MeiaLuaCast

Portal Deviante

O MeiaLuaCast é um Podcast do Site Meia-Lua pra Frente e Soco. Criado em dezembro de 2012, o MeiaLuaCast aborda temas variados dentro da cultura pop/nerd entre eles Games, Cinema, Literatura e etc, de forma bem humorada e com uma pitada de nostalgia.

All Episodes

Após décadas na Konami, Hideo Kojima deixa a empresa e cria sua própria produtora que com apoio da Sony desenvolve um dos jogos mais curiosos de 2019: Death Stranding. Contando com um elenco cheio de estrelas de Hollywood ele tenta entregar um jogo com visual altamente realístico em um mundo pós apocalíptico assolado por uma calamidade visualmente única que impede as pessoas de se deslocarem pelo mundo e interagirem, causando diversos problemas sociais e políticos. O jogador deve guiar Sam Bridges pelo desolado Estados Unidos da América para reconectar as pessoas e o país enquanto enfrenta entidades sobrenaturais, bandidos e terroristas. Discutimos sobre os diversos acertos e erros do jogo e tudo que faz de Death Stranding uma experiência única.

Oct 2020

1 hr 45 min

Após cinco anos de desenvolvimento a Suckerpunch traz a vida o último grande exclusivo da geração PlayStation 4 e nos direciona para o Japão do século XIII em Ghost of Tsushima. Vivenciamos a trajetora de um jovem samurai em sua missão para hornar sua família, salvar sua ilha e encontrar seu próprio caminho em um mapa aberto e belíssimo. Conversamos sobre triunfos e deslizes tanto do jogo quanto de seus personagens para demonstrar como o estúdio conseguiu entregar um título que pavimenta um futuro bastante promissor.

Oct 2020

1 hr 44 min

O terror tem espaçco especial no mundo dos jogos digitais, explorando a escuridão e o desconhecido para trazer mundo pitorescos, incríveis e assustadores. Seja no mistério de um crime não resolvido ou perseguido por um assassino em série, nos jogos a tensão dos personagens é transferida para o jogador que precisa controlar as mãos pra não deixar o joystick cair a cada momento de susto. Retornamos às penumbras para explorar mais desses jogos que nos fazem tremer na base e correr na direção contrária!

Sep 2020

1 hr 7 min

Continuamos nossa cruzada para explorar os mundos dos jogos indie e encontrar grandes gemas. Seja protegendo a população dos ataques dos monstros gigantes ou matando-os e cozinhando em um programa de TV, quebramos as cabeças para desvendar as mentiras e acharmos os caminhos entre os jardins. Comentamos sobre vários jogos independentes de diversos estilos e você pode recomendar alguns para nós também.

Sep 2020

1 hr 17 min

Em 1997 a Squaresoft publicou para o PlayStation o primeiro jogo da franquia Final Fantasy fora de um console da Nintendo e estabeleceu um novo rumo para a série. O jogo explorou um visual mais moderno e tecnológico, um sistema de combate e personagens bastante diferente do que estavamos acostumados e ampliou a grandiosidade das animações para formar uma das obras primas da empresa. Por anos Final Fantasy VII foi venerado e recebeu acréscimos de conteúdos em outros jogos e em um longa de animação. A cada iteração os fãs imaginavam como seria uma atualização desse clássico e agora em 2020 podemos iniciar a jornada ao revisitar Midgard, seus geradores Mako e enfrentar a grande corporação Shinra em Final Fantasy VII Remake.

Aug 2020

1 hr 8 min

Alguns jogos independentes conseguem ter certo destaque a cada ano, seja por sua temática, jogabilidade, visual, ou qualquer conjunto de características. Em 2019 Disco Elysium conseguiu se destacar trazendo um RPG diferente, focado no desenvolvimento dos diálogos e colocando o jogador na pele de uma pessoa comum e explorando temáticas socio-políticas de maneira densa e não-caricata. Discutimos as características e temas do jogo e exploramos as influências que ele pode ter em títulos futuros.

Aug 2020

1 hr 34 min

Todos os anos a Avenida Indie na BGS 2019 é modificada e novos desenvolvedores tem espaço para apresentar e divulgar seus jogos. Assim como em anos anteriores fizemos algumas entrevistas para conhecer um pouco sobre esses diversos projetos em desenvolvimento e apresentamos em nosso podcast para apresentá-los ao público que não teve acesso ao evento. Venha então ouvir sobre esses joguinhos que chegarão até nós no futuro próximo.

