Pautas Femininas

Rádio Senado

Os temas mais importantes que afetam a vida das mulheres entram em debate no Pautas Femininas, uma parceria da Rádio Senado com a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Produção e a presentação:

All Episodes

No programa de hoje, uma conversa com o historiador Edson Fernandes sobre o livro “Tempos de Violência – Brutalidade, Contravenção, Estupro e Suicídio no interior paulista do início do século XX”, obra que traz cerca de 90 histórias que abordam a violência cotidiana, a violência contra mulher e a violência contra a própria vida no período de formação de Bauru, entre os anos de 1903 e 1924. A obra detalha a formação do centro oeste paulista entre 1903 e 1924. Enquanto a História tradicional destaca as conquistas da chamada modernidade, como a chegada do trem, luz elétrica e o telefone, os fatos obscuros (e a violência) foram varridos para debaixo do tapete. O capítulo mais extenso do livro, sobre a violência contra a mulher, traz relatos cruéis com situações repletas de machismo e imposição da vontade masculina.

Nov 26

9 min 59 sec

No programa de hoje, os temas em discussão no Senado Federal no mês de novembro ligados a equidade de gênero e raça, como a discussão sobre o Racismo Estrutural. Em uma audiência na Comissão de Direitos Humanos, especialistas chamaram a atenção para o conjunto de práticas hábitos e costumes que estão arraigados na sociedade e segregam e discriminam a população negra. 

Nov 18

10 min 1 sec

O plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal entra na sua segunda versão, com validade até 2023. Entre os avanços está a criação de um Observatório de Equidade no Legislativo, além da expansão do Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Econômica em decorrência da Violência Doméstica e Familiar. O plano inclui ainda a criação do programa Pai Presente, combate à gordofobia e ações de respeito à diversidade. O lançamento aconteceu no dia 22 de outubro, com  a participação da senadora Leila Barros (Cidadania-DF), procuradora da Mulher no Senado, da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka e da representante da ONU Mulheres no Brasil Anastasia Divinskaya. Apesar de comemorar os avanços que o Plano de Equidade trouxe para o ambiente de trabalho do Senado Federal, as participantes manifestaram a necessidade da iniciativa se espalhar por outras instituições públicas e privadas no Brasil, para garantir a igualdade de oportunidades para mulheres e negros no mundo do trabalho.

Nov 11

10 min 1 sec

A Gerente de Recursos Humanos da TIM, Debora Oliveira, fala sobre o aplicativo Mulheres Positivas, uma iniciativa da empresa de telecomunicações que auxilia as mulheres que buscam emprego. A novidade permite que a mulher com qualquer qualificação faça busca de vagas disponíveis na sua região e oferece cursos on-line para qualificação profissional em diversas áreas. A qualificação é uma etapa importante para dar confiança e elevar a autoestima principalmente daquela mulher que está há muito tempo fora do mercado de trabalho. 

Nov 4

10 min 22 sec

O lema da Campanha Outubro Rosa deste ano é o autocuidado. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, 13% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como alimentação e atividade física. A senadora Leila Barros, Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal, fala sobre a participação do Senado no movimento Outubro Rosa e a importância do diagnóstico precoce.

Oct 28

9 min 59 sec

O psicólogo e professor universitário Thiago Petra, do coletivo Bloco do RivoTrio, cujo trabalho de base é a saúde mental e a atenção psicossocial, fala-nos sobre a “Cartilha de Acolhimento em Saúde Mental”, publicação digital feita em parceria com a ONG Inverso, que reúne informações sobre serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico acessíveis para a população do Distrito Federal. A cartilha, lançada em 10 de outubro, é o tema da entrevista feita pela jornalista Ana Beatriz Santos. Acompanhe.

Oct 21

10 min

No programa desta semana, a votação no senado do projeto de lei que agiliza a concessão de medidas cautelares nos casos de violência doméstica  (PL 4.194/2019). A proposta, aprovada no dia 13 de outubro,  altera o código penal e permite que as prisões preventivas possam ser feitas com mais rapidez nos casos de violência doméstica. Segundo os parlamentares, o projeto de autoria do senador Jorge Kajuru, do Podemos de Goiás, a ação rápida da justiça pode fazer a diferença e evitar ações mais extremas por parte do agressor, como o feminicídio.

