AfroPausa

AfroPausa

O AfroPausa é um podcast onde comunicadores pretos compartilham suas vivências pessoais, profissionais e também algumas das urgências da comunidade negra, com o intuito de tornar o mercado de comunicação brasileiro mais plural. Toda quarta-feira um novo bate papo sobre o cenário de uma comunidade que representa maior parte da população brasileira. Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro o lado negro da comunicação: @afropausa

All Episodes

No Dia da Consciência Negra, lembramos que a sustentabilidade é essencialmente antirracista. E que é impossível construir um futuro sem atentar e incluir, com solidez, as questões raciais. Com participação de Ana Fernanda, estilista, representante da ONG Fashion Revolution em Salvador e membro do Comitê Racial do Fashion Revolution. Confira todas nossas redes sociais, e-mail e Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)

Nov 20

41 min 55 sec

Novembro, além de ser um mês de extrema importância para os movimentos negros, por ser o mês da consciência negra, mês de celebrarmos a força e resistência histórica de personalidades como Zumbi e Dandara, é também aniversário do AfroPausa. Este ano, completamos 2 anos e, nos unimos nessa mesa para trocar com alguns ouvintes como o AfroPausa impacta cada um de nós. Confira todas nossas redes sociais, e-mail e Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)

Nov 10

35 min 18 sec

Uma coisa é fato: a exaustão física e emocional causada pela pandemia deixou marcas que não vamos nos livrar tão cedo. Neste episódio, debatemos como o isolamento social nos afetou e tem nos afetado, discutindo mudanças de comportamento e estratégias para lidar com toda essa carga mental e emocional. Afinal, o que é e pra quem é o "novo normal"? Confira todas nossas redes sociais, e-mail e Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)

Nov 3

50 min 54 sec

[ALERTA DE GATILHO] Falar sobre sexualidade ainda é um grande tabu na nossa sociedade, mas quando se trata de mulheres negras o tema é ainda mais complexo, pois geralmente traz consigo traumas, dores e violências. O episódio de hoje traz um papo aberto e sincero de 4 mulheres negras, falando sobre as suas vivências na descoberta da própria sexualidade e a importância de conhecer a si e a seu próprio corpo. Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

May 19

55 min 13 sec

O povo preto encontrou no culto aos seus deuses uma forma de se unir e principalmente de resistir aos anos de escravidão. Uma das estratégias para cultuar orixás, nkisis e voduns foi o sincretismo com os santos católicos, de onde surgiram o candomblé e a umbanda, que, cada uma a seu modo, reverencia a ancestralidade preta. No episódio de hoje colocamos em debate a popularização das religiões de matriz africana, principalmente entre pessoas não negras, as vantagens e desvantagens e a importância da fé. Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Apr 28

1 hr 27 min

Enquanto para muitas mulheres ter ou não filhos é uma decisão que leva em conta seus projetos e anseios pessoais, para uma mulher negra essa escolha além dos seus próprios sonhos e projetos traz o peso de educar uma criança negra com a consciência dos caminhos tortuosos do futuro. O episódio de hoje traz uma discussão sobre as responsabilidades que a decisão de ter filhos acarreta a vida de mulheres onde a maternagem é um ato de luta e resistência. Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Apr 7

1 hr 2 min

Para romper a bolha da comunicação no Brasil basta olhar para o lado: o volume de produtores de conteúdo vindos de outras localidades cresce a cada dia e acessar esse conteúdo é simples como um clique. Por isso no sexto episódio desta temporada trazemos para a mesa Rosa Luz e Caio Costa para continuar o papo sobre vivências, desafios e oportunidades de criar conteúdo e conversas fora de São Paulo.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Mar 24

57 min 19 sec

O que é a moda? Se você pensa que é só uma roupa, talvez seja hora de rever alguns conceitos. Moda é auto expressão, auto afirmação e auto conhecimento. A forma como nos vestimos fala, antes de qualquer palavra, muito do que somos, de onde viemos. O episódio de hoje traz uma conversa sobre roupas, expressão e reconhecimento, com a presença de Bruno Costa, colunista da Revista Vogue Brasil.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Mar 17