Jul 2020

48 min 21 sec

Após discutirmos algumas vertentes de jogos com maior foco em conversa entre personagens chegamos aos, muitas vezes controversos, simuladores de encontros, os Dating Simulators.

Jul 2020

1 hr 13 min

Ao final de 2019 ocorreu a CCXP19 e novamente pudemos apreciar o evento e conversar com aqueles que são o coração da festa: os artistas do Beco dos Artistas. Assim como em anos anteriores gravamos algumas entrevistas para conhecer mais sobre as pessoas por trás das obras e as reunimos nesse podcast para que mais pessoas possam conhecer e acompanhá-los. Como em 2020 acredito que não haverá uma edição da CCXP, ouça nossas conversas e vá atrás desses e outros artistas nas redes sociais e lojas e apoiem os trabalhos deles.

Jun 2020

53 min 59 sec

Contar estórias e interpretar papéis é o foco do RPG. Para que as tramas e ações não estrapolem aos absurdos da imaginação foram sendo criados sistemas de regras que apoiavam as decisões de jogadores e mestres. Para tornar tudo ainda mais interessante há a inclusão de um fator externo tão simples quanto traiçoeiro: a sorte. As incríveis experiências vividas seja ao redor de uma mesa com papel, caneta, mapas e miniaturas ou vidrados em telas digitais dependem de sistemas e é sobre eles que tentamos falar nesse papo.

Jun 2020

1 hr 7 min

Estilo criado no início dos anos 1980 os Tactical RPG misturam tática e evolução de personagens com um peso em história e o famigerado perma-death para apresentar um jeito único de jogabilidade. Aproveitamos a chegada de alguns bons títulos recentemente para conversar sobre esse tema e apresentar algumas novidade do estilo que podem agradar aos jogadores de longa data e abraçar os novatos que querem conhecer o estilo.

May 2020

1 hr 13 min

Desde 2010 desenvolvendo jogos rdein estabeleceu a franquia Momodora que alcançou sucesso em sua quarta aventura "Reverie Under the Moonlight" e em 2019 tivemos o lançamento de Minoria, um jogo que traz muito de Momodora, mas de uma forma bastante diferente. Conversei com rdein para conhecer mais de sua trajetória desde os primeiros interesses em desenvolver jogos até o momento que Momodora I fora publicado, seguindo por todas as suas continuações até o lançamento de um novo mundo com Minoria. A jornada dos desenvolvedores independentes é sempre muito diversa e as conversas com eles mostram as grandes dificuldades em trilhar nessa profissão. Convido-os a conhecer não apenas os jogos mas principalmente a pessoa que os idealizou e os fez sair do papel para os pixels.

Mar 2020

1 hr 2 min

Sete anos após o sucesso de Borderlands 2 a Gearbox retorna ao caótico mundo da franquia para explorar os acontecimentos após o embate com Handsome Jack. Publicado pela 2K Games, Borderlands 3 é um jogo de ação e tiro com elementos de RPG e focado em tesouros, que no caso são armas e mais armas e mais armas ainda! Nesse terceiro jogo retornamos a Pandora como recrutas da resistência que luta contra os irmãos Troy e Tyreen e sua seita que pretende controlar todos os tesouros e o planeta. Em nossa conversa discorremos sobre as mudanças em mecânicas, a estória e a loucura de buscar mais e mais armas aleatórias em um ambiente caricato, colorido e hostil.

Feb 2020

1 hr 12 min

Em 1999, após dois grandes sucessos em sua nova franquia Resident Evil, a CAPCOM colocou no mercado sua terceira aventura e apresentou algo igual e completamente diferente aos anteriores. Retornamos a Raccoon City para observar a decadência da cidade pelos olhos da veterana da STARS Jill Valentine e sendo perseguidos constantemente pelo implacável Nemesis. O jogo continua tendo muita exploração e muitos puzzles e retorna, parcialmente, ao ambiente do segundo título, mas aplica uma gama de obstáculos, ambientes e inimigos que são novidades e, de alguma forma, memoráveis. Venha acompanhar nossa conversa sobre Resident Evil 3 antes que o Remake chegue às lojas.

