Nas Trincheiras

Rapha Avellar

Eu sou fascinado por construir negócios, esse é o meu hobby. E, o “Nas Trincheiras” é o bastidor do meu dia a dia como um empreendedor serial. Sem segredos, sem mimimi, direto ao ponto. Compartilho com você o que nenhum livro ou faculdade vai te ensinar. Dicas e sacadas, em dose diária, direto das trincheiras do empreendedorismo.

Nas Trincheiras (Trailer)
Trailer 37 sec

All Episodes

Crescer a operação exige que você tenha uma noção muito boa daquilo que você persegue. E muitas vezes, não é isso que vai lhe trazer felicidade. É necessário ter um sistema que faça as operações rodarem de maneira muito mais ágil, o que na maioria dos casos, acaba sendo fator predominante de separação do empreendedor em relação ao seu sucesso. 

Aug 13

6 min 39 sec

Hoje em dia, eu já não apago mais tantos "incêndios" dentro da Adventures pois a agência cresceu num nível em que a organização é incrível, então muitas pessoas acabam resolvendo esses problemas antes de chegar até mim. Porém, há pouco tempo atrás eu analisava todos os problemas e tentava resolvê-los de qualquer forma. E é por isso que eu digo que empreender não é para todos.  Nesses anos de expansão, eu tinha que apagar vários todos os dias mas sempre tentando resolver o sistema para que esses "incêndios" parem. A ideia é que no primeiro problema, você precisa consertá-lo de modo que ele não volte mais a existir.

Aug 12

4 min 38 sec

Cheguei num ponto bastante agradável de auto conhecimento depois que eu me dispus a refletir sobre aspectos da minha vida. É necessário um momento de reflexão diária para você entender os pontos em que errou e os pontos onde você foi incrível. O mundo acaba te dando feedbacks e é só você estar disposto a escutar para o progresso acontecer. Algo que fiz e me ajudou muito, foi pedir feedbacks à pessoas próximas, que convivem comigo, pois assim eu não teria uma versão romantizada desse tipo de opinião. 

Aug 11

5 min 37 sec

Eu entendo que é quase impossível ignorar por completo as vozes externas mas a gente ainda pode tentar. Pra você chegar num ponto onde seu mindset é completamente capaz de ignorar essas vozes, é preciso ter um propósito muito claro daquilo que você deseja. Eu levei alguns anos para conseguir essa clareza e aceitar que aquilo que estou fazendo, acaba ressoando comigo e é esse o ponto. 

Aug 10

5 min 21 sec

Aqui eu discorro um pouco sobre como os assets de uma marca podem fazer toda a diferença no mundo de hoje. Não é mais sobre o que a marca vende mas sim, sobre como o conteúdo daquela marca chega até o consumidor e após isso, as vendas naturalmente devem ocorrer.  Eu, inclusive, dou o exemplo do Arena, que é um evento aqui da Adventures onde a gente reúne diversos players do mercado mas em nenhum momento a gente cita a companhia. Isso porque o intuito é gerar valor e não tratar de vender à qualquer custo. 

Aug 9

4 min 31 sec

Fala pessoal! Hoje o Nas Trincheiras é especial pois trago alguns insights que tive junto ao pessoal do GruvCast, durante minha participação por lá. O papo nos rendeu uma ótima troca de ideias, experiências e visões. Caso vocês queiram ouvir o episódio completo, é só digitar “GruvCast” ali no pesquisar e procurar pelo meu, ok? Tamo junto!

Aug 8

3 min 48 sec

Fala pessoal! Hoje o Nas Trincheiras é especial pois trago alguns insights que tive junto ao pessoal do GruvCast, durante minha participação por lá. O papo nos rendeu uma ótima troca de ideias, experiências e visões. Caso vocês queiram ouvir o episódio completo, é só digitar “GruvCast” ali no pesquisar e procurar pelo meu, ok? Tamo junto!

Aug 7

8 min 17 sec

Fala pessoal! Hoje o Nas Trincheiras é especial pois trago alguns insights que tive junto à galera do GruvCast, durante minha participação por lá. O papo nos rendeu uma ótima troca de ideias, experiências e visões. Caso vocês queiram ouvir o episódio completo, é só digitar “GruvCast” ali no pesquisar e procurar pelo meu, ok? Tamo junto!