Oct 15

10 min

Entrevista com o advogado Sergio Rodrigo Russo Vieira, sócio-diretor da Nelson Wilians Advogados Associados em Manaus-AM. Nesta edição, o Pautas Femininas é sobre a tentativa do governo federal  alterar a educação das pessoas com deficiência. O advogado Sergio Rodrigo Russo Vieira fala sobre o decreto que pretende alterar a política de  educação especial e as respostas da justiça e do legislativo  para evitar retrocessos na inclusão dos estudantes com deficiência. O especialista dá orientações sobre como as famílias devem abordar as escolas sobre a matrícula e acolhimento dessas crianças e jovens.

Oct 7

10 min

No programa de hoje, as  atividades do Congresso Nacional que impactam nas pautas femininas. Uma delas foi a aprovação da PEC que muda as regras eleitorais a partir de 2022. Dentre as mudanças estão ações para incentivar a equidade de gênero e raça nas eleições, como o aumento de recursos para a candidatura de mulheres e negros.

Sep 30

10 min 40 sec

Para lembrar o dia mundial da doença de Alzheimer, celebrado em 21/09, o Pautas Femininas lança um olhar sobre a mulher cuidadora. A doutora em Psicologia Leninha Wagner fala sobre a necessidade de atenção com os cuidadores dos doentes de Alzheimer, maioria composta por mulheres. Segundo uma pesquisa da PUC Campinas, 86% das cuidadoras são as mulheres da família, esposas ou filhas dos doentes. A cuidadora sobrecarregada também pode adoecer devido ao cansaço físico, mental e a constante preocupação com o bem estar do paciente. Leninha Wagner fala sobre os primeiros sinais da doença e onde buscar apoio para que doente e cuidadora encontrem qualidade de vida.

Sep 23

10 min 1 sec

O Pautas Femininas conversou com Maiara Muraro Martins, diretora executiva do Instituto Cultural Rose Marie Muraro, o ICRM, que fica no Rio de Janeiro. A escritora e editora Rose Marie Muraro é considerada uma das pioneiras do feminismo no Brasil. O trabalho intelectual e social de Rose, em defesa da democracia e da mulher, foi reconhecido no Senado Federal com o prêmio Teotonio Vilela, em 1999 e o prêmio Bertha Lutz em 2008. O tema inicial da conversa foi o relançamento do livro O s Seis Meses em que Fui Homem , escrito em 1990. Além do livro, Maiara Muraro falou sobre os avanços e retrocessos sociais nas pautas femininas.

Sep 16

9 min 57 sec

A advogada e ex-desembargadora  Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, é a entrevistada desta edição. Ela fala sobre os avanços sociais que abriram espaço para a  muitos  preconceitos para incluir as parcelas invisíveis da sociedade, como as mulheres e a população LGBTQIA+. Confira.

Sep 9

10 min 3 sec

Entrevista com Grace Mendonça A advogada e professora Grace Mendonça apresenta seu novo livro, “Democracia Substantivo Feminino”. A obra reúne a visão de 18 personalidades femininas sobre os avanços democráticos na história recente do Brasil. Grace Mendonça foi a primeira mulher a exercer o cargo de ministra chefe da advocacia geral da união, durante o governo de Michel Temer. A intenção é inspirar mulheres e meninas a defender e construir a democracia no país. Em um momento político tão delicado, é importante refletir a luz das palavras de uma das ensaístas, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP): “Sem mulheres não existe democracia”.

Sep 2

9 min 47 sec

Nesta edição, informações sobre projetos do senado ligados à Pauta Feminina e o anúncio da nova Procuradora da Mulher no Senado, Leila Barros, do Cidadania do DF. A comissão de direitos humanos do Senado aceitou a sugestão popular que propõe uma lei para distribuir absorventes higiênicos de forma gratuita para mulheres de baixa renda. A proposta ainda vai cumprir um longo processo até virar lei, mas joga luz sobre um problema que atinge mulheres de diversos países: a Pobreza Menstrual. 

Aug 26

10 min 2 sec

Agosto é tempo de incentivar o aleitamento materno. Glaucia Expositor é integrante da organização Leme- leite materno nas escolas, de São Paulo,  que apoia as mães que desejam seguir com a amamentação ao fim da licença maternidade. Glaucia alerta que um projeto que está parado na Câmara dos Deputados está causando prejuízos para a saúde de mães e bebês. A medida garante que mães que trabalham pelo regime CLT tenham licença maternidade de seis meses a exemplo do que já acontece com as servidoras públicas. A licença de seis meses ainda na pandemia diminui a circulação de pessoas e previne a contaminação de mães, cuidadores e bebês. 