Dec 2019

57 min 44 sec

A Brasil Game Show retornou em 2019 com um evento com grandes melhorias e a volta de uma das maiores empresas de jogos do mundo e até teve um barzinho com a galera depois do evento. Esse ano, devido ao estado da industria nesse final de geração de consoles, houve poucos títulos que estavam gerando hype na galera, mas os que estavam presentes causaram filas, movimentações em massa e grandes momentos para os participantes. Foi um evento com muitas live-stream, muitos campeonatos empolgantes e até mesmo um evento global que calhou de ocorrer em pleno domingo para um dos maiores jogos da atualidade. Venha saber o que achamos dos diversos jogos apresentados, dos independentes que expuseram seus trabalhos e tudo o mais desse grande evento.

Nov 2019

1 hr 12 min

Em diversas ocasiões nesse e em anos anteriores os video games foram alvo de retaliações e acusações sobre seu efeito no aumento da violência de jogadores. Ao atingirmos 250 episódios a discussão sobre esse tema estava pendente em nosso programa e com os casos ocorridos no meio do ano era um momento propício a trazê-lo. Conversamos sobre os diversos tipos de violência que envolvem os jogos e a sociedade, seja dentro ou fora das partidas.

Oct 2019

1 hr 21 min

Fundado oficialmente em 1987, CLAMP é um estúdio de quadrinhos e animação que teve durante os anos 1980 uma equipe de onze pessoas trabalhando para produzir histórias com personagens já existentes e apenas em 1989 publicou sua primeira estória de forma profissional. Em 1993 o grupo reduziu a quatro integrantes que permanecem até hoje produzindo obras que em 2007 totalizaram 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Diversos manga e anime do grupo chegaram ao Brasil conquistando milhares de fãs, cada um com suas personagens e estórias preferidas e é sobre algumas delas que conversamos nesse programa.

Oct 2019

1 hr 11 min

Em 1996 era fundado o Larian Studios, que desenvolveria jogos de estilo RPG para computadores, com publicações feitas por empresas terceiras e que em 2014 decidiu lançar um jogo em sua plenitude, sem influências externas no desenvolvimento ou data de publicação. Foi assim que chegamos a Divinity: Original Sin. Nele, adentramos o reino de Rivellon para explorar uma complexa rede de personagens e ambientes, descobrindo a cada interação novas informações sobre o mundo e seus problemas. Neste programa conversamos sobre como Original Sin e sua sequencia expõe mecânicas e personagens impressionantes de forma única e estabelecem um nível de qualidade altíssimo em sua apresentação e jogabilidade.

Sep 2019

1 hr 3 min

Voltamos a comentar e indicar jogos para aquele dispositivo que sempre carregamos conosco, os celulares e tablets, afinal, acabar com a bateria dos dispositivos mobile é uma grande diversão.

Sep 2019

40 min 25 sec

Mistérios instigam a curiosidade e estimulam os jogadores a explorar o mundo e personagens nessa semana focamos a conversa nos jogos investigativos. Com premissas estabelecidas pelos processos reais de investigação e também nas bases literárias que estabeleceram caracterísitcas de personagens e tramas, os processos de descoberta de pistas, interrogatórios e conclusões são aplicados de diversas […]

Aug 2019

1 hr 10 min

Em 1994, após anos de disputa polarizada entre SEGA e Nintendo no mercado de jogos a Sony chegou com seu PlayStation, mas as duas marcas anteriores eram bastante reconhecidas e tinham um mascote famoso cada, algo que nos primeiros anos incomodava. Foi apenas ao final de 1996 que essa situação parecia resolvida. Desenvolvido pela então desconhecida Naughty Dog, Crash Bandicoot chegava para ser a cara amigável da plataforma, mas assim como o próprio console havia muitas diferenças na abordagem. Neste programa exploramos grande parte do caminho da franquia desde o início até o lançamento de Crash Team Racing Nitro Fueled recentemente.

Aug 2019

1 hr 3 min

A busca por tesouros e glorias foi motivação para muitas jornadas no mundo real e se estendeu para o mundo fantástico da imaginação e eventualmente chegou aos video games. Explorar novos mundos, adentrar cavernas e calabouços escuros, enfrentar e vencer batalhas com ladrões e monstros para ao final conquistar fama e tesouros é o que incentiva e motiva jogadores a abraçarem os jogos do estilo Dungeon Crawler. Conversamos sobre os principais títulos que estabeleceram esse subgênero dos jogos eletrônicos e indicamos títulos dos mais variados espectros neste programa.