Aug 6

7 min 31 sec

Eu admiro tudo o que o Steve Jobs fez, principalmente para a tecnologia mas não consigo concordar com seu modelo de gestão de pessoas. Além disso, eu ficava incrédulo quando as pessoas tentavam imitar seu modelo autoritário achando que aquilo iria dar resultados fáceis. O que vocês precisam entender é que ser um líder significa conseguir passar empatia para os funcionários, trabalhando a sua auto estima para que elas acreditem que são capazes de entregar resultados. Ninguém mais quer ter um chefe autoritário, antipático e egoísta. Essa era já passou e se você não entender isso, vai ficar pra trás.

Aug 5

5 min 8 sec

Esse episódio é uma continuação do último papo que tive com vocês. Aqui eu tento aprofundar no papel de um CEO, nas vantagens em desapegar da autonomia e nos motivos que fazem a empatia ser a chave do sucesso de um líder.

Aug 4

4 min 9 sec

Querer ser líder, ser o CEO de uma empresa, é muito fácil. A parte difícil é dar autonomia para as pessoas executarem as suas funções. Uma coisa que tive que desapegar foi a de que, o que está rolando na minha cabeça, provavelmente não é o que o diretor de criação da minha companhia está pensando. É por isso que a comunicação é tão importante e esse é um dos motivos para que eu gaste quase 90% do meu tempo com pessoas.

Aug 3

4 min 34 sec

Eu entendo que vocês devem estar cansados de me ouvir falar mas vou tentar repetir mais uma vez: Trabalhe com o que gosta!  Entenda que a única maneira de você ser apaixonado pelo seu trabalho é trabalhar com o que você é apaixonado. Muitas pessoas acham absurdo eu gastar meu final de semana trabalhando mas aqui eu quero deixar bem claro que você não precisa fazer o mesmo. Eu simplesmente faço isso porque eu amo, e isso é o mais importante.

Aug 2

6 min 23 sec

A única pessoa que realmente sabe se você está sucedendo ou não, é você mesmo. As pessoas podem criar milhares de narrativas, mas a única que é real, é aquela em que você vive. Eu me transformei durante esses últimos anos para desempenhar um papel de maior autonomia dentro dos meus negócios e foi isso que revolucionou a minha vida.

Aug 1

5 min 34 sec

Liberdade e autonomia são pilares fundamentais para qualquer companhia, empresa ou projeto. Lembrando sempre que sua liberdade tem limite ao chegar no espaço físico ou mental do próximo. Foi só proporcionando um ambiente onde as pessoas pudessem ter autonomia que consegui escalar a companhia a níveis incríveis.

Jul 31

5 min 36 sec

O que sempre moveu minha vida de empreendedor foi a curiosidade. Tanto para assuntos sobre negócios quanto a curiosidade sobre temas relacionados à física, ciência etc. Eu acredito demais num modelo de conhecimento que é multidisciplinar e não verticalizado. Aqui nesse "Nas Trincheiras" eu trago um pouco de insights sobre como esse modelo me fez avançar a passos largos.  

Jul 30

4 min 10 sec

Eu também tenho sonhos gigantes, também quero alcançar o topo da montanha mas ainda assim, penso na praticidade todos os dias como algo a se seguir. Não adianta você pensar no passo final sem ser prático, sem pensar nas funções que o seu time desempenha melhor e sem tentar acelerar os processos de uma forma natural. Eu estou sempre na busca dos pontos frágeis de meus clientes para que eu já possa chegar com a solução na mão. Vale muito a pena gastar seu tempo pensando nos pequenos passos durante o dia, para depois sonhar com o "big step", aquele passo que vai te fazer chegar no cume.

Jul 29

5 min 17 sec

Aqui neste episódio, tomei a liberdade de listar três pontos que foram essenciais para eu chegar onde cheguei. Tudo isso, analisando coisas que o mercado tradicional fazia e que eu discordava. Depois dessa análise, eu tomava atitudes que me faziam chegar por caminhos não tradicionais e isso me fez decolar cada vez mais. Aperta o play para pegar todos esses insights!

Jul 28

6 min 14 sec

O criador de conteúdo é a pessoa que mais tem pulso cultural e sabe o que realmente tem poder de reverberar no mundo de hoje. È por isso que eu sempre insisto na tese de que as marcas precisam se alinhar aos criadores. Muitas vezes, este pulso vale mais do que uma sala fechado com publicitários dando ideias. O criador de conteúdo está quase 24h por dia conectado, antenado nas novas tendências e em contato em tempo real com sua comunidade. 

