Editora Olhares

Editora Olhares

Os segredos do processo criativo de profissionais de destaque no mercado de arquitetura, interiores e decoração são desvendados nesta temporada. Em uma conversa aberta com o editor Otavio Nazareth e a jornalista Julia Martinez, eles contam sobre suas histórias, metodologias e referências para criar.

All Episodes

No último episódio da série Olhares Criativos, a conversa foi sobre o livro Jean Gillon: artista-designer. Para falar sobre este artista múltiplo, convidamos os autores Graça Bueno, da Passado Composto Século XX, Enock Sacramento, grande crítico e curador, e Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira, onde está em cartaz uma incrível exposição de peças de Gillon.

Sep 13

1 hr 13 min

Lançado pela Olhares em agosto, o livro Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro conta a trajetória versátil e inovadora desse incrível personagem. Neste episódio do podcast, conversamos com Angela Figueiredo, filha de Bernardo e idealizadora do projeto, e com as autoras Amanda Carvalho e Karen Matsuda.

Aug 30

1 hr 2 min

Para falar sobre o tema, convidamos duas experts no assunto: Yan Schenkel, referência internacional na técnica e autora da série de livros A Banda do Pica Pau, publicada pela Olhares, e Cristiane Bertoluci, Mestre em Têxtil e Moda, crocheteira e tradutora do livro A Banda do Pica Pau 2, que está sendo lançado esse mês. No papo, elas falam sobre empreendedorismo, como se descobriram no crochê, e, claro, sobre processo criativo.

Aug 2

1 hr 10 min

O arquiteto Fernando Brandão é convidado deste episódio. Por aqui, assinou projetos renomados, como as lojas da Livraria Cultura e foi o autor do pavilhão brasileiro da Expo Shanghai, seu passaporte de entrada no mercado chinês, onde atua há mais de 10 anos. Na conversa, Fernando fala da sua formação como arquiteto, seus projetos nacionais, atuação na China e sua experiência recente como presidente do IAI Design Award, uma das mais importantes premiações de arquitetura.

Jul 5

55 min 20 sec

O convidado deste episódio é Eduardo Bajzek, arquiteto de formação, ilustrador, professor de desenho e uma das principais referências nacionais do urban sketching. Desenhista há mais de 20 anos, Eduardo conta sobre suas referências, sua carreira na Arquitetura e sobre seu livro Técnicas de ilustração a mão livre, recém publicado pela Olhares.

Jun 21

1 hr 14 min

Nosso convidado desta quinzena é Jaime Prades, artista plástico que nos anos 80 foi um dos precursores da arte urbana no Brasil e desde então não para de reinventar sua produção. Na conversa, falamos sobre sua atual exposição, Sopro, na Galeria Andrea Redher, suas diferentes técnicas artísticas e o papel da cultura na sociedade.

Jun 7

1 hr 1 min

O convidado deste episódio é Matheus Seco, sócio do Bloco Arquitetos, escritório de Brasília que tem se destacado nos últimos anos na cena contemporânea local e nacional. No papo, o arquiteto fala sobre sua formação na UnB, a relação do escritório com a arquitetura moderna da cidade e o papel que a sustentabilidade tem no seu trabalho.

May 24

1 hr 5 min

A designer paulistana Carol Gay é a convidada deste episódio. Formada em arquitetura, descobriu-se designer ainda na faculdade, quando participou de um workshop com os irmãos Campana. No papo, ela conta sobre o início de carreira, suas diferentes experimentações com materiais e fala sobre o processo de criação de algumas de suas peças, como o vaso Bola, seu primeiro em vidro, e a coleção Trama, desenvolvida para a Breton.

May 10

49 min 54 sec

A arquiteta com 30 anos de carreira e mais de 500 projetos no portfólio Consuelo Jorge é a convidada deste episódio. Nele, ela fala sobre sua busca por referências, relembra o início de carreira e comenta alguns de seus projetos icônicos, como a casa sustentável onde mora com a família.

Apr 26

51 min 19 sec

Neste episódio, conversamos Stephanie Ribeiro, uma das vozes mais interessantes da nova geração da arquitetura brasileira. Ativista das causas de gênero e raça, ganhou projeção nacional à frente do programa Decora-se, do GNT. No papo, falamos de representatividade na arquitetura, memória afetiva e, é claro, processo criativo.