Aug 20

10 min 11 sec

A senadora Zenaide Maia do Pros do Rio Grande do Norte, conversou sobre a participação da Bancada Feminina do Senado na CPI da Pandemia. A senadora lembrou que a  Pandemia da Covid-19 impactou duramente as mulheres e por isso é importante que as senadoras estejam presentes no colegiado, vencendo dificuldades iniciais como a falta de indicação dos partidos, e as manifestações do machismo estrutural que permeiam toda a atividade das mulheres que estão na política.

Aug 12

10 min

As mulheres brasileiras passam mais tempo na escola, possuem mais diplomas de curso superior mas ganham menos dos que os homens para exercer o mesmo cargo ou função. Os dados do IBGE justificam a necessidade de ações para garantir a equidade entre homens e mulheres no mundo do trabalho. Assim, ações como a da entidade WILL - “Mulheres em Liderança na América Latina”, são essenciais para garantir que mais mulheres alcancem postos de liderança nas grandes empresas brasileiras. A presidente da WILL, Silvia Fazio, falou sobre o “Prêmio Mulheres na Liderança” e o progresso do setor privado brasileiro em direção à equidade.

Aug 5

10 min

O neurocientista Fabiano Abreu analisa o caso de violência doméstica que aconteceu em Fortaleza envolvendo um casal de jovens celebridades das mídias sociais, no início do mês. Ele observou que muitos casos de agressão estão ligados a disfunções cerebrais variadas e as mulheres podem identificar alguns comportamentos que pedem atenção. Alterações neurológicas, abuso de álcool e drogas são alguns deles.

Jul 15

10 min

A cantora Thabata Lorena fala sobre a o Projeto Dona Imperatriz, uma iniciativa que oferece capacitação em áreas essenciais que vão além do canto, para as mulheres que pretendem trabalhar no mercado musical independente. O mercado fonográfico é um ambiente predominantemente masculino. Enquanto no Brasil, apenas 9% dos valores arrecadados pelos compositores são destinados às mulheres, no mercado internacional, apenas 30 por cento das vagas de trabalho disponíveis em todos os nichos da indústria fonográfica são  ocupadas pelo sexo feminino. E um grupo de mulheres, como a Thabata, luta para derrubar as barreiras que impedem a equidade. 

Jul 8

10 min 1 sec

Neste programa, as ações que estão na pauta do Senado e impactam a vida das mulheres, como a discussão sobre o atendimento às crianças que ficaram órfãs devido à covid-19 e a proposta ( PL 2180/2021 ) da senadora Eliziane Gama  (Cidadania-MA) par a a criação de um fundo de amparo  para esses meninos e meninas. Outra proposta é a criação de um memorial em homenagem às vítimas da pandemia ( PL 2317/2021 ), de autoria  dos  Senadores Humberto Costa (PT/PE), Paulo Paim (PT/RS) e Rogério Carvalho (PT/SE),  além de iniciativas de combate ao preconceito .  Confira.

Jul 1

9 min 47 sec

Mais de 700 mil meninas no Brasil vivem em casas sem banheiro ou não têm nenhum acesso a um chuveiro. Outras quatro milhões não contam com  itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, como sanitários e sabonetes. Os dados foram divulgados pela Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância. A estudante  e digital influencer de sustentabilidade e questões sociais, Laís Bonafé falou sobre a importância  de políticas públicas que garantam a saúde e a dignidade de mulheres e meninas.

Jun 24

10 min 15 sec

A professora, pesquisadora e escritora Heloísa Buarque de Hollanda fala sobre a sua obra mais recente, uma coletânea de poesia que reúne 29 mulheres que expressam experiências femininas por meio da poesia. A conversa vai além e aborda novela, cultura e feminismo hoje.

Jun 17

10 min 2 sec

O aumento da  mortalidade de gestantes e puérperas durante a pandemia de covid 19 foi tema de audiência no Senado.  O programa traz projetos e iniciativas para o combate a violência e a desigualdade entre homens e mulheres. Confira.