Jul 27

4 min 10 sec

Esse episódio é especial pois aqui não falei de estratégias, caminhos, técnicas etc. Apenas passei um pouco da minha história como empreendedor, do começo até a Adventures. Eu realmente espero que isso te faça visualizar um horizonte de possibilidades, lembrando sempre que paciência não é complacência. Não espere as oportunidades caírem do céu, simplesmente vá buscá-las! 🚀

Jul 26

3 min 57 sec

A gente faz essa classificação de marcas, se ela é tradicional, se ela é nova, mas nada disso interessa quando hoje, todas buscam caminhos parecidos para ser ouvida. Seja atuando nas redes sociais ou numa tentativa de humanizar seu perfil. Aqui eu penso um pouco sobre como essa dinâmica transformou o horizonte das marcas em comparação à dois anos atrás.

Jul 25

4 min 51 sec

A sociedade criou uma praga em que as pessoas tendem a dar peso demais pro que os outros pensam. Você não precisa adiar seu sonho por medo do que sua mãe ou do que sua namorada vai pensar. Tenha confiança no processo e tente não pensar muito nas vozes que vem de fora. Apenas você sabe o que quer e o que vai precisar fazer para chegar no cume. Acredite no seu potencial!

Jul 24

9 min 24 sec

Para engajar mais nas redes sociais, você precisa criar valor. Muita gente me pergunta como fazer para gerar esse tal valor e eu respondo na lata: conteúdo. Não importa se no primeiro mês você conseguir dez views com sua mídia, o segredo é você continuar fazendo e também gostar do processo para não desistir com três meses.

Jul 23

5 min 17 sec

Já tem um certo tempo que falo que as marcas gastam milhões em mídias onde ninguém assiste. É preciso repensar se aquele seu spot no intervalo comercial da novela ainda vale a pena, pois hoje em dia, as pessoas não assistem mais propagandas. Quando acontece alguma interrupção no conteúdo escolhido, elas correm para o celular pois ali elas não serão interrompidas. Hoje em dia, é preciso muito cuidado com o lugar onde você vai vincular seu conteúdo.

Jul 22

6 min 2 sec

Tem diferenças gritantes entre o DNA de quem tenta fazer seu projeto ter sucesso e o DNA de quem trabalha pra alguém. Eu não digo isso pras pessoas se sentirem infelizes e acharem que não tem vocação pra isso, mas você tem que entender e aplicar as mudanças necessárias para que você tenha o DNA do empreendedor. E isso também caminha junto com o conceito de “fazer o que gosta”. O tempo gasto em um projeto que você tem paixão é totalmente diferente daquele projeto que você é obrigado a fazer.

Jul 21

4 min 24 sec

Empreendedorismo não é pra qualquer um. Muita gente ainda se sente atingida quando eu falo algo assim, mas não é por maldade, eu realmente acho que empreender é pra poucos porque a carga emocional e física que você tem que deixar naquele seu projeto, deve ser imensa. Além disso, muitas vezes empreender exige que você abdique do seu final de semana ou da sua noite e foi isso que me fez atingir meus objetivos.

Jul 20

5 min 46 sec

Meus primeiros vídeos, vlogs e conteúdos não tinham mais que dez views e isso, durante anos. Aqui nesse episódio eu falo um pouco sobre como não é ter 100 mil views do dia pra noite e sim, ter um projeto duradouro e além disso, gostar do que faz. Só assim você consegue manter seu conteúdo, mesmo com ele te dando cinco ou cem views por dia.

Jul 19

4 min 17 sec

É como eu sempre digo: Paciência não é complacência. Lógico que acho importante entender que seu sonho pode demorar cinco, dez, quinze anos pra acontecer mas eu quero que você saiba que SÓ você pode fazer esse tempo encurtar. Eu aprendi isso na marra quando deixei de aproveitar a minha noite no final dos expedientes e também meus finais de semana, apenas porque estava focado no meu sonho maior que era ter um empreendimento de sucesso.

Jul 18

6 min

A maioria das pessoas que você admira como criadores de conteúdo começou da mesma forma que você. Com uma câmera, um celular, muitos apps e plataformas. Produzir conteúdo custa apenas o seu tempo! O grande perigo de quem quer começar é essa comparação com gente que já faz isso há anos. É muito óbvio que essas pessoas vão estar em outro patamar mas, isso não significa que você também possa chegar lá mas antes disso, apenas comece!

Jul 17

6 min 37 sec

Aqui eu falo um pouco sobre como eu penso a motivação de uma empresa e até mesmo de uma equipe. Lembro que também não precisamos ter medo de apontar erros e de apontar os acertos de algum colega de time. Se você quer crescer uma empresa, precisa encontrar os melhores gestores que também sabem como boas avaliações são feitas.