1 hr 20 min

O acesso à saúde é um dos principais gargalos sociais no Brasil e obviamente pessoas pretas são as mais carentes de atendimento digno e de qualidade. O quarto episódio desta temporada traz um debate sobre a saúde da mulher negra, que estatística e historicamente é quem mais sofre de maus tratos, má assistência e ineficiência do sistema de saúde, com a presença da ginecologista Mariana Prado.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Feb 24

1 hr 4 min

Durante muito tempo o maior volume de produção da indústria da comunicação esteve focada na região Sudeste, principalmente em São Paulo. Mas além de levar o conteúdo criado à todos os pontos do Brasil, a internet possibilitou que as pessoas que vivem fora do eixo RJ-SP também pudesse criar e compartilhar suas vivências através das redes sociais e tantos outros veículos. O terceiro episódio traz um debate sobre os desafios e oportunidades de produzir conteúdo autêntico e regional fora da bolha.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Feb 10

1 hr 6 min

A alma empreendedora do povo preto vem da ancestralidade: a primeira moeda que se tem registro na história são os búzios que eram "trocados" por produtos nos mercados. Mas no Brasil do século XXI, ser dono do próprio negócio geralmente não é apenas um chamado ancestral: muitos pretos empreendem por falta de oportunidade profissional. O segundo episódio da quarta temporada do AfroPausa traz um papo com Alyne Cristine, do Preta Comprando de Preta (fundado junto com Leila Evelyn e Thais Borges), sobre a verdade do empreendedorismo negro.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Jan 27

1 hr 5 min

Em uma sociedade tão visual e tão sexualizada, os corpos de homens e mulheres negras muita vezes são vistos como ferramentas de prazer, desumanizando toda uma população através de estigmas e estereótipos criados no período colonial e seguem vivos no imaginário social, como o homem extremamente viril e a mulher quente e receptiva. O primeiro episódio da quarta temporada do AfroPausa debate as violências e sequelas que a população negra ainda sente na pele, na mente e no coração por ser vista como ferramenta de proporcionar prazer e não como pessoa passível de afeto.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Jan 13

59 min 58 sec

Uma coisa é certa: 2020 não foi um ano fácil. Durante os 365 dias tivemos que lidar com todos os problemas que (infelizmente) já fazem parte do nosso cotidiano, ainda tivemos uma pandemia sem precedentes que escancarou (pra quem ainda se negava a enxergar) os abismos sociais e raciais existentes no Brasil. Mas mesmo com tantos problemas, houveram alguns motivos pra sorrir. O último episódio da terceira temporada traz uma discussão sobre o que aconteceu em 2020 e porque podemos ter esperança quem em 2021 a vida poderá ser (um pouco) melhor.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Dec 2020

51 min 15 sec

Já faz algum tempo que as periferias dos grandes centros urbanos deixaram de ser locais de total falta de oportunidades e perspectivas. Com o advento da internet e redes sociais a informação tem chegado as comunidades, dando aos jovens (e também aos não tão jovens) oportunidades e possibilidades de uma vivência muito mais inclusiva. No episódio de hoje, recebemos o publicitário e correspondente da Agência Mural, Gabriel Lopes, para falar sobre a relação das periferias com o centro e com sua nova realidade.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Dec 2020

49 min 36 sec

Quando se fala sobre uma publicidade  antirracista, pensamos em um movimento estrutural que acontece de dentro para fora do mercado, neste episódio contamos com: @igorpps, @afrolali, @lalisssa e @marinhoje e juntos fazemos um convite à reflexão e um chamado urgente para o exercício de repensar os espaços publicitários, da produção aos consumos, considerando, em seus fluxos, perspectivas e ações antirracistas, que colaborem para o enfrentamento e a superação do racismo nesses espaços desde ausência de profissionais negros até a representação estereotipada que temos na mídia que muitas vezes o retrata como feio e errado, mas nos últimos anos, movimentos individuais (pessoas físicas) e de marcas vêm questionando esses padrões e falando sobre a importância de se celebrar o seu corpo, sua arte  independentemente de como ele seja.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Nov 2020