Apr 12

1 hr 11 min

Conversamos com Greg Bousquet, sócio da Triptyque, escritório com atuação marcada por expressões conceituais e muito destaque na arquitetura brasileira contemporânea. No papo, o "tropicalismo" que ele e seus sócios buscaram assimilar, suas bandeiras de sustentabilidade e diferenças entre a atividade em diferentes regiões do Brasil e na França.

Mar 29

1 hr 2 min

A convidada deste episódio é Debora Aguiar, arquiteta com 25 anos de carreira, responsável por projetos no Brasil e no exterior em áreas variadas, que vão de residenciais a hotelaria. No papo, ela fala de seu processo criativo, nas diferenças de mercados e sobre como é importante trazer poesia para o cotidiano através da arquitetura.

Mar 15

43 min 3 sec

Neste episódio, desvendamos o processo criativo de Sig Bergamin, arquiteto de interiores reconhecido por seu incrível estilo pessoal e suas acertadas misturas. Com escritórios em São Paulo, Nova York e Paris, Sig fala sobre sua carreira, suas referências e como faz para idealizar criações tão diferentes entre si, mas com a identidade que só seus projetos têm.

Mar 1

1 hr 3 min

O que a pandemia mudou nas nossas casas? Que tendências devem continuar pelos próximos anos? Para fechar o ano já pensando no que vem pela frente, convidamos dois especialistas no tema: Pedro Ariel Santana, Diretor de Conteúdo e Relacionamento e curador da CasaCor, Barão di Sarno, designer fundador da consultoria de design e inovação Questonno, que recentemente divulgou um relatório muito interessante sobre as tendências de mudança nas formas de morar a partir da pandemia.

Dec 2020

1 hr 2 min

Com escritório fundado no início dos anos 1990, Betty Birger é um nome conhecido quando o assunto é arquitetura para a área da saúde. Entre sua vasta lista de clientes estão os Hospitais Israelita Albert Einstein e HCor, além de dezenas de clínicas de médicos estrelados. Com livro publicado pela Olhares há 10 anos – e um novo título à vista para 2021 –, Betty é a nossa convidada para falar sobre seus recentes projetos e as especificidades e tendências desse mercado.

Nov 2020

48 min 55 sec

Para falar sobre o tema, chamamos Marcos Holtz, sócio-diretor da Harmonia Global, consultoria de projetos de acústica e também vice-presidente para atividades técnicas da Pro-Acústica - associação brasileira para a qualidade acústica e Andrea Bellon, gerente técnica e de operações da Lady, que tem 80 anos no mercado de tecidos e revestimentos, com uma série de produtos especialmente voltados para acústica.

Nov 2020

57 min 33 sec

A poucos dias da DW!, convidamos Francesca Alzati, da By Kamy, Deny Barbosa, da Donatelli, e Eduardo Estelles, da Vermeil, para falarem sobre o que as marcas estão preparando para o festival e suas percepções e previsões sobre o mercado de design neste ano e no próximo.

Nov 2020

50 min 43 sec

Como pensar em uma casa com crianças, além do quarto e da brinquedoteca? Para falar sobre isso, convidamos Simone Raitzik, diretora da mostra Casa NaToca, que este ano acontece de maneira virtual, e as arquitetas Leila Bittencourt e Paula Neder, especialistas no assunto.

Oct 2020

51 min 51 sec

A pandemia nos levou a olhar para nossas casas com uma atenção especial. Estudos de mercado indicam um aumento nas compras de móveis e produtos relacionados ao morar. Será que isso está sendo sentido na prática pelo mercado? Como será o futuro do design de mobiliário? O designer Leo Lattavo, da Lattoog, e Marcelo Yamasita, diretor da DonaFlor Mobília, foram os nossos convidados para falar sobre o tema neste episódio.

Oct 2020

42 min 59 sec

Estreou no último sábado (19) o Cultura & Design, programa que traz para a TV aberta o universo do design. Conversamos neste episódio com Newton Lima (@newtonlimaoficial) e Cris Campos (@casadacris), apresentadores e idealizadores do projeto da TV Cultura.

