criou para marcas como ESPN, Mitsubishi, Adidas, entre outras. E também ganhou o apelido de Breno Paraíba. Até que um dia ele percebeu que quase todo mundo da agência já tinha alguma experiência fora do país. Menos ele. Daí ele não pensou duas vezes antes de sair mandando email pra gente de tudo quanto era lugar. Até da Russia. A gente falou sobre ouvir as pessoas certas antes de sair, sobre ir pra fora com zero de inglês,  sobre racismo, xenofobia e censura na Rússia, projetos paralelos e sobre pensar bem antes de decidir sair do Brasil. Porque pode ser que role e você tenha mesmo que ir. Bom, chega de conversa fora. Escuta aí pra saber mais sobre como o Breno Ribeiro foi parar primeiro em Moscou e depois em Singapura.

Sep 10

75 min

Pra ajudar: Apoia-se: https://apoia.se/comovocefoipararai  Patreon: https://www.patreon.com/comovocefoipararai Portfólio Pedro Sanguiné: http://pedrosanguine.com/ Neste episódio o podcast vai até Portland, nos Estados Unidos, para conversar com o Designer da AKQA Portland, Pedro Sanguiné Eu conheci ele na época da faculdade lá em 2008. O Pedro começou sua carreira em uma agência pequena de Porto Alegre e depois passou pela Matriz, DCS e pela Escala, onde trabalhamos juntos. Ele sempre quis ir trabalhar fora e decidiu que pra isso, precisava ir pra São Paulo evoluir e aprender nas agências de lá. Depois de mostrar a pasta e passar por alguma entrevistas, o Pedro entrou na Africa, onde trabalhou como sempre, até porque esse negócio de trabalhou como nunca não se aplica pro Pedro. Lá ele criou para clientes como como Folha de São Paulo, ESPN, Budweiser entre outros. Depois, também passou pela Isobar. O Pedro continuava pensando em sair do Brasil, mas não imaginava que as coisas aconteceriam como foi. Sabe aquela história de planilha, email pro ECD e depois chega a proposta bonitinha? Então, com ele foi bem diferente. A gente falou sobre a vida em Portland, sobre chefes que dão xilique, formas de elogiar e criticar o trabalho de alguém, e sobre como é trabalhar em umas agências mais desformatadas do mundo. Bom, chega de conversa fora. Escuta aí pra saber mais sobre como o Pedro Sanguiné foi parar em Portland.

Aug 22

88 min

Apoia-se: https://apoia.se/comovocefoipararai Patreon: https://www.patreon.com/comovocefoipararai Neste episódio o podcast vai até Billund, na Dinamarca, bater um papo com o diretor de arte da Lego, Jota Marin. A primeira experiência do Jota fora aconteceu quase que por acaso na Irlanda. De lá ele quase foi parar em Dubai. Ele trabalhou em agências pequenas, juntou uma grana em Dublin e acabou indo fazer um curso nos os Estados Unidos onde quase conseguiu uma vaga em agência. No final das contas ele voltou pra São Paulo, onde passou por agências como FCB e Leo Burnett e criou para marcas como Fiat, Nova Schin, entre outras. Cansado da rotina, do ritmo de trabalho insano e sem ver alguma alternativa no mercado, ele decidiu que hora de ir pra fora. E aí foi aquele plano: planilha, LinkedIn e persistência. Até que um dia ele viu aquele quadradinho vermelho da Lego e resolveu tentar…. A gente conversou sobre não ter receita de bolo pra sair do Brasil, a vida dentro de uma agência house,  sobre como as agências passaram de descoladas para serem consideradas descoladas da realidade e por aí vai. Bom se eu falar mais do que isso vão dizer que eu tô dando spoiler. Então escuta aí pra saber mais como o Jota Marin foi parar em Billund.

Aug 7

65 min

Neste episódio o podcast desembarca na Irlanda pra conversar com a Mariana Albuquerque, redatora na Rothco de Dublin. A Mariana nasceu em Brasília onde começou sua carreira. Depois, já em São Paulo, trabalhou em agências como Isobar, Publicis, Ogilvy e por último na FCB. Nesses 7 anos em São Paulo, ela se destacou com trabalhos para marcas como Heineken, Forbes, Nescau, Brastemp, entre outras. Em 2018 ela decidiu que era hora de sair do Brasil. Depois de uma conversa com a sua dupla, ela e a Carina decidiram montar um portfolio juntas e tentar uma vaga fora.  Até que veio a proposta da Rothco. Hoje ela cria para marcas como Tesco, The National Lottery, AIB Bank entre outras. A gente falou sobre diversidade, respeito na hora de avaliar ideias, qualidade de vida na Irlanda e até sobre a dor de negar convites diários pra ir pro pub. Escuta aí pra saber mais sobre como o Mariana Albuquerque foi parar na Irlanda.