Jul 16

8 min 20 sec

Nesse episódio eu trago um panorama, com alguns exemplos, de como criar conversas na internet e até mesmo fora dela. O ponto chave para as marcas são estratégias que façam as pessoas falarem sobre seu produto. Esse é o grande segredo!

Jul 15

5 min 57 sec

Você, como empreendedor, deve se atentar para onde a atenção das pessoas está subvalorizada. A direção da atenção delas também é essencial para alinhar seus projetos. Aliás, é importante lembrar que a atenção não tem muita estabilidade nos dias de hoje. A plataforma do momento hoje, muito provavelmente não será mais no ano que vem. Por isso, fique ligado para onde as pessoas direcionam sua atenção!

Jul 14

7 min 45 sec

Pra mim, empreender se tornou muito fácil pois eu sei que estou fazendo algo que gosto. Muitas pessoas me perguntam por que eu fico horas no escritório, por que eu trabalho no final de semana e a resposta é muito simples: Porque isso é o que me deixa feliz!

Jul 13

8 min 24 sec

Eu sempre digo isso nos meus vídeos, nos podcasts mas volto a repetir: É uma LOUCURA pensar que você vai gastar ⅓ da sua vida trabalhando com o que não gosta. E a diferença de qualidade de vida é enorme entre os que trabalham com o que não gostam e os que trabalham com o que gostam. Eu sou muito feliz em poder fazer o que gosto, dessa forma, nunca senti o peso do trabalho, nunca reclamei que as coisas não estavam indo pra frente porque eu realmente gosto desses desafios. Fica aqui uma reflexão para você aprender que só se trabalha com comprometimento, quando você faz o que gosta. 

Jul 12

6 min 11 sec

Uma coisa é começar seu negócio porque você sabe vender, outra coisa é começar pensando que o mundo precisa daquele seu produto. Isso ajuda a direcionar sua marca para um caminho que vai gerar muito mais valor à ela. Meus planejamentos sempre apontam para este caminho pois assim o valor vem muito mais fácil e de maneira mais simples.

Jul 11

5 min 28 sec

Hoje em dia, não tem muito segredo. Entender as plataformas que sua marca precisa estar presente é um passo fundamental para acelerar suas vendas e é justamente isso que eu falo aqui nesse episódio. Preservar a identidade da marca é importante porém, mais importante ainda é você entender o que determinada plataforma pede e adequar a identidade da empresa dentro desse contexto.

Jul 10

7 min 46 sec

Algo que eu falo recorrentemente é que a melhor forma de se criar demanda, é produzindo conteúdo para as redes sociais. Crie conteúdos onde você pode adequar seu produto e isso vale para diferentes situações. Muitas vezes o cliente não compra seu produto por falta de referência, por falta de algum vídeo ou arte que mostre como usá-lo. Dessa forma, você consegue gerar interesse no que o produto faz.

Jul 9

5 min 56 sec

Nesse episódio do Nas Trincheiras, eu trago um panorama sobre coisas que fiz e que tiveram um enorme impacto nos meus negócios. Todas elas são baseadas nas plataformas que já existem, você só precisa entrar lá, se cadastrar e começar a produzir conteúdo. No mundo de hoje, as marcas devem bater ponto nessas plataformas e estar sempre inteiradas nas novas funcionalidades.

Jul 8

6 min 49 sec

Algo que tenho falado recorrentemente é que, as maiores oportunidades em relação à estratégia de marketing estão na aliança das marcas com os criadores de conteúdo. Em 2021, os grandes responsáveis por entreter a audiência são os criadores. Seja no TikTok, seja no Instagram, se você tem uma marca e não faz isso, você já está atrás de muita gente.

Jul 7

6 min 33 sec

A atenção tem diferentes valores, assim como as ações de uma empresa numa bolsa de valores. Pode ser que em determinado momento, você encontre uma atenção mais cara e em outros, uma atenção subvalorizada. A chave do sucesso é entender aonde a atenção das pessoas sai mais em conta, para que você possa convertê-la em audiência.

Jul 6

10 min 46 sec

O mundo tem evoluído para um caminho onde o profissional criativo tende a ser menos especializado e mais generalista, sendo ágil para criar conteúdos pois já nasce com todas as ferramentas na mão. O marketing não vai mais depender de ideias que nascem e precisam ser aprovadas por mais de dez pessoas. As ideias precisam sair do papel e entrar na execução, pelo menos no mesmo dia.