Sep 2020

34 min 44 sec

As entrevistas realizadas com a dupla mais influente da decoração brasileira nortearam a conversa com o arquiteto, designer de interiores e pesquisador Rica Oliveira Lima. Objeto de investigação de seu mestrado, a trajetória de Attilio Baschera e Gregório Kramer se transformou em um livro, a ser lançado na segunda quinzena de outubro pela Olhares.

Sep 2020

38 min 19 sec

Para conversar sobre a volta presencial aos escritórios, convidamos dois especialistas em projetar espaços corporativos: os arquitetos Fernando Vidal, sócio-diretor da Perkins and Will no Brasil, escritório global presente em diversos países pelo mundo, e Nico Salto del Giorgio, da Pitá Arquitetura, que tem sedes em São Paulo e em Paris.

Aug 2020

50 min 18 sec

Maria Eduarda Carneiro da Cunha, Fernando Mendes, Ricardo Graham e Mila Rodrigues antecipam o que será debatido no Matéria-Prima, ciclo de conversas que tem a madeira como tema da primeira edição.Acesse: editoraolhares.com.br/janela

Jul 2020

35 min 40 sec

Manter ou não manter? Eis a questão. Livia Pedreira, Lauro Andrade, Waldick Jatobá e Beto Concenza respondem por CasaCor, DW, HighDesign, Made e BoomSPDesign.

Jun 2020

41 min 32 sec

Os eventos são um elo fundamental do mercado de design e interiores, onde os profissionais se atualizam, mostram sua produção e sabem o que há de novo. No podcast de hoje, você saberá como serão as edições 100% digitais de Conad, Modernos Eternos e Semana Criativa de Tiradentes por seus organizadores, Silvana Caminatti, Sérgio Zobaran e Simone Quintas.

Jun 2020

38 min 52 sec

O italiano Stefano Seletti detém uma das marcas mais descoladas do segmento de design, a Seletti. Vivendo na região de Milão, ele vivenciou com apreensão o período de pandemia em seu país e vê agora as empresas retomarem aos poucos suas atividades. No momento, idealiza uma ação para surpreender seus clientes espalhados pelo mundo. Morando em São Paulo, o designer de interiores José Roberto Moreira do Valle, dono do evento Brazil S/A, viu seus planos de divulgar mais uma vez o design brasileiro em Milão serem cancelados. Os dois empresários se reuniram, cada qual em seu país, com a jornalista Regina Galvão para debater sobre os rumos de seus negócios e suas percepções sobre o futuro desse mercado.

Jun 2020

1 hr 1 min

O designer Ronald Sasson vivencia a quarentena com a mulher e o filho em Gramado, onde vive há 13 anos. De lá, concedeu a entrevista a jornalista Regina Galvão, contando sobre sua formação artística e o início da carreira como designer. Ronald falou ainda sobre suas peças favoritas, o desejo de ter o showroom próprio com seu portfólio e das mostras que participaria na cidade milanesa durante o Salão do Móvel. “Criei objetos para expor com os designers Gustavo Martini e Giorgio Bonaguro na Very Simple Kitchen, móveis para a galeria Paola Colambari, como a poltrona FLW1 da coleção Fluid Wood, e teria uma exposição do meu trabalho na via Durini. Agora só em 2021”, disse ele. Neste ano, porém, o designer pretende lançar livro sobre sua obra. Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

May 2020

43 min 57 sec

Renato Imbroisi cresceu vendo a avó tecer, aprendeu a técnica com uma amiga e, aos 17 anos, comprou seu próprio tear. Aos 19 anos, já casado, começou a pesquisar a tecelagem mineira. Simpático e cativante, ele foi conquistando a confiança dos artesãos pelo país ao ser chamado por diversas instituições, como o Sebrae, o Senac, entre outros, a coordenar oficinas para desenvolver habilidades manuais ou revitalizar técnicas ancestrais em rincões pelo país. Trabalha múltiplos materiais: algodão, fibras vegetais, sementes, barro, prata, lã, criando produtos junto aos artesão que vão de cestas a colchas ricamente bordadas. Melhorar a qualidade do artesanato para inseri-lo no mercado nacional e gerar renda a essas comunidades são objetivos perseguidos com paixão pelo designer. Num longo bate-papo, Renato contou-me algumas dessas suas deliciosas histórias. Abaixo, fotos de trabalhos realizados por ele em diferentes estados brasileiros e na África.