Jun 10

10 min

A luta feminina pela independência financeira, realização pessoal e profissional resultou em grandes avanços no século passado. A busca da igualdade passou por diversas fases e, graças a essas antecessoras,  as mulheres  de hoje não precisam sacrificar uma área da vida na busca do sucesso financeiro, intelectual ou pessoal. A palavra chave da construção da mulher do século 21 é o equilíbrio. Acompanhe a entrevista com Natasha de Caiado Castro, Diretora Executiva  e especialista em inteligência de mercado.

Jun 3

10 min 3 sec

Uma iniciativa da Organização Internacional de Migração e Aliança Empreendedora oferece um curso virtual em espanhol para imigrantes que tocam o próprio negócio no Brasil. Cristina Filizola conversou sobre o impacto da pandemia para microempreendedores imigrantes e, principalmente, sobre as mulheres que possuem uma rede de apoio pequena e precisam lidar com o cuidado dos filhos sem escola, da casa e do próprio negócio em um país estrangeiro.

May 27

9 min 35 sec

No Pautas Femininas desta semana, a psicóloga Simone Domingues fala sobre as consequências da pandemia de covid-19 sobre as gestantes e as puérperas. Uma das consequências que preocupa os profissionais de saúde é a depressão pós-parto. Os casos estão aumentando devido ao isolamento social e ao medo da própria mãe de contrair a doença. A psicóloga fala sobre os sinais de alerta e em que momento a família deve buscar ajuda dos serviços de saúde.

May 20

9 min 58 sec

No Programa Pautas Femininas desta semana, a especialista em Autocompaixão Adriana Drulla desconstrói o estereótipo de que toda mãe é super heroína. Ela lembra que antes de ser mãe, a mulher é um ser humano, passível de erros,  e isso é um fator positivo para a maternidade. Em seus estudos ela concluiu que as mães que conseguem exercer a autocompaixão conseguem educar seus filhos de maneira compassiva, ou seja, pessoas empáticas que entendem que para  viver bem ninguém precisa ser perfeito.

May 13

10 min 15 sec

A presença das senadoras na CPI da Pandemia, mesmo sem indicação de seus partidos.  O andamento do projeto que prevê a equidade salarial  entre homens e mulheres no mesmo cargo e outros projetos e iniciativas do Congresso Nacional em defesa dos direitos e conquistas das mulheres.

May 6

10 min 5 sec

Fechando o mês de abril, quando se comemora o dia mundial do café (dia 14), o Pautas Femininas entrevista com  uma jovem que trabalha para quebrar paradigmas na cadeia produtiva do café, um  setor da economia dominado por homens. Isabel Vilela, formada em Relações Internacionais, é gestora executiva da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil. Filha de Cafeicultores, Isabel conta que os desafios estão presentes em todos os países e seções da cadeia produtiva. E a presença feminina no setor é  fundamental .

Apr 29

10 min 19 sec

A Bancada Feminina encaminhou um documento à OMS pedindo ajuda para a aquisição de vacinas e kits intubação para o país. Essas e outras iniciativas e projetos em benefício das mulheres durante a pandemia estão nesta edição do Pautas Femininas.

Apr 22

11 min 28 sec

O programa desta semana destaca os projetos aprovados pelo Senado Federal em homenagem ao mês da Mulher. A escolha da nova procuradora especial da Mulher, mudanças na Lei Maria da Penha, e um incentivo às candidaturas políticas femininas. Confira

Apr 15

10 min 1 sec

O Pautas Femininas de hoje aborda o empoderamento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  E o esporte pode ser um fator importante para empoderar meninas de 13 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. A entidade “Empodera” acredita que levar prática esportiva a essas garotas ensina a lidar com as desigualdades de gênero e a violência contra a mulher. Um dos projetos desenvolvidos pela entidade, As Vozes das Adolescentes, está ajudando as meninas de Santana de Parnaíba-SP a alcançar visibilidade para suas demandas dentro do ambiente escolar. E as solicitações vão desde a disponibilidade de absorventes nas escolas até conseguir espaços adequados para que as mulheres possam fazer denúncias de violência. A jornalista Ana Beatriz Santos entrevistou a presidente da OSCIP Empodera, Jane Moura. Licenciada em Educação Física e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense, Jane estuda as relações de poder desiguais relacionadas ao gênero. Ouça o áudio com a entrevista.  

Apr 8

9 min 59 sec

O IBGE lançou a segunda edição do levantamento Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil. A representante do IBGE Denise Guichard apresenta aspectos desse Raio X da situação da mulher brasileira em cinco grandes áreas, como educação, saúde  trabalho, v ida pública e direitos humanos.   Os dados são referentes a 2019, mas servem para dimensionar as mudanças que precisam ser feitas a caminho da igualdade.

