Senta Lá, CLAUDIA

CLAUDIA

Saúde, beleza, comportamento, família, filhos, carreira, finanças. Tudo que interessa às mulheres.

All Episodes

No episódio de Senta lá, CLAUDIA, em parceria com a Johnson & Johnson, Guta Nascimento conversa com a Dra. Helizabet Salomão A. Ayrosa Ribeiro, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, sobre a doença que impressiona pela quantidade de mulheres que afeta. Uma em cada dez mulheres no Brasil! Saiba quais são os principais sintomas da endometriose e o impacto que ela causa na qualidade de vida. 

Mar 11

19 min 48 sec

O mieloma múltiplo atualmente representa 10% dos cânceres hematológicos. Neste episódio do podcast Senta lá, CLAUDIA, apresentado em parceria com a Amgen, discutimos os principais sintomas, como essa doença incurável se desenvolve e, sobretudo, como conviver com ela. Também informamos o que pode evitar a doença. Participam Breno Gusmão, hematologista do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e assistente social Wanda Pinheiro, diagnosticada com mieloma múltiplo há 12 anos.

Nov 2020

43 min

Todos os anos, cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os movimentos de Outubro Rosa alertam para a urgência do combate à doença e para a necessidade do diagnóstico precoce. É preciso falar também sobre a vida das mulheres que convivem com o câncer de mama, desde o momento em que recebem a notícia até as transformações provocadas por ele nas trajetórias delas. Esse é o tema deste episódio do podcast Senta lá, CLAUDIA, em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center. Nessa conversa, as convidadas são a oncologista clínica e vice-líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo, Solange Sanches; a psico-oncologista e head do Departamento de Psicologia também do A.C.Camargo Cancer Center, Christina Tarabay; além de Esther Rosalen, gerente de projetos internacionais e paciente em tratamento para câncer de mama metastático, que relata sua experiência.

Oct 2020

40 min 10 sec

As mulheres já conquistaram avanços significativos em direitos políticos, mas ainda não contam com grande representatividade nos quadros políticos, tanto legislativos (representados por senadores, deputados e vereadores) quanto executivos (presidente, governadores e prefeitos, além de vices). Para virar esse jogo, há uma série de obstáculos que elas têm enfrentado para ocupar mais espaço político – que é fundamental ser ocupado com a diversidade encontrada em nossa sociedade, de modo a formular planos que funcionem para toda a população. Para compreender o que afasta as mulheres dos pleitos e a importância de começar a mudar essa história, o podcast Senta lá, CLAUDIA recebe Karin Vervuurt, cofundadora da organização #ElasNoPoder, e Gabi Juns, representante do Instituto Update. As duas entidades formularam o projeto Im.pulsa para fornecer ferramentas para candidaturas de mulheres e outras minorias.

Aug 2020

38 min 53 sec

Desde o final de junho, CLAUDIA tem ouvido mulheres que usaram suas vozes para relatar sobre as violências que sofreram em relacionamentos. Elas são atrizes como Julia Konrad, Juliana Lohmann e Karen Junqueira, em entrevistas à redatora-chefe Isabella D'Ercole. Em carta aberta, Julia contou sobre a série de estupros que sofria do namorado. Após o seu desabafo, muitas mulheres – famosas e anônimas – foram encorajadas a fazer o mesmo. Nesse episódio do podcast Senta lá, CLAUDIA, gravado semanas após o relato, Julia fala sobre as mensagens de apoio que recebeu de outras mulheres, que não sabiam de sua dor, e dá mais detalhes sobre a lógica do relacionamento abusivo que viveu. Ela convida todas nós a estarmos atentas e presentes para ouvir amigas, irmãs ou conhecidas que possam estar mergulhadas em relações violentas. No mesmo programa, ouvimos Gabriela Manssur, promotora do Ministério Público de São Paulo e colunista da revista, que explica o que diz a lei brasileira sobre violência sexual e indica como buscar ajuda.

Jul 2020

55 min 33 sec

Nessa nova fase de retomada gradual de atividades pós-quarentena, como fazer as crianças entenderem que ainda há riscos e os cuidados precisam continuar? Ao mesmo tempo, quais informações sobre a pandemia elas podem acessar? Quais notícias são importantes para que elas compreendam o entorno? E, em última instância, como dar notícias ruins a elas, seja um adoecimento seja que elas ainda vão demorar a rever os amigos? Nesse episódio do podcast Senta lá, CLAUDIA, conversamos sobre como a fase de flexibilização das medidas de distanciamento social afeta as crianças e como mantê-las informadas em uma medida saudável. As sugestões funcionam para tratar de temas delicados com crianças também depois da pandemia. A editora de comportamento Letícia Paiva conversa com a psicóloga Glauce Corrêa, coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro.

Jul 2020

32 min 21 sec

Nesse episódio do podcast Senta lá, Claudia, a conversa é com a endocrinologista, Marise Lazaretti Castro, professora da Universidade Federal Paulista (Unifesp), que falou sobre mudanças hormonais, por que é importante as grávidas se protegerem e como cuidar da saúde durante a pandemia; e com a obstetra Karina Tafner, médica da Santa Casa de São Paulo, que tranquiliza as futuras mamães sobre o momento do parto e os cuidados a se tomar com o recém-nascido.