Jul 5

8 min 45 sec

Com o passar dos anos, eu consegui entender um pouco mais sobre o quanto as pessoas gastam de tempo para determinados tipos de serviço.  A precificação de uma conta leva em consideração o quanto de tempo que aquele time vai estar alocado para o projeto. Aqui eu tento me aprofundar um pouco mais nesse assunto tão pouco falado mas que vai te ajudar a entender melhor o quanto cobrar e a medir melhor o tempo de trabalho da sua agência ou do seu negócio.

Jul 4

10 min 5 sec

As agências do futuro tem que estar dispostas a correr riscos com o cliente porém, isso não pode ultrapassar certos limites. Independente das metas alcançadas, a agência deve estabelecer um valor pré-fixado para que ninguém saia perdendo no final. Nesse episódio, eu tento passar um pouco do meu posicionamento perante os valores acordados com os clientes.

Jul 3

8 min 15 sec

Eu acabei me tornando uma pessoa bastante ativa nas redes sociais, não só por necessidade mas também, por entender o que as pessoas estão procurando e onde está a atenção subvalorizada. Nesse episódio, tento passar alguns direcionamentos para você analisar seu conteúdo e entender se aquilo, de alguma forma, conseguirá tocar o usuário da forma que você deseja.

Jul 2

6 min 50 sec

Um conteúdo deve saber conectar a marca com o interlocutor através da cultura, percebendo para onde a atenção das pessoas está voltada. Certos conteúdos que viralizam no TikTok não viralizariam no Instagram, por exemplo. Eu acredito que a marca pode ter a mesma identidade, mas trabalhando o seu conteúdo de formas diferentes em cada plataforma. Todo dia, eu tento gastar um tempo nas plataformas para entender sua dinâmicas e sobre como eu posso aproveitar a identidade da minha marca em relação ao local que o conteúdo é postado.

Jul 1

9 min

O mercado publicitário muda constantemente. Além disso, os lugares onde as pessoas estão formando opinião também estão em constante mudança. Assim, o profissional de marketing que não tiver tato para perceber essas nuances, vai ficar para atrás. Não tem outro jeito.  Aqui, eu conto um pouco sobre as particularidades do mercado brasileiro de publicidade e sobre como pequenas coisas podem fazer a diferença para seu negócio lá na frente.

Jun 30

6 min

Trabalhar com frameworks pode ser essencial para os outros visualizarem seus métodos e estratégias de negócio. Nesse episódio, eu conto um pouco sobre um framework importantíssimo para que você tenha conteúdos relevantes e até mesmo para viralizar alguns desses conteúdos postados. A partir de analogias e frameworks, eu consigo mostrar de forma didática coisas que estão na minha cabeça para assim, meu cliente entender.

Jun 29

7 min

Ser o primeiro creator a usar novas ferramentas e funcionalidades inseridas dentro das plataformas significa jogar o jogo corretamente.  Por isso, um criador de conteúdo deve estar sempre atento ao que as plataformas estão propondo e fazendo para que ele não fique pelo caminho frente a outros milhares de criadores.

Jun 28

6 min 41 sec

Se eu abro meu celular e começo a ver propagandas que não tem nenhuma relação comigo e com o que eu gosto, automaticamente aquilo se torna uma experiência ruim pra mim. As empresas apostam muito no uso de dados para que, justamente, isso não aconteça. Alguns negócios me procuram para viabilizar um sistema de dados eficiente e hoje em dia, isso é extremamente importante.

Jun 27

7 min 9 sec

As ideias no dia de hoje devem ser baseadas em dados para que não se tenha uma criatividade subjetiva, onde as ideias não supõem um assunto que está quente na sociedade ou algo que está viralizando na internet. Eu sempre busco empoderar os funcionários com tecnologia para que meu negócio tenha muito mais agilidade e eficiência ao buscar os assuntos.

Jun 26

8 min 15 sec

No mundo de hoje, a atenção para o que está reverberando na cultura deve ser redobrada. Eu falo isso pois o que está em alta hoje, dificilmente passa de um dia ou dois. Além disso, as pessoas gostam de consumir algum conteúdo que não seja forçado. O consumidor tem milhares de escolhas para o que quer consumir, desde um vídeo no TikTok até um filme em outra plataforma. O que vai fazer o consumidor escolher seu conteúdo passa muito pelo que chamo de: Ponto de entrada. 

Jun 25

6 min 40 sec