May 2020

1 hr 39 min

Rosana Fridman, sócia na consultoria de marketing Marcas com Sal, em São Paulo, e Thais Fonseca, head de estratégia na mesma empresa, comentam e dão exemplos do que as marcas estão fazendo para se aproximar de seus clientes e continuar na memória deles.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Apr 2020

49 min 7 sec

Pelo menos enquanto durar as regras de isolamento social, a casa como dormitório deixará de existir. Seu papel agora é de refúgio, local de recolhimento e reflexão onde nos sentimos seguros e mais próximos de nós mesmos. Nem todo mundo, porém, está satisfeito com o lugar em que vive, o que pode provocar ansiedade e desconforto. Para mudar esse cenário, o Feng Shui surge como uma ferramenta importante na conquista de harmonia e bem-estar. Confira as dicas da arquiteta e professora da FAAP, Heloísa Dallari, para melhorar a relação entre os moradores e seus espaços. O momento em que estamos vivendo pede renovação!Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Apr 2020

1 hr

Tanto Maíra como Marco Aurélio são profissionais devotados a promover o trabalho dos artesãos no Brasil. Ela atua há anos no Sebrae e foi analista do artesanato na instituição e coordenadora do CRAB, museu dedicado ao setor no Rio de Janeiro. Já ele comanda a Marco500 desde 1994, empresa que comercializa produtos brasileiros autorais para o segmento da decoração. Ambos relatam as dificuldades que os profissionais estão enfrentando com o isolamento social e o que podemos fazer para ajudá-los a sobreviver de sua arte, patrimônio cultural dos mais ricos que temos no nosso país.Foto da capa: Artesão José Garcia de São Gabriel da Cachoeira etnia Kuripako, por Sérgio J. Matos. Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Apr 2020

48 min 37 sec

No último 21 de fevereiro, Pietro Maria Bardi completaria 120 anos. Casado com Lina Bo Bardi, ele compartilhava ideias e interesses com a arquiteta, tendo sido o grande incentivador da obra deixada por Lina, como o prédio do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, na av. Paulista, instituição que ele fundou, em 1947, com o paraibano Assis Chateaubriand. Historiador, jornalista e crítico, o italiano defendia que a arte devia ser acessível a todos e não restrita apenas às elites financeiras e intelectuais. Numa tarde de fim de fevereiro, na Casa de Vidro, onde Lina e Pietro viveram até o final de suas vidas, me reuni com Nelson Aguilar, professor de história da arte da Unicamp, e com Anna Maria Carbocini, assistente dele no museu, para ouvir as histórias dessa grande figura, responsável pela formação de uma das maiores coleções de arte ocidental do Hemisfério Sul.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Mar 2020

46 min 21 sec

Experts no assunto falam sobre os tabus e as vantagens de colorir os espaçosPara o arquiteto Chicô Gouvêa, cor é afetividade. Para João Mansur, também arquiteto, paletas bem compostas têm o poder de mudar a energia da casa. Ambos são reconhecidos por seus projetos multicoloridos e de muito bom gosto. “A nova geração de profissionais não sabe misturar cores nos ambientes”, sentenciam eles. Em entrevista exclusiva por telefone, Chicô expôs seus tons favoritos e como os utiliza na decoração. A convite da Olhares.News, João se reuniu com Elizabeth Wey, presidente do Comitê Brasileiro de Cores, para debater esse tema tão instigante.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Feb 2020

37 min 44 sec

Mayra Prieto, personal organizer, e Heloísa Dallari, consultora de Feng Shui, ensinam como conquistar espaços fluidos que favoreçam o bem-estarSe houvesse um mês para marcar a organização da casa, certamente seria janeiro. A chegada do novo ano desperta o desejo de tornar tudo mais limpo, fácil e organizado. Para debater esse assunto, reunimos, em um bate-papo, duas especialistas: a designer de interiores Mayra Prieto, personal organizer da empresa Organize-se Já, e a arquiteta Heloísa Dallari, professora da Fundação Armando Álvares Penteado e consultora dos princípios do Feng Shui, arte chinesa de harmonizar ambientes. As dicas delas são valiosas e imperdíveis para quem quer começar 2020 de maneira positiva.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Jan 2020