Jul 2019

58 min 55 sec

Steamworld é uma série de jogos da desenvolvedora sueca Image and Form que utiliza sua ambientacao retro-futurista para contar a estória de um mundo dominado por robôs movidos à vapor.

Jul 2019

1 hr 23 min

The Elder Scrolls Online aproveita o passado conturbado de Tamriel para soltar a mão do jogador e permitir que ele experiencie o mundo de uma forma única.

Jul 2019

1 hr

Apresentado em 2017 apenas como Shadows Die Twice o mais recente título da From Software mostrava apenas os ossos de um braço e na E3 de 2018 finalmente mostraram mais do jogo, exibindo seu visual deslumbrante em um Japão em guerra. Em uma reimaginação do período Sengoku da história do Japão, controlamos o Lobo, um samurai que jurou proteger e que agora deve resgatar o garoto Kuro. Sendo um jogo da From Software havia muita expectativa sobre o estilo de combate e dificuldade do jogo e muito se falou sobre essas características do jogo e estamos aqui num podcast para falar muito sobre isso também.

Jun 2019

1 hr 17 min

Com o final da geração se aproximando retomamos um tema que sempre gera bastante assunto: Remakes. Aproveitamos e falamos de Remaster, Port e Reboots também. Seriam os insistentes remakes e remaster necessários para as desenvolvedoras e para os jogadores ou apenas um dos lados sai ganhando nessa situação? Opinamos sobre diversos jogos que receberam novas versões durante os anos e as vantagens e desvantagens que enxergamos para chegar a uma grande conclusão. Ou não.

Jun 2019

51 min 4 sec

A cada ano a E3, um dos maiores eventos de video games e entretenimento do mundo, se transforma e nos últimos anos as mudanças tem alterado a forma como discutimos o evento e os conteúdos apresentados. Seguindo essa maré de mudanças nós resolvemos fazer um programa comentando nossas expectativas para essa que deve ser uma das mais estranhas E3 dos últimos anos. Como disclaimer, esse programa deveria ter saído há algumas semanas, então há pontos que comentamos que já foram esclarecidos e rumores que foram confirmados. De qualquer forma, venha nos ouvir especular sobre o que acontecerá nos próximos dias e ria de nossos erros.

Jun 2019

53 min 10 sec

A cada ano mais jogos são lançados, os grandes costumam apostar nas ideias garantidas enquanto os pequenos tentam sobressair à massa de publicações utilizando a criatividade. Voltamos a falar de jogos indie para recomendar mais joguinhos que oferecem experiências desafiadoras e frustrantes. Dessa vez nos exploramos diversas e diversas vezes os complexos e intrigantes campos de batalha que nos fazem ofender os desenvolvedores, as tramas intrincadas e misteriosas e somos as vozes na sua cabeça para indiecar novas vivências e aventuras nos mundinhos dos jogos indie.

May 2019

1 hr 21 min

O autor norte-americano Tom Clancy escreveu diversos livros de ficção que envolviam política, intrigas e espionagem que foram adaptados para televisão, cinema e video games. Inspirados pelos livros Operação Inverno Escuro e Directiva 51 a Ubisoft lançou em 2016 uma nova franquia de jogos, focada no multiplayer e incorporando muito da narrativa misteriosa de Clancy, assim nasceu The Division. Após 3 anos de manutenção e expansão do primeiro título da série, chegou às lojas em março de 2019 a continuação da jornada da Divisão, colocando o jogador não apenas para encarar uma cidade completamente destruída, mas dominada por diversas facções criminosas. Neste programa conversamos sobre as qualidades e problemas do lançamento inical de The Division e a evolução que fora apresentada em seu mais recente título.

Apr 2019

1 hr 26 min

Em 1998 Resident Evil 2 foi lançado e para o PlayStation e imediatamente ampliou o sucesso da franquia iniciada em 1996, conquistando novos fãs e melhorando ainda mais a sensação de exploração e sobrevivência em um ambiente misterioso e infestados por zumbis. Durante anos os fãs da série pediam que essa pérola fosse refeita e a experiência pudesse ser revivida com os benefícios das novas tecnologias. Foi em janeiro de 2019 que finalmente o pedido da legião de jogadores foi atendido e o Remake de RE2 chegou às lojas nas plataformas Xbox, Playstation e PC. Nesta semana conversamos sobre as qualidades, problemas e a experiência de jogar essa reimaginação do clássico dos 32bit.