1 hr 1 min

O dia 13 de Novembro de 2019 marcou o início deste sonho, AfroPausa nasceu com o intuito de trazer novas vivências e experiências e um novo olhar que poderia talvez mudar o nosso meio, após um ano de AfroPausa podemos ver o quanto nos trouxe novas reflexões, olhares e conexões. Para comemorar essa semana de aniversário juntamos o time completo do AfroPausa para esse episódio especial, @igorpps, @gdresch95, @afropatty, @afrolali, @laise.alves, @lalisss  e quem participa de tudo isso com a gente, vocês! Então dê uma pausa no seu dia e um play de um ano do AfroPausa.Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Nov 2020

44 min 21 sec

Diariamente nos deparamos com denúncias de apropriação cultural em diversas áreas, mas pouco se discute sobre o real conceito do termo e, principalmente, quais as implicações sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira. No episódio de hoje, recebemos o Babalorixá e Antropólogo Rodney William, autor do livro Apropriação Cultural para debater e ensinar sobre o peso da apropriação da cultura de um povo sobre a sua identidade e autoestima. Confira todas nossas redes sociais, email e grupo do Telegram no nosso Linktree (https://linktree.com.br/new/AfroPausa)! 

Nov 2020

1 hr 17 min

Se sentir deslocado em determinados lugares ou situações ou achar que não é capaz de desempenhar determinada tarefa. A Síndrome do Impostor, tema recorrente em sessões de terapia e papos sobre carreira, carrega um outro peso muito maior para a maioria das pessoas pretas: o estigma de ter que ser dez vezes melhor que a média em qualquer situação. Com a presença de Patrícia Santos, CEO da Empregue Afro, Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro o episódio dessa semana debate o peso dessas cobranças internas e externas sobre a carreira e a e os sonhos do povo preto.Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Nov 2020

1 hr 8 min

Política está muito além do voto que você digita na urna eletrônica. Ela está no transporte público, no acesso à saúde pública, mas também está na forma com que nos posicionamos e vivemos o dia a dia em relação ao outro, a sociedade e a nós mesmos. No episódio de hoje, convidamos a advogada, pesquisadora e ativista Tamires Sampaio, candidata a vereadora na cidade de São Paulo para debater como viver política e fazer a diferença, mesmo longe das urnas. Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Oct 2020

54 min 16 sec

Quando pensamos em política nossa mente vai direto para a imagem de homens brancos de terno, no Congresso Nacional posteriormente aparecendo em manchetes de corrupção nos jornais, mas será mesmo que política é só isso? Convidamos Erika Hilton (@hilton_erika), candidata a vereadora em São Paulo para discutir sobre a importância de saber, conhecer e fazer política em todos os espaços e ambientes, porque política está muito além do voto obrigatório a cada dois anos, ela está presente em cada ato ou omissão da sociedade geral. Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Oct 2020

38 min 34 sec

Quando pensamos em pretos no topo o que nos vem a cabeça: ascensão da comunidade negra ou o meu lugar ao sol? No terceiro episódio da terceira temporada do AfroPausa convidamos Augusto Oliveira, do podcast O Lado Negro da Força para debater sobre rivalidades, eu x nós, quem veio antes de nós e a abertura de espaços para a negritude.Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Sep 2020

1 hr 3 min

Quando pensamos em ocupar espaços frequentemente nos deparamos com a dura (e perigosa) realidade do preto único e se tornar a única referência e às vezes a verdade absoluta sobre negritude naquele espaço, reforçando esteriótipos de que negros são iguais. Mas aonde fica riqueza da nossa pluralidade de vivências e experiências? Convidamos para esse papo Aimée Silva (@_aimeesilva), Asindayle Apangesy (@asindayle) e Juju Denden (@maedakima) do Podcast Sem Nome, Porém Preto para falar sobre experiências e negritudes únicas em espaços embranquecidos.Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Sep 2020