1 hr 3 min

Em entrevista à jornalista Regina Galvão, a arquiteta Shirlei Zonis conta experiências com clientes que a levaram a escrever o livro Arquitetura no Divã – a Quarta Dimensão do Espaço da Editora Olhares. Segundo a autora, o momento de decorar a casa pode ser revelador e se transformar em uma experiência de autoconhecimento.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Dec 2019

37 min 19 sec

Prosseguindo com a série de entrevistas sobre o arquiteto e designer, você ouve nesta edição a pesquisadora Amanda Beatriz Palma de Carvalho e o fotógrafo André NazarethNo ano de seu centenário, o arquiteto e designer baiano recebe muitas homenagens, como exposições e a publicação do livro José Zanine Caldas, editado pela Olhares em parceria com a R&Company, de Nova York, que em 300 páginas registram a trajetória profissional desse expoente brasileiro. Nesta edição de Olhares.News, prosseguimos com a série de entrevistas sobre a vida e obra de Zanine e divulgamos os relatos da pesquisadora Amanda Beatriz Palma de Carvalho (0:00’ a 16:15’), uma das autoras do livro, e do fotógrafo André Nazareth (16:16’ a 35:15’), que percorreu vários estados para documentar as construções de madeira planejadas por ele, de casas a hotel. Os depoimentos foram gravados, em outubro, durante o lançamento da publicação no showroom da Etel, em São Paulo. O designer Zanini de Zanine, o filho caçula, e Lauro Cavalcanti, arquiteto e escritor, também participam dessa série, contando as lembranças e as vivências com o mestre da madeira.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Nov 2019

35 min 16 sec

Na primeira edição de uma série de entrevistas sobre o expoente arquiteto, você ouvirá o designer Zanini de Zanine e o escritor Lauro Cavalcanti relatarem lembranças e vivências com o mestre da madeiraNo lançamento do livro José Zanine Caldas no showroom da Etel, em São Paulo, colhemos depoimentos sobre o arquiteto e designer, que completaria cem anos em 2019. “Este documento é a grande comemoração do centenário do meu pai”, afirmou o designer Zanini de Zanine. Além do filho caçula, autores da publicação, editada pela Olhares em parceria com a R&Company, também relataram suas pesquisas e lembranças. Neste primeiro episódio, falam Zanini e o arquiteto e curador Lauro Cavalcanti. Na próxima Olhares.News, divulgaremos as entrevistas com Amanda Carvalho, também autora, e André Nazareth, que fotografou as produções arquitetônicas de Zanine pelo país.E as comemorações continuam. Depois do lançamento na capital paulista, em Brasília, Rio de Janeiro, Lisboa, Porto e Tiradentes, o livro José Zanine Caldas chega a Belo Horizonte na próxima segunda (28/10), Porto Alegre (05/11), Vitória (13/11), São José dos Campos (27/11) e Salvador (12/12). Além disso, uma conversa sobre o mestre marcará a abertura de exposição no Museu da Casa Brasileira em 23 de novembro, em São Paulo. O livro também será apresentado em Nova York, em 6 de novembro, na R&Company, parceira da Olhares na publicação. A galeria novaiorquina inaugurará na mesma noite uma exposição com os móveis do mestre baiano, os da fábrica Móveis Z e os denúncia, feitos com restos de madeira descartados.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Oct 2019

51 min 11 sec

Dos mais premiados designers do país, o carioca idealizou plataforma virtual que propõe integrar a comunicação entre o espaço público e os cidadãos.O carioca Guto Indio da Costa está acostumado a idealizar projetos de alta complexidade. Autor de trem, lancha, geladeira, ele também tem larga experiência com cidades. No Rio de Janeiro, concebeu os quiosques da orla, o design do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e de suas estações, o mobiliário urbano do Porto Maravilha, os postes de iluminação do Parque Olímpico e recentemente as plataformas do corredor BHLS Transoceânica, em Niterói, que utiliza o conceito de “smartcity”, conectando os passageiros e os ônibus. Nesta entrevista exclusiva à Olhares.News, Guto fala sobre esses projetos e como os serviços inteligentes mudarão nossas vidas em casa e nas cidades.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Sep 2019