Jul 24

51 min

Neste episódio eu bati um papo com o André Blanco, diretor de arte sênior na AKQA de Berlin. O André começou a carreira em Porto Alegre e passou por agências como DCS, Escala e Dez. Mas foi quando ele tava na DM9Sul, criando para marcas como Brinox, Netshoes e Olympikus, que ele começou a pensar em sair do Brasil. Em 2016, Depois de mais uma temporada na Dez, ele recebeu uma proposta  trabalhar na Scholz and Friends de Hamburgo.Lá ele criou para marcas como Barnängen, Henkel e Siemens. Depois de um tempo, outra proposta. Dessa vez pra ir pra AKQA de Berlin onde hoje cria para Gore-Tex e HP. A gente falou sobre ter voz dentro da agência, sobre a falta de jogo de cintura dos alemães e da planilha das agências. Não aquela famosa, mas uma que ele fez pra conseguir sair. Escuta aí pra saber mais sobre como o André Blanco foi parar em Berlim. EMAHO - Projeto paralelo do André: https://www.instagram.com/_emaho_/ Pesquisa de salários Inglaterra 2020: https://bit.ly/39eVNlv

Jul 17

80 min

Neste quarto episódio eu troquei uma ideia com a Camilla Ciappina, diretora de arte da Publicis de Nova York. Camilla é de Sao Paulo e  passou pela Havas, Almap e estava na Loducca quando em 2016 decidiu tentar entrar em um dos mercados mais competitivos do mundo. E foi lá em Nova York que ela teve a ideia de criar o Pimp my Portfolio: um projeto pessoal que virou um negócio e que ajuda criativos e criativas a montar e  reformar a sua pasta online. Daí, com a pasta bonitona, fica mais fácil impressionar aquele ECD ou recrutador da agência dos sonhos. O Pimp já renovou e criou mais de 450 pastas pelo mundo e levou a Camilla a ser destaque na revista Forbes Brasil, Em Nova York, ela já passou pela JWT, Dimassimo Goldstein e agora está Publicis, onde já criou  para clientes como Walmart, Oral B, Citibank entre outros. Ah, e ela também é colunista do Adweek. Ouvindo assim até parece que foi fácil né? Bom, não é bem assim… então ouve aí como é que a Camilla Ciappina foi parar em Nova York.

Jul 8

52 min

Nesse episódio eu fui até Singapura conversar com a Gabriela Guerra. Gabriela nasceu no Recife, onde começou a carreira de redatora. Depois, já em São Paulo, trabalhou na Almap e na Ogilvy, e criou para marcas como O Boticário, Volkswagen, Dove, entre outras. Além do trabalho nas agências, Gabriela se destacou através do Fair Lions: uma iniciativa criada por ela e pelo Leandro Bordoni para mudar as regras de julgamento e trazer mais diversidade para Young Lions Brasil. Por esse projeto, ela foi considerada pela ONG Papel & Caneta como dos 25 jovens que lutaram para mudar o mercado publicitário  em 2018. Nesse mesmo ano, a Gabriela se mudou para Singapura. No ano seguinte, foi uma das 15 mulheres de todo o mundo selecionadas pelo festival de Cannes para o See it Be it. Um programa que combate a desigualdade de gênero nos cargos de liderança da criação através de mentorias e oficinas durante o festival. Em Singapura, Gabriela passou por agências como Ogilvy e Saatchi, e trabalhou com marcas como Pond's, Lexus e Comfort. Para ela, essa ilha é um lugar incrível e que todo mundo deveria conhecer. Ficou curioso? Então ouve aí como a Gabriela Guerra foi parar em Singapura.

Jul 1

48 min

Nesse segundo episódio eu conversei com o Diretor de Criação Associado e Diretor de Arte da FCB de Dubai, Guilherme Possobon Eu conheci o Guilherme em 2007 quando consegui meu primeiro estágio como redator lá em Porto Alegre. Depois de trabalhar na DCS e na Escala, Guilherme se mudou pra São Paulo onde passou por agências como Lew Lara, Ogilvy e BETC. Ao longo de sua carreira, Guilherme já criou para marcas como Nissan, Gatorade, Coca-Cola, entre outras. Até que um belo dia ele recebeu uma proposta pra ir trabalhar nos Emirados Árabes e… bom, ouve aí pra descobrir como o Guilherme Possobon foi parar em Dubai. Trilha: Breath Deep Breath Clear (Wu Chi) by Siobhan Dakay (c) copyright 2018 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial  (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/SiobhanD/58520 Ft: Panu, Kara Square

Jun 23

52 min

Nesse primeiro episódio eu conversei com o Diretor de Arte da Mirum Helsinki Bruno Leo Ribeiro. Nascido no Rio, o Bruno estava em uma agência em Brasília quando recebeu a proposta para ir trabalhar em Helsinki, na Finlândia. Lá ele passou por agências como Hasan & Partners, Havas e Mirum onde trabalha atualmente. Nesse 9 anos no exterior, ele já criou trabalhos para marcas como Nokia, Finnair, Eurobest, governo da Finlândia,  entre outros. Além disso, o Bruno é conhecido pelos seus projetos paralelos como o Music Emojis, o Album Cover Cover e o seu podcast sobre música: Silêncio no estúdio.

Jun 12

64 min

Cookie policy

We and our partners use cookies to personalize your experience, to show you ads based on your interests, and for measurement and analytics purposes. By using our website and our services, you agree to our use of cookies as described in our Cookie Policy.