1 hr 16 min

Numa sociedade racista ser um homem preto traz muitos estigmas. Estigmas que determinam a forma como somos vistos, como somos reconhecidos e como somos tratados. Esperam que o homem negro seja forte, másculo, viril e violento, mas será que essa visão é real? O primeiro episódio da terceira temporada do AfroPausa @igorpps, @gdresch95, @custodta e @ogutodias trazem um papo sobre as diferentes masculinidades que um homem (cis ou trans, hétero ou gay) pode ter e como a pressão desses estigmas sociais podem causar marcas que não são passageiras.Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Aug 2020

53 min 48 sec

Mulherismo Africano fala sobre o  repensar o lugar das mulheres pretas por uma reflexão africana de mundo, saindo do lugar epistemicida de percepção de si, compreendendo-se como sujeito de sua própria narrativa.Neste último episódio do especial do mês da mulher Negra Latina-Americana e Caribenha (e fim da temporada),@lalisss_, @afrolali e @_afropatty conversam com Cris Mendonça (@crismendoncacris), CEO do Atelie Xongani mãe, avó e sexagenária, sobre temporalidades ancestralidades, mulherismos em gerações diferentes e suas pluralidades.Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Jul 2020

1 hr 15 min

Símbolo de liderança, força e luta pela liberdade, Tereza de Benguela é um ícone da resistência negra no Brasil Colonial. Em 2014, a Lei 12.987 instituiu no Brasil dia 25 de julho o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, para dar visibilidade às situações de desigualdade racial e de gênero, ao mesmo tempo em que viabiliza o fortalecimento das muitas lutas das mulheres negras.Neste episódio @lalisss_, @afrolali, @_afropatty e @sapataoamiga constroem um papo sobre a data e a importância deste dia que é um marco para celebrar a força de Tereza e de todas as mulheres negras que construíram e constroem o nosso país!Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Jul 2020

52 min 40 sec

Quando se pensa em “personagens” para uma campanha publicitária, estudos dizem que apenas 13% são representados por homens negros. As mulheres, por sua vez, são protagonistas em 33%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretos e pardos são 55,8% da população e quando se trata de representatividade na propaganda ainda somos a minoria neste país.Neste episódio @lalisss_, @afrolali, @dassawho e @_regina.ferreira debatem e questionam casting na publicidade, quando de fato uma marca está levando verdade em suas campanhas ou simplesmente levantando o falso protagonismo.Para continuar essa conversa procure o @AfroPausa no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Jul 2020

55 min 29 sec

O racismo faz com que a trajetória do povo preto se torne invisíveis ou invalidadas. Segundo o dicionário a definição de trajetória é "caminho percorrido por um corpo ou partícula em movimento".O que define sua trajetória? Uma jornada acadêmica? Uma experiência internacional?Neste episódio @lalisss_, @afrolali, @_afropatty e Samantha Almeida (@sahalmeid) debatem e questionam o real sentido de trajetória através de suas narrativas e histórias, questionam como é ser referencial e o lugar onde estamos, onde queremos estar e para onde devemos ir e os caminhos que nos perpassam e nos atravessam durante nossa trajetória.Para continuar essa conversa procure o @afropausa  no twitter e no Instagram ou nos mande um e-mail para: afropausaopodcast@gmail.com

Jul 2020

1 hr 25 min

Basta dar um google rápido que você irá encontrar o seguinte significado para palavra SORORIDADE: “União de mulheres que compartilham os mesmos ideais e propósitos.” Nesse episódio, @afrolali, @lalisss_ e @laise.alves conversam com @kiarafelippe sobre como unir forças, compartilhar vivências e se fortalecer acontece dentro da realidade de mulheres negras e como descobrir esses caminhos pode desmitificar o que realmente é união feminina. Vamos continuar esse papo em nossas redes sociais, twitter e Instagram @afropausa e e-mail: afropausaopodcast@gmail.com.