50 min 32 sec

Em seu segundo mandato à frente da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), Silvana Carminati comanda uma agenda intensa de eventos para o segundo semestre – a começar pelo Congresso Internacional de Designers de Interiores, o Conad, de 21 e 22 de agosto, das 10h30 às 17h, na São Paulo Expo. Com o tema Tecnologia da Emoção, o congresso, realizado dentro da feira de móveis High Design, reúne palestrantes nacionais e internacionais. Nesta entrevista, Silvana comenta os highlights dessa programação, fala dos desafios da profissão e conta de sua trajetória.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Aug 2019

30 min 9 sec

Idealizador e curador da feira de design colecionável, o baiano revela o tema e os homenageados da 7ª edição, de 22 a 25 de agosto, no Pavilhão da Bienal em São PauloDesde os 17 anos, Waldick Jatobá coleciona arte. Quando se mudou da Bahia para São Paulo, conheceu os irmãos Campana e passou a se interessar também por design. Em 2013, depois de se afastar do mercado financeiro onde atuava, fundou a Made, sigla para Mercado, Arte, Design. Em sua 7ª edição, o evento se firma como plataforma de revelação de novos talentos e traz expoentes da arquitetura e do design mundial para participarem de sua programação. Neste ano, os homenageados, o arquiteto chileno Smiljan Radic e os irmãos Campana, preparam instalações na feira. Conheça as principais atrações da Made 2019 nesta entrevista exclusiva.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Jul 2019

45 min 37 sec

Fernanda Figueiredo, expert no assunto quando se trata de cor nas paredes, comenta as escolhas feitas na Casa Cor São PauloNa hora de pintar as paredes da casa, surgem dezenas de dúvidas. Nada melhor, no entanto, do que contar com as sugestões de arquitetos e designers de interiores e a expertise de uma profissional da área para ajudar a definir essas escolhas. Nesta entrevista por Skype, a gerente de comunicação e design de cores da AzkoNobel para a América Latina, Fernanda Figueiredo, comenta sobre os tons dos espaços na Casa Cor São Paulo, fala sobre tendências, lançamentos de produtos, entre outros temas.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Jun 2019

38 min 51 sec

Obras de arte em espaços coloridos: essa combinação pode dar certo?Dois especialistas que participam da Casa Cor São Paulo respondem a polêmica questãoO arquiteto mineiro Pedro Lázaro e a designer de interiores paulista Naomi Abe respondem a essa polêmica questão. Os dois participam da Casa Cor São Paulo, assinando o Hotel Coral e o Living do Colecionador, respectivamente. Em comum, os espaços trazem diversidade de cores e obras de arte. Fomos até o Jockey Club, onde acontece a mostra de decoração até 4 de agosto, para entrevistá-los.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Jun 2019

42 min 38 sec

Os designers, parceiros de vida e trabalho há 50 anos, estiveram na Casa Cor São Paulo para um bate-papo sobre a carreira e passos futurosAttilio Baschera é formado em artes plásticas e durante vários anos foi diretor nas revistas da Editora Abril. Gregório Kramer, argentino, concluiu o curso de bioquímica. Convivendo há 50 anos, os dois foram pioneiros ao desenvolver tecidos para a casa no Brasil. Fundaram a Larmod, que atuou nessa área durante 25 anos, e depois a AGain, loja de decoração em Higienópolis que foi frequentada pela nata da decoração do país. Ativos até hoje, a dupla participou do Casa Cor SP Masters, contado divertidos episódios da vida em comum, das empresas que tiveram e da nova coleção desenvolvida para a Donatelli, ainda sem data de lançamento.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

May 2019

58 min 59 sec

Cearense participa de roda de conversa sobre a exposição que une design com arte popularA mostra “Ditos pelo Espedito”, inaugurada na semana passada na loja Terrasse, em Teresina, proporcionou o encontro do mestre cearense Espedito Seleiro, 79 anos, com o design moderno e contemporâneo. O artista criou revestimentos de couro para poltronas ícones e de estúdios de design atuais a convite do empresário Luiz Fernando Dantas. Chamados a participar do projeto, os designers Aristeu Pires e Ronald Sasson estiveram presentes na abertura da mostra e no bate-papo com Dantas e Seleiro, artesão cuja marca registrada é o coração. “Faço sempre o símbolo no couro, mesmo que seja um pequenininho”, afirmou.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