Jun 2020

36 min 34 sec

Umas frases mais conhecidas e citadas da filósofa americana Angela Davis, ícone do combate ao racismo, alerta que não basta as pessoas brancas não serem racistas, elas precisam ser antirracistas. O que ela sugere é que o simples ato de não ter atitudes claramente discriminatórias contra pessoas negras não é suficiente para encerrar a desigualdade racial. Além disso, o posicionamento da intelectual funciona como um convite para que a luta contra o racismo não fique restrita a homens e mulheres negras – todos têm um papel a cumprir, a começar por se posicionar. Quando escutamos um comentário racista e nos calamos, por exemplo, estamos dando as mãos à opressão. Entender mais sobre o tema e como todas as mulheres podem contribuir é o primeiro passo para romper essa lógica. Nesse episódio do podcast Senta lá, CLAUDIA, a editora Letícia Paiva e a repórter Ana Carolina Pinheiro, da redação da revista, ouviram a escritora Cidinha da Silva e a jornalista Isabela Reis sobre atitudes antirracistas que podemos ter no dia a dia.

May 2020

43 min 10 sec

Neste episódio do podcast Senta lá, CLAUDIA, a editora Letícia Paiva conversa com a terapeuta Gabriela Sayago. Psicóloga e pedagoga, ela ensina como não cair nas armadilha de autocobranças e o que é essencial colocar em prática para preservar sua saúde mental durante o período de confinamento.

Apr 2020

31 min 6 sec

Nesse episódio, a editora de CLAUDIA Letícia Paiva recebe Gaía Passareli, autora do livro "Mas você vai sozinha?", e Carol Tilkian, cocriadora do canal Soltos. Elas bateram um papo sobre se aventurar mesmo sem companhia e não deixar de realizar desejos por não ter um par. As dicas encorajam tanto a empreitadas maiores (como uma viagem) quanto atividades cotidianas (como um jantar com mesa só para uma), que podem ser desafiadores para as mulheres, que temem julgamentos e até pela própria segurança. 

Feb 2020

28 min 14 sec

Para deixar você mais confiante, o Senta Lá, CLAUDIA, comandado neste episódio pela editora Letícia Paiva, recebe Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas (plataforma de educação financeira), da assessoria financeira Ella's e colunista de CLAUDIA. A especialista dá todas as dicas necessárias para colocar de vez sua vida financeira em ordem – e cumprir uma de suas metas de 2020.

Jan 2020

34 min 27 sec

Neste episódio, os editores de CLAUDIA Leticia Paiva e Lucas Castilho recebem a astróloga Titi Vidal para revelar o que os astros estão preparando para cada signo em 2020 no amor, no trabalho, e família. 

Dec 2019

44 min 11 sec

Neste episódio do podcast Senta lá, CLAUDIA, a editora de comportamento de CLAUDIA Bárbara dos Anjos Lima e a repórter de moda Barbara Cestaro receberam a consultora de moda Thais Farage. Ela contou segredos de styling e truques para conhecer melhor o seu próprio estilo.

Dec 2019

30 min 18 sec

Nesse episódio, a editora de CLAUDIA Letícia Paiva recebe Fernanda Resende, que recentemente lançou o livro "Substitua consumo por auto-estima: Um guia para compras conscientes" (Paralela), para conversar sobre como mudar hábitos mais conscientes e sustentáveis nas compras de moda. Ela dá dicas práticas sobre como implementar criatividade na hora de se vestir, como fazer escolhas mais certeiras e conservar as roupas para durarem mais. 

Nov 2019

35 min 28 sec

Neste episódio, a ginecologista Erica Mantelli explica os motivos que podem estar por trás de, em alguns momentos, não se ter vontade de fazer sexo. Falta de libido, relações insatisfatórias e dores são algumas das queixas. 

Oct 2019

34 min 19 sec

Neste episódio, as editoras Letícia Paiva e Isabella Marinelli recebem Mariana Stock, fundadora da Casa Prazerela, que promove encontros, terapias e cursos para mulheres em busca de autoconhecimento e mais prazer. Ela dá dicas certeiras para as mulheres refletirem sobre a própria sexualidade e encontrarem novas formas de satisfação sexual, com mais orgasmos e prazer.

Sep 2019

20 min 45 sec

Neste episódio, recebemos Lilian Macri, que é pós-graduada em sexualidade pela USP e atua no Projeto Afrodite, da Universidade Federal de São Paulo. Ela orienta famílias e educadores sobre educação em sexualidade. O assunto é como abordar o tema com crianças e adolescentes. 

Sep 2019

25 min

No quinto episódio do Senta Lá, CLAUDIA, conversamos sobre a hora certa para falar com a chefia, como deve ser a conversa e como agir com o "não"

Aug 2019

40 min 35 sec

 Como desenvolver a resiliência para superar situações difíceis, crescer e seguir em frente. 

Aug 2019

44 min 28 sec

Você fica o tempo todo pensando no que precisa fazer?  Na sua casa, é você quem faz a lista de supermercado, marca o médico para a sogra, lembra que é preciso pagar o IPVA, cuida de tudo? E, depois disso, se sente exausta, irritada, injustiçada, sobrecarregada? Você pode estar sofrendo com a carga mental, o trabalho invisível de gerenciar as tarefas domésticas e atinge, sobretudo, as mães. 

Aug 2019

45 min 4 sec

Relacionamento abusivo - saiba identificar se você está em um. A editora Alessandra Balles conversa com a promotora Valéria Scarance, que coordenou a cartilha Namoro Legal, com dicas sobre abusos, com Thatu Nunes, do canal Mãe de Adolescente, e Gigi Nunes, de 15 anos.

Jul 2019

44 min 26 sec

 Entenda a síndrome do esgotamento pelo trabalho. As editoras Alessandra Balles e Isabella Marinelli conversam com a jornalista Izabella Camargo, diagnosticada com o distúrbio, e a psiquiatra Lívia Beraldo, sobre como identificar e tratar a condição

Jul 2019

52 min 9 sec