Apr 2019

1 hr 43 min

No dia-a-dia nos deparamos com diversas situações que demandam interações e decisões e cada uma delas constrói um novo caminho, a equipe da Dontnod partiu dessa premissa e com um pequeno acréscimo transformaram o ato de decidir em algo mais impactante no jogo Life is Strange. Dividido em episódios o jogo permite criar e expandir os relacionamentos de Max Caufield e nesse processo expõe o jogador ao peso de cada decisão e suas consequências. Conversamos sobre como a experiência de cada sessão é diferente e como o processo de viajar no tempo e mudar suas decisões também impactam a vida de Max, Chloe e demais pessoas de Arcadia Bay.

Apr 2019

1 hr 15 min

Nascido ao final do século XIX, Lovecraft se destaca na literatura do terror por focar no medo do desconhecido e apresentar criaturas de outras dimensões, que a mente humana sequer consegue compreender. Foi após sua morte que suas obras passaram a ser notadas e sua influência foi crescendo em todas as outras mídias de produção cultural. Adentramos as montanhas da loucura para conversar sobre como os mitos de Cthulhu cresceram e foram se emaranhando no conhecimento popular.

Apr 2019

1 hr 22 min

Com a constante inundação de novos títulos nas diversas plataformas e o grande foco em jogos de grande orçamento é impossível conhecer e principalmente jogar tudo que é lançado. Em tempos passados a possibilidade de alugar jogos por apenas uma diária permitia que arriscassemos títulos diferentes e obscuros. Nos PC era comum encontrarmos CDs com centenas de demos. Reviramos a prateleira, a biblioteca do Steam e nossas memórias para apresentar alguns jogos que provavelmente passaram despercebidos da grande maioria e foram sumariamente ignorados.

Mar 2019

1 hr 9 min

Desde os anos 1950 diversas séries utilizando efeitos especiais e visuais são produzidas no Japão, apresentando personagens fantásticos, heróis e os mais icônicos monstros. Essas produções, popularmente conhecidas como Tokusatsu, costumam lidar com temáticas de ficção científica e invasões alienígenas, com grande foco na trajetória dos heróis e suas batalhas contra monstros. No final dos anos 1980 e início dos anos 1990 o Brasil recebeu uma enxurrada de séries japonesas, conquistando muitos fãs. Conversamos sobre como essa época nos influenciou e como os diversos tipos desses seriados cresceram e evoluíram no decorrer das décadas.

Mar 2019

1 hr 23 min

Em 2007, Ken Levine escreveu uma estória sobre uma sociedade utópica com o foco na criatividade e inventividade, na qual as pessoas não estavam limitadas por preceitos morais e éticos e podiam fazer a ciência e as artes avançarem em grande velocidade ao futuro. Essa era a estória de Rapture, uma cidade submersa, na qual a imaginação deu espaço à loucura e a ausência de regras limitantes estrapolou para a violência e a barbarie. Na série Bioshock você guia os protagonistas para escapar da loucura e libertar alguns dos afligidos que vivem nessas sociedades. Neste programa conversamos sobre os três jogos dessa franquia que angariou muitos fãs e gera muita discussão em sua comunidade.

Mar 2019

1 hr 31 min

Durante o século XX uma das formas de ser apresentado a um novo jogo era entrar em uma locadora ou loja e olhar as capas e os posters expostos nas prateleiras e paredes. Para os jogos das primeiras gerações as artes das caixinhas eram completamente diferentes daquilo que era apresentado no próprio jogo, afinal, uma ilustração ultra realista estava anos luz de distância dos quadriculados apresentados nas telas de TVs. Nesse programa conversamos sobre as características das capas que chamam atenção, que representam a idéia do jogo e quais consideramos boas e ruins.

Feb 2019

1 hr 17 min

Com o estabelecimento e crescimento dos eventos de cultura pop em várias cidades dos Estados Unidos e do mundo, há também um grande enfoque nas mídias que costumam atrair mais patrocinadores e mídia, como TV e Cinema. Com as feiras de quadrinhos aconteceu o mesmo, para se manterem vivas elas expandiram os horizontes abraçando outros nichos e agregando atrações e chamarizes. A CCXP é o maior evento de cultura pop do Brasil e ainda mantém em seu cerne o aqueles artistas que normalmente não se apresentam em frente as câmeras e que colocam na ponta do lápis personagens e estórias que marcam a vida de tantos jovens e adultos. Conversamos com alguns dos artistas que estavam no Beco dos Artistas da edição de 2018, para conhecer um pouquinho de suas histórias e obras.