Mar 31

10 min 7 sec

O impacto da pandemia na vida das mulheres é o tema da entrevista do Pautas Femininas desta semana. Ana Claudia Pereira, gerente de projetos da área de governança e participação política da ONU, conversou com o jornalista Adriano Faria sobre a situação da mulher diante das mudanças impostas pela covid-19, nos aspectos econômicos, de saúde e violência doméstica. Uma delas é a escassez de empregos no setor de serviços, onde 70% da mão de obra é composta de mulheres.

Mar 25

10 min 2 sec

O coordenador do Observatório da Mulher contra a Violência, Henrique Ribeiro, fala sobre o lançamento do relatório que vai orientar os trabalhos do Senado sobre o tema.  A expectativa é que as informações ajudem os parlamentares a definir políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher. Entre os temas discutidos estão a situação da implantação delegacias e casas abrigo, a percepção da mulher sobre a violência, entre outros. O lançamento do documento faz parte das atividades do Senado em homenagem ao Mês da Mulher.

Mar 18

10 min 1 sec

O Pautas Femininas da Semana da Mulher, fala sobre as iniciativas do Senado Federal para aumentar a participação feminina no espaço político e registra a sessão em homenagem a mulher, que destacou os esforços femininos diante da pandemia da covid-19 Tem ainda um especial da Rádio Senado ao Dia Internacional da Mulher, falando sobre as diversas faces que compõem o universo feminino inspirada na poeta Cora Coralina.

Mar 11

9 min 59 sec

O Pautas Femininas abre o mês de março falando de empreendedorismo da mulher negra. Sobre esse assunto, Anderson Mendanha conversou com com a escritora e educadora, Janine Rodrigues. Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, é uma dessas mulheres que estão tendo destaque como executivas. Em 2015, ela fundou a Piraporiando, uma startup/edtech que trabalha com educação para diversidade. Além dos livros que escreve, a empresa também desenvolve projetos e consultorias de diversidade em escolas, empresas e diferentes instituições.

Mar 4

10 min 2 sec

O tema do Pautas Femininas dessa semana é iniciação sexual precoce e gravidez na adolescência. Sobre esse assunto, a jornalista Roberta Cruz, da TV Senado, conversou com Maurício Cunha, Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Denise Ocampos, hebiatra da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Feb 25

10 min 7 sec

O Pautas Femininas dessa semana destaca o projeto que cria oficialmente o Colégio de Líderes do Senado Federal e que garante a participação de uma representante da bancada feminina nesse órgão. Pela proposta, o colegiado passaria a ser oficial, atualizando o regimento do Senado. O programa destaca também alguns projetos relacionados à mulher que estão em debate no Senado como a proposta que que cria o Cadastro Nacional e Pessoas Condenadas por Crime de feminicídio, estupro, violência doméstica e familiar contra a mulher (CNPCMulher).  Projetos citados no programa: PRS 26/2019 PL 1.012/2020 PL 2099/2019 PLS 446/2018 PLP 248/2020

Feb 18

10 min 2 sec

O Pautas Femininas desta semana destaca a renovação do Auxílio Emergencial, tema importante uma vez que dados mostram que as mulheres são as que mais sofrem o impacto da pandemia de covid-19.   Destaque também no programa a possibilidade de uma representante da bancada feminina no Colégio de Líderes do Senado.

Feb 11

10 min 3 sec

O primeiro Pautas Femininas de 2021 destaca o trabalho do Observatório da Mulher contra a Violência no recolhimento e na consolidação de informações sobre a violência contra a mulher no Brasil e na elaboração do relatório com os resultados do primeiro ciclo de avaliação da  Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM).  

Feb 4

10 min

O programa destaca o movimento das senadoras para garantir mais espaço das mulheres no processo decisório da direção do Senado Federal. Ainda nesta edição: a repercussão das eleições municipais de 2020; projetos de lei que dão mais visibilidade às causas femininas no país; e o lançamento de mais uma obra da coleção Escritoras do Brasil, "A Judia Raquel", escrita por um ícone da história do feminismo no Brasil, a mineira Francisca Senhorinha da Motta Diniz, de 1886. Confira!