May 2019

52 min 53 sec

Entre muitos assuntos, como início de carreira, inspirações e o instituto cultural que leva seu nome, o arquiteto goiano comenta também sobre os ambientes projetados para a Casa Cor Goiás e São Paulo 201.Casa da Girafa é o espaço assinado pelo arquiteto Leo Romano na mostra Casa Cor Goiás, com inauguração marcada para 10 de maio. “Quero instigar as pessoas a olharem o contexto de maneiras diferentes, por isso decidi fazer essa brincadeira, remetendo ao mamífero mais alto do mundo”, afirma. Na Casa Cor São Paulo, a ser aberta ao público em 28 de maio, Leo trabalhará a fantasia, com imagens de circos antigos e sugestões de ambientes empilhados. “Pretendo levar ao público um pouco de reflexão e alegria num momento em que isso nos é tão necessário”, avalia. Com traço autoral e cheio de personalidade, o goiano se abastece de sua formação em artes plásticas para propor projetos que emocionam, valorizam as formas, os materiais e o bem-estar dos moradores. Nesta entrevista, ele fala sobre a profissão, projetos especiais e os móveis que pretende lançar durante a Design Week de São Paulo, em agosto.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

May 2019

1 hr 6 min

Como parte do programa Paulista Cultural, a jornalista, curadora e crítica de design, Adélia Borges sobe ao palco da Japan House São Paulo, em 28 de abril, às 10h, para falar como o design contemporâneo japonês bebe nas mais antigas tradições do país para extrair delas a inovação. Adélia ficou dois meses no Japão sob a orientação de um dos mais respeitados designers japoneses, Kenji Ekuan (1929-2015), o criador das garrafinhas de Shoyu, que teve fundamental participação no reerguimento da economia japonesa no pós-guerra. Adélia tem percorrido diversos países ao longo de sua trajetória, fazendo pesquisas, exposições, palestrando e participando de júris internacionais. Num deles, aliás, tornou-se amiga do italiano Achille Castiglioni, ícone do design mundial. Autora de diversas publicações, terá agora seu livro Design + Artesanato: o caminho brasileiro lançado em versão digital pela editora Terceiro Nome, assim como o documentário “Designers do Brasil” divulgado pela plataforma Tamanduá. Na entrevista à Olhares.News, ela fala sobre esses e outros assuntos. Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Apr 2019

53 min 28 sec

Apaixonado pela flora brasileira, o botânico e paisagista Ricardo Cardim é referência quando se fala em resgatar as florestas dentro da escala urbana. Criador da técnica Floresta de Bolso, aplicada em áreas públicas e privadas com a participação da comunidade em mutirão, ele comanda também o escritório Cardim Arquitetura Paisagística com projetos de grande escala. No final do ano passado, publicou o livro Remanescentes da Mata Atlântica pela Olhares, registrando a história de nossa mata em expedições pelo país. Esses temas e mais a transformação do Minhocão em parque, em São Paulo, e a falta de plantas nativas no paisagismo nacional estão na entrevista gravada neste podcast.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Mar 2019

50 min 3 sec

Dona da Tidelli celebra os 30 anos de sua empresa com prêmio que levará profissionais da arquitetura de interiores e paisagismo para festa na Bahia. Referência em mobiliário para área externa, a Tidelli pretende comemorar os 30 anos com uma festa de arromba no Tivoli Resort, na Praia do Forte, no litoral baiano. Para o evento, a empresa levará clientes e também os arquitetos, os designers de interiores e os paisagistas premiados no concurso organizado pela marca. Confira na entrevista com Tatiana Mandelli, a fundadora da marca, os detalhes dessa premiação e a história de evolução da empresa que começou no Rio Grande do Sul, construiu fábrica na Bahia e estendeu sua rede de lojas para além das fronteiras do Brasil.Siga e assine a newsletter da Olhares, acesse: www.olhares.news

Mar 2019

54 min 8 sec