Jul 2020

1 hr 5 min

Como diria Djamila Ribeiro no prefácio de “Mulheres, Raça e Classe” de Angela Davis: “Raça é como vivemos a classe” e nesse episódio queremos mostrar que não só, mas somado a isso raça também é o jeito como vivemos a sexualidade. São muitas descobertas, muitos caminhos pra se ver negro, e mais para se ver LGBTQ+, nessa conversa entre @lallis, @_afropatty e @igorpps adentramos o que tomar consciência de raça e sexualidade tem de impacto para corpos negros. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e Twitter e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa.

Jun 2020

52 min 2 sec

Os desafios que travestis e transexuais enfrentam por viverem em um dos países mais intolerantes do mundo são imensuráveis. Estar nesses ambientes formado majoritariamente por pessoas  cisgênero (pessoas que se identificam com o sexo atribuído no nascimento), vai muito além de existir, é sobre resistir nesses espaços em uma posição confortável e mentalmente saudável. Neste episódio do AfroPausa, Le Cardenuto (@opsbolo), traz através de suas vivências e experiências uma nova narrativa, questionando que a realmente é representatividade e diversidade no ambiente social, profissional e sobre como é para ele ser homem preto trans e as vezes único em diversos espaços.O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e Twitter e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa.

Jun 2020

43 min 10 sec

O racismo faz com que as vozes do povo preto se tornem invisíveis de diversas formas até os dias atuais. Para questionar essa norma social, na primeira semana de julho de 2020, uma movimentação com proporção mundial se iniciou, as redes sociais ficaram tomadas de imagens pretas em 02 de junho e as hashtags #BlackLivesMatter, #BlackOutTuesday e #VidasNegrasImportam tomaram conta da internet. O movimento começou após o assassinato de George Floyd por um policial branco em Minneapolis, Estados Unidos. Neste episódio, vamos discutir o impacto desse levante social para a população negra estadunidense e brasileira, e também as semelhanças e as dessemelhanças do contextos sociais e históricos de cada um dos países. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e Twitter e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Jun 2020

52 min 16 sec

A pandemia de COVID-19 está afetando o mundo inteiro e não seria diferente no Brasil. Um país com tantos abismos sociais está padecendo diante de uma doença que para tantos é apenas um simples resfriado. Nesse episódio falamos sobre os impactos da doença e da quarentena na população preta, que é a mais afetada na maior parte dos âmbitos possíveis, como acesso aos serviços de saúde, saneamento básico e moradia. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e Twitter e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

May 2020

58 min 14 sec

A precarização das relações de trabalho atinge a sociedade de forma geral, mas com incidência muito maior sobre a população negra. Mas qual a relação entre posições de trabalho cada vez mais precárias e a cor da pele? No episódio de hoje vamos debater sobre racismo e trabalho com a presença do autor e afrofuturista Ale Santos (@savagefiction). O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e Twitter e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

May 2020

53 min 9 sec

Há um racismo velado, naturalizado, e por muitas vezes explícito no audiovisual e como as pessoas pretas, que sofrem essa violência diariamente se sentem quando isso se torna motivo de entretenimento? Nesse episódio conversamos com Rízia Cerqueira, ex participante do Big Brother Brasil, para falar sobre suas vivências dentro e fora do programa e questionar sobre o que é ser sensatos e como nós podemos nos fortalecermos e nos manter saudáveis mesmo com as agressões que sofremos em todos os ambientes todos os dias. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Apr 2020

56 min 40 sec

Cada vez mais pretos e pretas estão rompendo barreiras e adentrando espaços elitizados, mas se olharmos ao redor, ainda somos poucos. E essa falta de identificação pode causar angústias que vão muito além do não ter ninguém para conversar. No episódio de hoje falamos sobre a importância de construir redes de apoio possíveis e como esse apoio mútuo ajuda a toda comunidade como um todo a ascender. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e nosso Twitter pra ficar por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Apr 2020

55 min 57 sec

[ALERTA DE GATILHO] A mulher negra sofre com a solidão em vários âmbitos: social, profissional, afetivo, entre tantos outros. Quais os traumas e dores que essa solidão pode causar na vida das mulheres pretas e o que fazer para mitigar esse processo? Com a presença de Ana Paula Xongani, o AfroPausa traz pra pauta as lutas diárias das mulheres negras na atualidade. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e Twitter e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Mar 2020