Jan 2019

54 min 7 sec

A dublagem permite que um público muito maior tenha acesso a obras produzidas em outros tantos lugares do mundo. Assim como o avanço tecnológico permitiu melhorar o processo de captação e gravação das vozes dos atores de dublagem, ela também permitiu que o público conhecesse mais sobre quem dá o toque brasileiro nos filmes, séries e animações que assistimos. Aproveitamos a maravilha da comunicação pela internet para conversar como dublador Duda Espinoza sobre sua carreira, seus trabalhos e o carinho que ele recebe dos fãs.

Jan 2019

54 min 15 sec

O ano de 2018 trouxe para os video games diversos bons títulos e com insinuações e boatos que rolam nos bastidores da índustria permitem especular e acreditar que 2019 será ainda mais impactante. Há muitas dúvidas sobre os caminhos que as grandes plataformas irão trilhas nesse próximo ano e como elas pavimentarão a estrada para a chegada de novos produtos de software e hardware. Neste programa, aproveitamos as notícias mais quentes do ano passado e a lista de jogos já prometidos para esse ano para conversar sobre nossas expectativas para o mundo dos jogos em 2019.

Jan 2019

1 hr 38 min

Todos os anos uma grande quantidade de jogos são lançados e muitas das expectativas trouxeram decepção, mas não será disso que falaremos hoje. O ano de 2018 teve grandes títulos e uma disputa acirrada na opinião de público e crítica para definir qual o melhor jogo lançado. Para ajudar nessa definição, solicitamos ao nosso time e a alguns amigos que votassem nos três melhores jogos que desfrutaram para definir a lista derradeira e incontestável dos 10 melhores jogos de 2018.

Jan 2019

1 hr 53 min

Essa é a homenagem do Meia-Lua, em parceria com Renegados Cast e Dragões de Garagem, ao nosso amigo e colaborador do site, Giovani Arieira. Na podosfera, seu legado perdura por meio dos inúmeros podcasts que participou, os quais fazemos questão de listar abaixo, para que vocês possam ouvir. Giovani, "diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, foi um imenso prazer para nós dividir um planeta e uma época com você".

Dec 2018

41 min 5 sec

Ao final da primeira década do século XXI os jogos em primeira pessoa saturavam o mercado e dificilmente traziam inovações, até que em 2009 surgiu Borderlands. Muito além de um jogo de tiro a nova franquia da Gearbox arriscou ao misturar características de diversos estilos e gêneros de jogos para criar algo peculiar que conquistou uma legião de fãs. Apesar do pouco tempo de vida e tendo apenas 4 títulos, Borderlands soube conquistar os jogadores com seus personagens insanos, seu visual peculiar, características de RPG e um senso de humor agressivo.

Dec 2018

1 hr 4 min

Desde os RPG de mesa os jogadores desejam explorar novos mundos de forma livre, tomando decisões que pesam no fluxo da estória contada e impactam seu futuro. Nos jogos digitais isso também é buscado desde o princípio, através da implementação de calabouços profundos e do vazio do espaço. Os jogos de mundo aberto evoluiram muito nos quase quarenta anos de existência, permitindo aos jogadores explorar mundos cada vez maiores e mais vivos seja em aventuras, corridas pelo mundo ou resolvendo quebra-cabeças. Conversamos sobre as peculiaridades dessa forma de planejamento de mapas, suas vantagens e desvantagens.

Dec 2018

1 hr 41 min

A franquia PokéMon transitou pela maioria das gerações de videogames da Nintendo e em cada iteração ampliou e modificou sua jogabilidade e mundo para apresentar novas experiências aos jogadores. Com a chegada da franquia no Nintendo Switch, a Pokemon Company aproveitou o sucesso de Pokémon GO para retornar à região de Kanto e implementar a captura dos monstros por movimentos do controle. Após explorar ambas as versões Pikachu e Eevee, nos reunimos para conversar e apresentar nossas opiniões sobre as diversas mudanças apresentadas em Pokémon Let's Go.