Dec 2020

9 min 39 sec

Em plena campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, o Pautas Femininas fala de economia colaborativa com  a publicitária Manuela Schmidt  e  a importância de “educar os educadores” para abordar a violência contra a mulher, com a Professora Universitária Sandra Morais Ribeiro dos Santos.

Dec 2020

10 min 17 sec

O livro Histórias de Amor Tóxico é uma obra que reúne artigos de 32 pesquisadores com um tema em comum: a mulher e sua percepção das situações de violência. A organização ficou a cargo de Henrique Marques e Veronique Durand. O lançamento foi  no dia 2 de dezembro e a obra está disponível na biblioteca virtual do senado para download gratuito. 

Dec 2020

10 min

Dia 15 de novembro os municípios brasileiros escolheram novos representantes para as Câmaras Municipais e Prefeituras. Como nos anos anteriores, o retrato do legislativo local continua muito diferente da população brasileira. A maioria dos eleitos é de homens brancos, assim, a metade da população brasileira negra  e feminina é invisível nos espaços de poder. O Pautas femininas conversou com duas mulheres a respeito do tema: a socióloga Poema Portela, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a vereadora mais jovem eleita em Belém-PR, Bia Caminha.

Nov 2020

10 min 3 sec

O programa Pautas Femininas volta depois de um intervalo de 7 meses devido a pandemia de covid-19. Nesta primeira edição especial, produzida de casa, Ana Beatriz Santos entrevistou a educadora financeira Nathalia Sena. Engenheira, especialista de projetos pela FGV, Nathalia Sena é educadora financeira e falou sobre sua própria experiência empreendendo e deu dicas para as mulheres que querem conduzir o seu próprio negócio. Atualmente, a plataforma “Dinheiro sem neura” disponibiliza para o público  três cursos: como fazer reserva de emergência em 7 dias, um treinamento intensivo onde é ensinado o passo a passo para fazer um investimento que garanta o conforto financeiro da família; investimento em bolsa de valores para leigos, onde a pessoa aprende tudo que precisa saber para comprar ações de boas empresas e fundos imobiliários; e o organização financeira, que fala sobre investimento em bolsa de valores, além de ter um acompanhando personalizado diretamente com Nathália. Durante a conversa, Nathalia ressaltou que a segurança financeira permite que a mulher faça escolhas melhores e mais segura e se sinta forte para se livrar de situações abusivas.

Nov 2020

10 min 25 sec

Nesta edição, o programa Pautas Femininas destaca o Dia Internacional da Mulher e os projetos relacionados às mulheres aprovados nas comissões do Senado Federal. A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta de criação da Política Nacional de Informações e Estatísticas Relacionadas à Violência Contra a Mulher (SCD 03/2018). E as mulheres poderão se alistar para o serviço militar quando completarem 18 anos. Projeto de lei nesse sentido (PLS 213/2015) foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Mar 2020

9 min 54 sec

Nesta edição, o programa conversa com Luciana Oliveira, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, sobre a campanha de redução da gravidez na adolescência. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 930 adolescentes e jovens dão à luz todos os dias, totalizando mais de 434,5 mil mães adolescentes por ano. Segundo Luciana, com base em informações de saúde e comportamentais, a proposta da campanha é despertar a reflexão e promover o diálogo entre os jovens e as suas famílias em relação ao desenvolvimento afetivo, autonomia e responsabilidade.

Mar 2020

10 min 3 sec

Nesta edição, o programa lembra o Dia do Idoso, celebrado em 27 de fevereiro. Segundo o IBGE, em 2030 o número de idosos vai superar o número de crianças no Brasil. Atualmente, a maioria dessa população é formada por mulheres. São 17 milhões de brasileiras com mais de 60 anos que precisam de respeito, atenção e políticas públicas adequadas para viver com qualidade de vida. Entre os inúmeros desafios, estão o direito à aposentadoria, os cuidados com saúde e o combate à violência. Esta edição também aborda o Fundeb, a Geração Nem Nem e temas de interesse da mulher discutidos no Congresso.

Feb 2020

9 min 46 sec

Nesta edição o programa destaca a conquista do voto feminino no brasil, celebrada no dia 24 de fevereiro. Esse direito tem apenas 88 anos, e foi o tema da conversa do Pautas com a presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, senadora Zenaide Maia. O programa ainda traz a opinião das senadoras sobre os insultos proferidos pelo presidente Bolsonaro a uma jornalista, lembrando que a agressão verbal também é violência.

Feb 2020

10 min 8 sec