1 hr 12 min

O termo “Lugar de fala” foi disseminado nos últimos dois anos e está em todos os lugares. Mas o que é lugar de fala? Em uma sociedade patriarcal, machista, racista e lgbtfóbica, quem tem lugar de fala? A resposta é: todos. Cada um, a partir do seu lugar social e do seu grau de protagonismo dentro do tema. Brancos podem e devem se aliar a luta antirracista, mas no papel de aliado e não de protagonista. O questionamento que devemos fazer é: por que alguns continuam sendo mais ouvidos a respeito de suas questões e desconfortos e outros menos? O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Feb 2020

37 min 33 sec

A cultura negra sempre inspirou a cultura brasileira, mas nem sempre foi tão bem representada. Nesse episódio vamos debater a presença do negro nas artes: a falta de representatividade, os estereótipos e as práticas claramente racistas como o black face. Licínio Januário, ator, produtor e CCO da Wolo TV, é o nosso convidado e fala sobre o processo de descoberta de voz e vez do negro na produção audiovisual atual. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Feb 2020

39 min 59 sec

As palavras e expressões que usamos no dia a dia são cheias de significados, histórias e contextos. Já parou pra pensar de onde elas vêm e o que significam? No primeiro episódio da segunda temporada, trazemos para a mesa um debate sobre as expressões pejorativas que foram criadas durante o período colonial brasileiro e que, infelizmente, foram incorporadas no nosso diálogo diário. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Jan 2020

39 min 56 sec

O ano acabou e fazer uma retrospectiva de tudo que aconteceu é uma tradição. E como é que o negro foi retratado nas campanhas de 2019? O quinto episódio do AfroPausa traz um olhar analítico sobre tudo que foi produzido pelo mercado publicitário brasileiro, a importância da representatividade para a comunidade negra e o papel das marcas na transformação dos padrões da sociedade. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa.

Dec 2019

36 min 38 sec

Em um mundo onde o consumidor deixou de ser passivo e, através da internet, interage com marcas e produtos, cria conteúdo e conversas, por que ainda temos uma comunicação tão focada em um modelo de consumidor que não representa a maioria? O quarto episódio do AfroPausa fala sobre a importância de ter negros em todos os espaços para a produção de mensagens mais plurais e assertivas. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Dec 2019

38 min 7 sec

Os negros são a maior parte da população brasileira, devem movimentar em torno de 2 trilhões de reais nos próximos 12 meses, mas para muitos setores da economia ainda é considerado um mercado de nicho. Em contra partida, essa população tem buscado produtos e serviços pensados e produzidos por pessoas negras. No terceiro episódio, falamos sobre o black money e com a presença de Rachell Brasil, CEO do Projeto Lerato. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Nov 2019

37 min 49 sec

Em todo novembro a comunicação brasileira fica repleta de pretos e pretas em  capas de revistas, entrevistas e tantas outras inserções para exaltar a cultura e a beleza negra por conta de uma data tão significativa e ao mesmo tempo, tão desconhecida por todos. Mas por que o preto só tem voz e espaço na mídia em novembro? Nesse segundo episódio, levantamos esse debate e questionamos: será mesmo que existe uma consciência negra? O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Nov 2019

36 min 11 sec

A história do negro no Brasil é marcada por processos dolorosos, que resultaram em uma sociedade que segrega pessoas pelo tom da pele, mas com as políticas afirmativas dos últimos dez anos, deu aos jovens a oportunidade de escolher narrativas diferentes em suas vidas em um processo que vai além da reparação histórica. Nesse episódio de estreia, falamos sobre as vivências de jovens negros que ingressaram no ensino superior e hoje são parte do mercado de comunicação brasileiro que conta com apenas 13% de profissionais pretos e pardos. O AfroPausa é a sua pausa para enegrecer as ideias, acompanhe nosso Instagram e fique por dentro do lado negro da comunicação: @afropausa

Nov 2019

37 min 13 sec