Nov 2018

1 hr 37 min

Em 1986 foram lançados para o NES os primeiros títulos de franquias de jogos que se tornariam cultuadas por jogadores do mundo inteiro: Metroid e Castlevania. Essas séries tiveram bons inícios, com grande aceitação de público e crítica, mas foi no meio da década de 1990 que ambas se estabeleceram e juntas definiram um gênero de jogo completamente novo: o Metroidvania. Em 1994 foi lançado Super Metroid, que firmou a ambientação e atmosfera de seus antecessores e estabeleceu as pedras fundamentais de exploração, sistema de bloqueio de áreas e navegação, além de permitir que os mais experiêntes quebrassem a sequencia tradicional do jogo. Já em 1997, em Castlevania: Symphony of the Night haveria a sedimentação do estilo Metroidvania, com a inclusão de elementos de evolução de personagem nos moldes de RPG e o aprimoramento do conceito de exploração e do fator replay. Nete programa conversamos sobre como esses dois jogos influenciaram diversos títulos nos anos seguintes e quais influências e mudanças os jogos mais novos trouxeram para aprimorar e subverter o estilo.

Nov 2018

1 hr 13 min

Para contar estórias, os desenvolvedores optam por diversos formatos de jogos, alguns deixam no contexto dos cenários as chaves para se compreender o mundo criado, mas há a opção de utilizar grandes quantidades de textos e conversas e até mesmo inserir filmes com atores reais no processo. Expandindo a idéia dos jogos em texto dos primórdios dos video games, a inserção de imagens estáticas e as vezes levemente animadas trouxeram os livros ilustrados para a mídia digital. E ao trazer os seriados de TV para dentro dos videogames surgiram títulos que misturavam filmagens com gráficos renderizados, o estilo conhecido como FMV. Conversamos sobre como esses estilos são e como eles se misturam para trazer ao jogador algumas experiências peculiares.

Nov 2018

1 hr 4 min

Nos anos 1990 os jogos de luta eram os grandes responsáveis por fazer milhares de jovens gastarem tempo e fichas nos arcades. Com o passar do tempo esses jogos sofreram na disputa de outros estilos, perdendo muito de seu espaço e prestígio. Diversas franquias foram esquecidas, muitas arriscaram grandes mudanças, algumas se mantiveram relevantes. Conversamos sobre as evoluções que os jogos de luta sofreram para se adaptar aos novos tempos, agradar seus fãs mantendo características importantes que garantiam sua identidade e evoluiram para melhorar a competitividade e acessibilidade.

Nov 2018

1 hr 41 min

Em grandes eventos de jogos os holofotes estão todos voltados aos grandes estúdios que produzem e distribuem títulos que custam milhões de dolares e arrebanham legiões de jogadores. Há também aqueles que estão começando suas jornadas no desenvolvimento de games e tentam se destacar em meio à enxurrada de títulos lançados diariamente. Aproveitamos o espaço que a Brasil Game Show proporciona para os desenvolvedores independentes e conversamos com alguns deles para conhecer melhor sobre seus jogos e suas histórias. Trazemos neste programa uma coletânea de entrevistas feitas durante a BGS 2018 com alguns desenvolvedores de jogos indie.

Oct 2018

49 min 22 sec

O maior evento de games da América Latina teve sua décima primeira edição finalizada no último dia 14 de outubro e o Meia-Lua cobriu todos os cinco dias de evento da Brasil Game Show 2018. Como a quinta edição consecutiva que cobrimos esta foi com certeza um grande marco para nós tanto quanto foi para o próprio evento. Foram dias repletos de atrações nos diversos estandes, com convidados especialíssimos e a já famosa e deliciosa área indie. Neste programa falamos não apenas das coisas boas, mas de alguns percalços e de como as próximas edições podem melhor e se tornar ainda mais interessantes para o público.

Oct 2018

1 hr 26 min

As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas para entretenimento e isso não impede que as estórias contadas não reflitam o momento histórico que retratam e aquele no qual foram produzidas. Ao ler sobre cavaleiros ou super-heróis somos apresentados a diversas referências do passado e do presente. Situações de nosso cotidiano social, econômico, cultural e político se misturam à representações de tempos passados e à visão artística de seus criadores. Neste programa conversamos sobre como utilizar os quadrinhos como base para pesquisar a história de nossas civilizações e sociedades.

Oct 2018

1 hr 40 min